Diagnostic adaptive behavior scale : métodos de aplicação, concordância entre juízes e validade convergente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252254 |
Resumo: | O comprometimento em comportamento adaptativo está presente em diversos transtornos do neurodesenvolvimento, como a Deficiência Intelectual, e é critério diagnóstico para muitos deles. Sua avaliação, portanto, é fundamental para o processo diagnóstico e, consequentemente, para o planejamento de intervenções, de forma que deve ser pautada em métodos válidos e fidedignos. No Brasil, existe uma carência de instrumentos desenvolvidos para a avaliação desse construto e, principalmente, normatizados para a população brasileira. A Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS) é um instrumento estadunidense de avaliação do comportamento adaptativo. A escala é pautada nos três domínios do comportamento adaptativo (conceitual, social e prático), podendo ser utilizada para avaliar crianças e adolescentes com idades entre 4 e 21 anos. O trabalho objetivou avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada da DABS para o Brasil por meio da investigação de Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF) entre as modalidades de entrevista online e presencial, estimativa de fidedignidade de concordância entre juízes e evidência de validade convergente a partir de outro instrumento que avalia o mesmo construto, a Escala de Funcionamento Adaptativo (EFA). Para isso, três diferentes estudos foram conduzidos, tendo como base a aplicação do instrumento em pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 4 e 21 anos. As análises de comparação entre as modalidades de entrevista indicaram um baixo índice de DIF entre os itens, que, por sua vez, não representa um obstáculo para o uso do instrumento por meio de aplicação online ou presencial. O estudo de concordância entre juízes apontou níveis de concordância entre diferentes avaliadores que variaram de bom a excelente, confirmando a fidedignidade dos escores na aplicação do instrumento. Por fim, a análise de correlação entre a DABS e a EFA apresentou coeficientes de correlações fortes, que evidenciam a validade de construto da DABS. Esses dados psicométricos demonstram que a versão brasileira da DABS é um instrumento válido e fidedigno de avaliação do comportamento adaptativo em crianças e adolescentes brasileiros. |
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Lopes, Adriana Martino SchützBandeira, Denise Ruschel2022-12-02T04:54:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/252254001152177O comprometimento em comportamento adaptativo está presente em diversos transtornos do neurodesenvolvimento, como a Deficiência Intelectual, e é critério diagnóstico para muitos deles. Sua avaliação, portanto, é fundamental para o processo diagnóstico e, consequentemente, para o planejamento de intervenções, de forma que deve ser pautada em métodos válidos e fidedignos. No Brasil, existe uma carência de instrumentos desenvolvidos para a avaliação desse construto e, principalmente, normatizados para a população brasileira. A Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS) é um instrumento estadunidense de avaliação do comportamento adaptativo. A escala é pautada nos três domínios do comportamento adaptativo (conceitual, social e prático), podendo ser utilizada para avaliar crianças e adolescentes com idades entre 4 e 21 anos. O trabalho objetivou avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada da DABS para o Brasil por meio da investigação de Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF) entre as modalidades de entrevista online e presencial, estimativa de fidedignidade de concordância entre juízes e evidência de validade convergente a partir de outro instrumento que avalia o mesmo construto, a Escala de Funcionamento Adaptativo (EFA). Para isso, três diferentes estudos foram conduzidos, tendo como base a aplicação do instrumento em pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 4 e 21 anos. As análises de comparação entre as modalidades de entrevista indicaram um baixo índice de DIF entre os itens, que, por sua vez, não representa um obstáculo para o uso do instrumento por meio de aplicação online ou presencial. O estudo de concordância entre juízes apontou níveis de concordância entre diferentes avaliadores que variaram de bom a excelente, confirmando a fidedignidade dos escores na aplicação do instrumento. Por fim, a análise de correlação entre a DABS e a EFA apresentou coeficientes de correlações fortes, que evidenciam a validade de construto da DABS. Esses dados psicométricos demonstram que a versão brasileira da DABS é um instrumento válido e fidedigno de avaliação do comportamento adaptativo em crianças e adolescentes brasileiros.Adaptive behavior impairment is present in several neurodevelopmental disorders, such as Intellectual Disability, and is a diagnostic criterion for many of them. Therefore, its assessment is fundamental for the diagnostic process and, consequently, for planning interventions, so it should be based on valid and reliable methods. In Brazil, there is a lack of instruments developed for the assessment of this construct and, mainly, standardized for the Brazilian population. The Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS) is a North American instrument to assess adaptive behavior. The scale is based on the three domains of adaptive behavior (conceptual, social and practical), and can be used to assess children and adolescents aged between 4 and 21 years. This study aimed to assess the psychometric properties of the adapted version of the DABS for Brazil through the investigation of Differential Item Functioning (DIF) between the online and face-to-face interview modalities, estimation of reliability of agreement between judges and evidence of convergent validity based on another instrument that assesses the same construct, the Adaptive Functioning Scale (EFA). For this, three different studies were conducted, based on the application of the instrument in parents and guardians of children and adolescents between 4 and 21 years old. The comparison analyzes between the two types of interview indicated a low index of DIF between the items, which, in turn, does not represent an obstacle to the use of the instrument through online or face-to-face application. The study of agreement between judges showed levels of agreement between different evaluators that ranged from good to excellent, confirming the reliability in the application of the instrument. Finally, the correlation analysis between DABS and EFA showed strong correlation coefficients, which evidence the construct validity of DABS. These psychometric data demonstrate that the Brazilian version of the DABS is a valid and reliable instrument for assessing adaptive behavior in Brazilian children and adolescents.application/pdfporAvaliação psicológicaValidade dos testesTeoria de resposta ao itemDeficiência intelectualCriançaAdolescenteAdaptação psicológicaAdaptive behaviorPsychological assessmentStandardizationItem response theoryDiagnostic adaptive behavior scale : métodos de aplicação, concordância entre juízes e validade convergenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152177.pdf.txt001152177.pdf.txtExtracted Texttext/plain66553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252254/2/001152177.pdf.txt9a4bd3c14b720c9b58c3988d05ca34ebMD52ORIGINAL001152177.pdfTexto parcialapplication/pdf4838030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252254/1/001152177.pdf42bd8d725f9e949351631ac2c9e21dc3MD5110183/2522542023-09-15 03:30:37.659145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-15T06:30:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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