O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12945
Resumo: Este estudo teve o propósito de analisar o quanto a graduação prepara os acadêmicos de Medicina para o enfrentamento com a morte, assim como buscou compreender o que significa para os alunos, sujeitos desta pesquisa, o enfrentamento com a morte em sua prática educativa no cotidiano hospitalar. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa. Primeiro foi aplicado um questionário semi-estruturado, com os alunos do oitavo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, foram ouvidos, através de entrevistas gravadas, cinco alunos entre o décimo primeiro e décimo segundo semestre do curso. Através da análise de conteúdos das respostas, foi possível conhecer suas expectativas e frustrações em relação às temáticas da morte e do morrer. Pela análise dos questionários e das entrevistas, pode-se perceber o medo, o sentimento de impotência e até mesmo a banalização da morte, o que implica a necessidade de um ensino mais apropriado sobre este tema, bem como espaços de discussão e de aproximação com a morte e o morrer dos pacientes dentro dos campos das práticas educativas. Os acadêmicos referem o desejo de uma formação capaz de re (pensar) a emoção e razão, médico e paciente, professor e aluno, a cura e o cuidado, a vida e a morte.
id URGS_defa28042467dd423a9580f99816dc01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12945
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Azeredo, Nára Selaimen Gaertner deCarvalho, Paulo Roberto AntonacciRocha, Cristianne Maria Famer2008-05-30T04:12:08Z2007http://hdl.handle.net/10183/12945000635601Este estudo teve o propósito de analisar o quanto a graduação prepara os acadêmicos de Medicina para o enfrentamento com a morte, assim como buscou compreender o que significa para os alunos, sujeitos desta pesquisa, o enfrentamento com a morte em sua prática educativa no cotidiano hospitalar. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa. Primeiro foi aplicado um questionário semi-estruturado, com os alunos do oitavo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, foram ouvidos, através de entrevistas gravadas, cinco alunos entre o décimo primeiro e décimo segundo semestre do curso. Através da análise de conteúdos das respostas, foi possível conhecer suas expectativas e frustrações em relação às temáticas da morte e do morrer. Pela análise dos questionários e das entrevistas, pode-se perceber o medo, o sentimento de impotência e até mesmo a banalização da morte, o que implica a necessidade de um ensino mais apropriado sobre este tema, bem como espaços de discussão e de aproximação com a morte e o morrer dos pacientes dentro dos campos das práticas educativas. Os acadêmicos referem o desejo de uma formação capaz de re (pensar) a emoção e razão, médico e paciente, professor e aluno, a cura e o cuidado, a vida e a morte.This study proposed to analyze how much the graduation prepares the Medicine academics to face the death as it wanted to understand what it means to the students, subjects of this research, the cope with death in their educational practice daily in the hospital. A research was made up with quantitative and qualitative approach. First, it was made a semi-structured survey with the students of the eighth semester of the Medicine School of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Later, were listened to, through recorded interviews, five students between the eleventh and the twelfth semester of the course. Through the analysis of the contents of the answers, it was possible to know their expectations and frustrations on issues of death and dying. From the analysis of the surveys and interviews, we could notice fear, the feeling of powerlessness and even the trivialization of death, which implies in the need for a more appropriate teaching on this topic, as well as more area for discussions and approach with death and dying of patients in the educational practices. The academics refer to a desire for training able to re (think) the emotion and reason, physician and patient, teacher and student, cure and care, life and death.application/pdfporAtitude frente a morteEstudantes de medicinaEducação de graduação em medicinaDeathMedical educationMedical studentsO acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formaçãoThe Medicine student before the death : questions to (re) think the graduationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas: PediatriaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000635601.pdf000635601.pdfTexto completoapplication/pdf1209607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12945/1/000635601.pdfa7ef74e9d566af372633144fbb1dc47dMD51TEXT000635601.pdf.txt000635601.pdf.txtExtracted Texttext/plain216068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12945/2/000635601.pdf.txtbc0aa656fd885b1a8f2a991f91b57534MD52THUMBNAIL000635601.pdf.jpg000635601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12945/3/000635601.pdf.jpg65a4d9917d0199da7bfcccacca80c54bMD5310183/129452018-10-18 07:23:49.255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:23:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Medicine student before the death : questions to (re) think the graduation
title O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
spellingShingle O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de
Atitude frente a morte
Estudantes de medicina
Educação de graduação em medicina
Death
Medical education
Medical students
title_short O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
title_full O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
title_fullStr O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
title_full_unstemmed O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
title_sort O acadêmico de medicina frenta á morte : questões para se (re)pensar a formação
author Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de
author_facet Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Paulo Roberto Antonacci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rocha, Cristianne Maria Famer
contributor_str_mv Carvalho, Paulo Roberto Antonacci
Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude frente a morte
Estudantes de medicina
Educação de graduação em medicina
topic Atitude frente a morte
Estudantes de medicina
Educação de graduação em medicina
Death
Medical education
Medical students
dc.subject.eng.fl_str_mv Death
Medical education
Medical students
description Este estudo teve o propósito de analisar o quanto a graduação prepara os acadêmicos de Medicina para o enfrentamento com a morte, assim como buscou compreender o que significa para os alunos, sujeitos desta pesquisa, o enfrentamento com a morte em sua prática educativa no cotidiano hospitalar. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa. Primeiro foi aplicado um questionário semi-estruturado, com os alunos do oitavo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, foram ouvidos, através de entrevistas gravadas, cinco alunos entre o décimo primeiro e décimo segundo semestre do curso. Através da análise de conteúdos das respostas, foi possível conhecer suas expectativas e frustrações em relação às temáticas da morte e do morrer. Pela análise dos questionários e das entrevistas, pode-se perceber o medo, o sentimento de impotência e até mesmo a banalização da morte, o que implica a necessidade de um ensino mais apropriado sobre este tema, bem como espaços de discussão e de aproximação com a morte e o morrer dos pacientes dentro dos campos das práticas educativas. Os acadêmicos referem o desejo de uma formação capaz de re (pensar) a emoção e razão, médico e paciente, professor e aluno, a cura e o cuidado, a vida e a morte.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-30T04:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12945
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000635601
url http://hdl.handle.net/10183/12945
identifier_str_mv 000635601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12945/1/000635601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12945/2/000635601.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12945/3/000635601.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7ef74e9d566af372633144fbb1dc47d
bc0aa656fd885b1a8f2a991f91b57534
65a4d9917d0199da7bfcccacca80c54b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085119950585856