Variáveis que influenciam as crenças epistemológicas e abordagens à aprendizagem de alunos em cursos de Administração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214175 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar variáveis que influenciam nas crenças epistemológicas e nas abordagens à aprendizagem dos estudantes, bem como suas inter-relações, no contexto universitário de escolas de Administração do Estado do Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou-se: (a) identificar e analisar as relações entre abordagem de aprendizagem com variáveis sociodemográficas e etapas de conclusão dos cursos dos estudantes; (b) identificar e analisar as relações entre crenças epistemológicas com variáveis sociodemográficas e etapas de conclusão dos cursos dos estudantes e (c) identificar e analisar possíveis inter-relações entre as crenças epistemológicas e as abordagens de aprendizagem de estudantes inseridos no contexto universitário da Educação em Administração do Estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, caracterizada como um estudo descritivo, de recorte transversal, com estudantes de cursos superiores ligados à área de Administração no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados deste estudo baseiam-se em um questionário aplicado a 330 estudantes de cursos relacionados à área de Administração, no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que, tanto as crenças epistemológicas quanto as abordagens de aprendizagens alteram-se no decorrer das diferentes etapas da vida acadêmica, apontando que os estudantes, em etapa final de seus cursos, apresentam maior sofisticação epistemológica, maior presença de abordagens profundas de aprendizagens, bem como menores presenças de abordagens superficiais de aprendizagens, quando comparados com os estudantes em etapa inicial. Ainda, verificou-se que tanto as crenças epistemológicas quanto as abordagens de aprendizagens são influenciadas, de alguma forma, pelas variáveis de gênero, faixa etária, tipo de instituição de ensino e nível de escolaridade dos pais dos estudantes. Por fim, os dados indicaram haver uma relação entre as crenças epistemológicas e as abordagens de aprendizagens dos estudantes, na qual estudantes com crenças epistemológicas mais simplistas e ingênuas apresentaram níveis significativamente maiores de abordagens superficiais, enquanto estudantes com crenças epistemológicas mais maduras e sofisticadas apresentaram níveis significativamente maiores de abordagens profundas. |
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Santos, Rafael Lucena dosCloss, Lisiane Quadrado2020-10-15T04:05:15Z2020http://hdl.handle.net/10183/214175001118681Este estudo teve como objetivo analisar variáveis que influenciam nas crenças epistemológicas e nas abordagens à aprendizagem dos estudantes, bem como suas inter-relações, no contexto universitário de escolas de Administração do Estado do Rio Grande do Sul. Especificamente, buscou-se: (a) identificar e analisar as relações entre abordagem de aprendizagem com variáveis sociodemográficas e etapas de conclusão dos cursos dos estudantes; (b) identificar e analisar as relações entre crenças epistemológicas com variáveis sociodemográficas e etapas de conclusão dos cursos dos estudantes e (c) identificar e analisar possíveis inter-relações entre as crenças epistemológicas e as abordagens de aprendizagem de estudantes inseridos no contexto universitário da Educação em Administração do Estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, caracterizada como um estudo descritivo, de recorte transversal, com estudantes de cursos superiores ligados à área de Administração no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados deste estudo baseiam-se em um questionário aplicado a 330 estudantes de cursos relacionados à área de Administração, no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que, tanto as crenças epistemológicas quanto as abordagens de aprendizagens alteram-se no decorrer das diferentes etapas da vida acadêmica, apontando que os estudantes, em etapa final de seus cursos, apresentam maior sofisticação epistemológica, maior presença de abordagens profundas de aprendizagens, bem como menores presenças de abordagens superficiais de aprendizagens, quando comparados com os estudantes em etapa inicial. Ainda, verificou-se que tanto as crenças epistemológicas quanto as abordagens de aprendizagens são influenciadas, de alguma forma, pelas variáveis de gênero, faixa etária, tipo de instituição de ensino e nível de escolaridade dos pais dos estudantes. Por fim, os dados indicaram haver uma relação entre as crenças epistemológicas e as abordagens de aprendizagens dos estudantes, na qual estudantes com crenças epistemológicas mais simplistas e ingênuas apresentaram níveis significativamente maiores de abordagens superficiais, enquanto estudantes com crenças epistemológicas mais maduras e sofisticadas apresentaram níveis significativamente maiores de abordagens profundas.This study aimed to analyze variables that influence students' epistemological beliefs and approaches to learning, as well as their interrelationships, in the university context of business schools in the State of Rio Grande do Sul. Specifically, we sought: (a ) to identify and analyze the relationships between the learning approach with sociodemographic variables and the completion stages of the students' courses; (b) identify and analyze the relationships between epistemological beliefs with sociodemographic variables and stages of completion of the students' courses and (c) identify and analyze possible interrelationships between epistemological beliefs and the learning approaches of students inserted in the university context of Education in Administration of the State of Rio Grande do Sul. A quantitative research was carried out, characterized as a descriptive, cross-sectional study, with students of higher education courses linked to the Administration area in the State of Rio Grande do Sul. The results of this study are based on a questionnaire applied to 330 students of courses related to the Administration area, in the State of Rio Grande do Sul. The results indicate that both the epistemological beliefs and the learning approaches change during the different stages of the academic life, pointing out that students, in the final stage of their courses, present greater epistemological fistication, greater presence of deep learning approaches, as well as lesser presence of superficial learning approaches, when compared to students in the initial stage. Still, it was found that both the epistemological beliefs and the approaches to learning are influenced, in some way, by the variables of gender, age group, type of educational institution and educational level of the students' parents. Finally, the data indicated that there is a relationship between epistemological beliefs and student learning approaches, in which students with more simplistic and naive epistemological beliefs showed significantly higher levels of superficial approaches, while students with more mature and sophisticated epistemological beliefs showed levels significantly larger than in-depth approaches.application/pdfporAprendizagemEnsino superiorCurso de administraçãoEpistemologiaEpistemological beliefsDeep learning approachSuperficial learning approachUniversity educationAdministrationVariáveis que influenciam as crenças epistemológicas e abordagens à aprendizagem de alunos em cursos de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118681.pdf.txt001118681.pdf.txtExtracted Texttext/plain355502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214175/2/001118681.pdf.txt27cd296a5ad3334a5718269c45382553MD52ORIGINAL001118681.pdfTexto completoapplication/pdf2621353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214175/1/001118681.pdfb2f49ee4b218a4dd3dff2d47855f3bb2MD5110183/2141752020-10-16 04:10:42.766714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-16T07:10:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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