O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha, Cristianne Maria Famer, Carvalho, Paulo Roberto Antonacci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/81182
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de Medicina percebem que a graduação os prepara para o enfrentamento da morte, bem como compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do morrer em sua prática formativa. Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de Medicina que já estão no internato, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados aqui apresentados se referem apenas a uma das categorias de análise criadas para o estudo — “sentir-se preparado frente à morte e ao morrer”. Como principal conclusão deste estudo, em relação a esta categoria, podemos citar o sentimento de não preparação assinalado pelos acadêmicos entrevistados, sobretudo em função da necessária objetividade e do distanciamento “profissional” do paciente que está morrendo.
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spelling Azeredo, Nára Selaimen Gaertner deRocha, Cristianne Maria FamerCarvalho, Paulo Roberto Antonacci2013-11-21T01:48:08Z20110100-5502http://hdl.handle.net/10183/81182000780681Este estudo teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de Medicina percebem que a graduação os prepara para o enfrentamento da morte, bem como compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do morrer em sua prática formativa. Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de Medicina que já estão no internato, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados aqui apresentados se referem apenas a uma das categorias de análise criadas para o estudo — “sentir-se preparado frente à morte e ao morrer”. Como principal conclusão deste estudo, em relação a esta categoria, podemos citar o sentimento de não preparação assinalado pelos acadêmicos entrevistados, sobretudo em função da necessária objetividade e do distanciamento “profissional” do paciente que está morrendo.This study focuses on how medical students perceive the way that undergraduate medical education prepares them to deal with death, and to understand what it means to these students to deal with death and dying in their training. This was a qualitative, exploratory, and descriptive study. The data collection used semi-structured interviews with five medical students that were already in their internship (the final stage of undergraduate training in Brazil), analyzed on the basis of Bardin’s content analysis technique. The findings presented here refer to only one of the analytical categories for the study — “feeling prepared in the face of death and dying”. The study’s principal finding in this category is a feeling of unpreparedness, highlighted by the interviewees, especially as a function of the necessary objectivity and “professional” distancing from the dying patient.application/pdfporRevista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Rio de Janeiro. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 37-43MorteAtitude frente a morteEducação médicaCurrículoDeathConfronting Death AttitudeTherapeutic limitMedical educationCurriculumO enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de medicinaDealing with death and dying in undergraduate medical training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000780681.pdf000780681.pdfTexto completoapplication/pdf143491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81182/1/000780681.pdfcc9544ef5034de38074ed687f9e155e9MD51TEXT000780681.pdf.txt000780681.pdf.txtExtracted Texttext/plain33649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81182/2/000780681.pdf.txta9e072e544558adb5fc3b58f151b7a38MD52THUMBNAIL000780681.pdf.jpg000780681.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81182/3/000780681.pdf.jpgcf055ba289f1f8ac3b912dd75bb926fbMD5310183/811822018-10-05 08:59:08.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81182Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:59:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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