Uma análise dos integrantes de uma carreira pública brasileira a partir das teorias contemporâneas de carreira : o caso dos técnico-administrativos em educação das Universidades e Institutos Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeremias Junior, Jair
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246253
Resumo: A teoria de carreira normalmente não toma como contexto de estudo o setor público, que ainda não possui uma definição própria de carreira para constituição de seu sistema de emprego, organizado em plano de cargos e salários, sem conexão entre si. Ainda, os trabalhadores do setor público são comumente tratados como parte de um grupo homogêneo. Deste modo, a presente tese entende que tratar o servidor público como uma categoria única compromete a discussão sobre carreira, visto que dentro de um mesmo grupo podem existir grandes diferenças. Olhar para grupos específicos a partir das teorias de carreira contemporâneas pode evidenciar a heterogeneidade na constituição dos quadros públicos dentro e entre carreiras, gerando diferentes entendimentos sobre carreira e, consequentemente, estratégias diversas para enfrentar a constituição de trajetórias de carreira. A tese é estruturada em cinco artigos que buscam explorar e defender o presente argumento com intuito de atingir o objetivo geral: compreender o modo como os modelos contemporâneos de carreira se refletem nos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades e Institutos Federais. Em especial, evidenciar se existem diferenças entre grupos e propor uma agenda de pesquisa para estudos futuros. O primeiro artigo, de cunho teórico, explorou intersecções entre os estudos de carreira e o contexto da administração pública, apresentando estudos pautados na teoria de carreira contemporânea no contexto público nacional e internacional. Esta reflexão inicial serviu de base para decidir não se utilizar somente uma ótica teórico-metodológica, possibilitando assim um olhar mais geral sobre as contribuições da teoria de carreira contemporânea. Estruturou-se um levantamento (survey), que obteve 746 respostas, 721 válidas, com representatividade de todos os estados do país e destaque para as regiões Sul e Sudeste. O segundo artigo, na linha de carreiras em contexto, foi desenvolvido à luz de Mayrhofer, Meyer & Steyrer (2007), com estatística descritiva e análise remuneratória, e evidenciou segmentação entre grupos que reproduzem diferenças nos marcadores individuais. O terceiro artigo fez uso da escala de Adaptabilidade de Carreira, derivada do estudo internacional de Savickas & Porfeli (2012), e obteve nos resultados, além de altas pontuações no construto adaptabilidade de carreira, diferenças estatisticamente significantes nas avaliações entre grupos, por ter trabalhado em outro órgão, possuir outro vínculo, satisfação e interesse de rotatividade, idade e escolaridade. O capítulo quatro é operacionalizado a partir dos construtos de carreira proteana e sem fronteiras. Além de altas pontuações nos construtos de carreira proteanas e sem fronteiras, observaram-se diferenças estatisticamente significantes em todos os itens investigados, com exceção de gênero. O quinto artigo explora a percepção dos TAEs sobre o conceito de carreira, que se revelou fortemente associado a vertentes tradicionais. Contudo, verificou-se também forte presença de sentidos associados à carreira contemporânea, demonstrando hibridismo no entendimento de carreira para os TAEs. A partir da análise das respostas, foi construído o conceito de carreira para os TAEs como uma trajetória construída ao longo do tempo, em uma ou mais organizações, com estímulo e perspectiva de desenvolvimento dentro de uma área/cargo/profissão, que visa proporcionar ao indivíduo realização profissional e pessoal. As contribuições do conjunto de estudos atendem aos objetivos gerais e específicos, sustentando o argumento estabelecido para tese e abrindo novos caminhos e possibilidades para avanço em estudos futuros.
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A tese é estruturada em cinco artigos que buscam explorar e defender o presente argumento com intuito de atingir o objetivo geral: compreender o modo como os modelos contemporâneos de carreira se refletem nos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades e Institutos Federais. Em especial, evidenciar se existem diferenças entre grupos e propor uma agenda de pesquisa para estudos futuros. O primeiro artigo, de cunho teórico, explorou intersecções entre os estudos de carreira e o contexto da administração pública, apresentando estudos pautados na teoria de carreira contemporânea no contexto público nacional e internacional. Esta reflexão inicial serviu de base para decidir não se utilizar somente uma ótica teórico-metodológica, possibilitando assim um olhar mais geral sobre as contribuições da teoria de carreira contemporânea. Estruturou-se um levantamento (survey), que obteve 746 respostas, 721 válidas, com representatividade de todos os estados do país e destaque para as regiões Sul e Sudeste. O segundo artigo, na linha de carreiras em contexto, foi desenvolvido à luz de Mayrhofer, Meyer & Steyrer (2007), com estatística descritiva e análise remuneratória, e evidenciou segmentação entre grupos que reproduzem diferenças nos marcadores individuais. O terceiro artigo fez uso da escala de Adaptabilidade de Carreira, derivada do estudo internacional de Savickas & Porfeli (2012), e obteve nos resultados, além de altas pontuações no construto adaptabilidade de carreira, diferenças estatisticamente significantes nas avaliações entre grupos, por ter trabalhado em outro órgão, possuir outro vínculo, satisfação e interesse de rotatividade, idade e escolaridade. O capítulo quatro é operacionalizado a partir dos construtos de carreira proteana e sem fronteiras. Além de altas pontuações nos construtos de carreira proteanas e sem fronteiras, observaram-se diferenças estatisticamente significantes em todos os itens investigados, com exceção de gênero. O quinto artigo explora a percepção dos TAEs sobre o conceito de carreira, que se revelou fortemente associado a vertentes tradicionais. Contudo, verificou-se também forte presença de sentidos associados à carreira contemporânea, demonstrando hibridismo no entendimento de carreira para os TAEs. A partir da análise das respostas, foi construído o conceito de carreira para os TAEs como uma trajetória construída ao longo do tempo, em uma ou mais organizações, com estímulo e perspectiva de desenvolvimento dentro de uma área/cargo/profissão, que visa proporcionar ao indivíduo realização profissional e pessoal. As contribuições do conjunto de estudos atendem aos objetivos gerais e específicos, sustentando o argumento estabelecido para tese e abrindo novos caminhos e possibilidades para avanço em estudos futuros.Career theory usually does not take the public sector as a context of study, which still does not have its own definition of career for the constitution of its employment system, organized in a plan of positions and salaries, with no connection between them. Yet, public sector workers are commonly treated as part of a homogeneous group. In this way, the present thesis understands that treating the public servant as a single category compromises the discussion about career, since within the same group there can be great differences. Looking at specific groups from contemporary career theories can highlight the heterogeneity in the constitution of public cadres within and between careers, generating different understandings about careers and, consequently, different strategies to face the constitution of career paths. The thesis is structured in five articles that seek to explore and defend the present argument in order to achieve the general objective: to understand how contemporary career models are reflected in the TechnicalAdministrative in Education of Universities and Federal Institutes. In particular, to highlight whether there are differences between groups and propose a research agenda for future studies. The first article, of a theoretical nature, explored intersections between career studies and the context of public administration, presenting studies based on contemporary career theory in the national and international public context. This initial reflection served as a basis for deciding not to use only a theoreticalmethodological perspective, thus enabling a more general look at the contributions of contemporary career theory. A survey was structured, which obtained 746 responses, 721 of which were valid, with representation from all states in the country, with emphasis on the South and Southeast regions. The second article, in the line of careers in context, was developed in the light of Mayrhofer, Meyer & Steyrer (2007), with descriptive statistics and remuneration analysis, and showed segmentation between groups that reproduce differences in individual markers. The third article made use of the Career Adaptability scale, derived from the international study by Savickas & Porfeli (2012), and obtained in the results, in addition to high scores in the career adaptability construct, statistically significant differences in the evaluations between groups, for having worked in another organ, having another bond, satisfaction and interest in turnover, age and education. Chapter four is operationalized from the protean and boundaryless career constructs. In addition to high scores on the protean and borderless career constructs, statistically significant differences were observed in all investigated items, with the exception of gender. The fifth article explores the perception of TAEs on the concept of career, which has proved to be strongly associated with traditional aspects. However, there was also a strong presence of meanings associated with the contemporary career, demonstrating hybridity in the understanding of career for TAEs. From the analysis of the answers, the concept of career was built for TAEs as a trajectory built over time, in one or more organizations, with stimulus and perspective of development within an area/position/profession, which aims to provide the individual professional and personal fulfillment. The contributions of the set of studies meet the general and specific objectives, supporting the argument established for the thesis and opening new paths and possibilities for advancement in future studies.application/pdfporCarreira profissionalServidores publicosGestão de pessoasAdministração públicaServiço públicoCareerTechnical-administrative in educationCareers in contextProtean careerBoundaryless careerCareer adaptabilityUma análise dos integrantes de uma carreira pública brasileira a partir das teorias contemporâneas de carreira : o caso dos técnico-administrativos em educação das Universidades e Institutos Federaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146846.pdf.txt001146846.pdf.txtExtracted Texttext/plain372609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246253/2/001146846.pdf.txt30240d1924082d53ed9aee01794e39ccMD52ORIGINAL001146846.pdfTexto completoapplication/pdf2139454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246253/1/001146846.pdf17b18120032de48417205345e874eb4eMD5110183/2462532022-08-06 04:54:39.836043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-06T07:54:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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