Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ocampos, Dandara Vázquez
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276883
Resumo: A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização Científica (AC) se apresenta como um processo que permite aos estudantes desenvolverem habilidades do saber científico, e se desenvolverem como cidadãos e cidadãs capazes de tomar decisões baseadas em fatos. O objetivo da pesquisa foi compreender como um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental articulam os conhecimentos e desenvolvem a Alfabetização Científica, a partir da vivência de uma sequência de ensino investigativo integrada a respeito dos impactos humanos em diferentes ecossistemas. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que dividiu-se em 4 etapas: aplicação de instrumento de sondagem, planejamento e desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), análise das produções dos estudantes para avaliação da presença dos indicadores de AC e aplicação do questionário final após a SEI. Participaram da pesquisa 14 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada na cidade de Porto Alegre, RS. A SEI foi realizada de forma integrada com as disciplinas de Ciências e Estudos Sociais e teve como base do seu planejamento os três eixos estruturantes da AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). As produções realizadas pelos estudantes foram tanto escritas como desenhos, o que possibilitou uma observação da construção do argumento ao longo da SEI. Os resultados demonstraram que a aplicação da SEI promoveu o desenvolvimento da AC ao propiciar aos estudantes um ambiente em que eles tiveram que se posicionar, discutir suas concepções prévias sobre impactos humanos na biodiversidade e demonstraram apropriação de diversos conceitos científicos, evidenciando a construção da argumentação e do conhecimento de maneira coletiva.
id URGS_e0c73b0e5bfb9b5bdc71dab7a110a557
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276883
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ocampos, Dandara VázquezGarcia, Rosane Nunes2024-08-03T06:31:27Z2024http://hdl.handle.net/10183/276883001207825A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização Científica (AC) se apresenta como um processo que permite aos estudantes desenvolverem habilidades do saber científico, e se desenvolverem como cidadãos e cidadãs capazes de tomar decisões baseadas em fatos. O objetivo da pesquisa foi compreender como um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental articulam os conhecimentos e desenvolvem a Alfabetização Científica, a partir da vivência de uma sequência de ensino investigativo integrada a respeito dos impactos humanos em diferentes ecossistemas. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que dividiu-se em 4 etapas: aplicação de instrumento de sondagem, planejamento e desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), análise das produções dos estudantes para avaliação da presença dos indicadores de AC e aplicação do questionário final após a SEI. Participaram da pesquisa 14 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada na cidade de Porto Alegre, RS. A SEI foi realizada de forma integrada com as disciplinas de Ciências e Estudos Sociais e teve como base do seu planejamento os três eixos estruturantes da AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). As produções realizadas pelos estudantes foram tanto escritas como desenhos, o que possibilitou uma observação da construção do argumento ao longo da SEI. Os resultados demonstraram que a aplicação da SEI promoveu o desenvolvimento da AC ao propiciar aos estudantes um ambiente em que eles tiveram que se posicionar, discutir suas concepções prévias sobre impactos humanos na biodiversidade e demonstraram apropriação de diversos conceitos científicos, evidenciando a construção da argumentação e do conhecimento de maneira coletiva.The ability to analyze scientific information, as well as understanding how that information was obtained, is crucial for citizens to actively and responsibly engage in society. Scientific Literacy (SL) emerges as a process that allows students to develop scientific knowledge and grow as citizens capable of making fact-based decisions. The research aimed to understand how a group of students in middle school articulate knowledge and develop Scientific Literacy through the experience of an integrated investigative teaching sequence on the human impacts on different ecosystems. The research was qualitative, employing action research methodology divided into four stages: the application of a diagnostic instrument, planning and implementation of an Investigative Teaching Sequence (ITS), analysis of student productions to assess the presence of SL indicators, and a final questionnaire after the ITS. Fourteen 7th-grade students from a private school in Porto Alegre, RS, participated in the study. The ITS was conducted in an integrated manner, involving the subjects of Science and Social Studies, based on the three structural axes of AC proposed by Sasseron and Carvalho (2011). Student productions included both written work and drawings, allowing observation of argument construction throughout the ITS. The results showed that the implementation of the ITS promoted the development of SL by providing students with an environment where they had to take a stance, discuss their pre-existing conceptions of human impacts on biodiversity, and demonstrated appropriation of various scientific concepts, highlighting the construction of argumentation and knowledge collectively.application/pdfporEcossistemaBiodiversidadeMeio ambienteAprendizagemScience EducationScientific LiteracyHuman impactsArgumentationConstrução da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207825.pdf.txt001207825.pdf.txtExtracted Texttext/plain138781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276883/2/001207825.pdf.txte9716d58afbf388aa36f891a944f6316MD52ORIGINAL001207825.pdfTexto parcialapplication/pdf3675148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276883/1/001207825.pdfacbb04d1981a38f034ccc3be85e9eb27MD5110183/2768832024-08-30 06:20:30.071723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-30T09:20:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
title Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
spellingShingle Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
Ocampos, Dandara Vázquez
Ecossistema
Biodiversidade
Meio ambiente
Aprendizagem
Science Education
Scientific Literacy
Human impacts
Argumentation
title_short Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
title_full Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
title_fullStr Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
title_full_unstemmed Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
title_sort Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
author Ocampos, Dandara Vázquez
author_facet Ocampos, Dandara Vázquez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ocampos, Dandara Vázquez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Rosane Nunes
contributor_str_mv Garcia, Rosane Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ecossistema
Biodiversidade
Meio ambiente
Aprendizagem
topic Ecossistema
Biodiversidade
Meio ambiente
Aprendizagem
Science Education
Scientific Literacy
Human impacts
Argumentation
dc.subject.eng.fl_str_mv Science Education
Scientific Literacy
Human impacts
Argumentation
description A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização Científica (AC) se apresenta como um processo que permite aos estudantes desenvolverem habilidades do saber científico, e se desenvolverem como cidadãos e cidadãs capazes de tomar decisões baseadas em fatos. O objetivo da pesquisa foi compreender como um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental articulam os conhecimentos e desenvolvem a Alfabetização Científica, a partir da vivência de uma sequência de ensino investigativo integrada a respeito dos impactos humanos em diferentes ecossistemas. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que dividiu-se em 4 etapas: aplicação de instrumento de sondagem, planejamento e desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), análise das produções dos estudantes para avaliação da presença dos indicadores de AC e aplicação do questionário final após a SEI. Participaram da pesquisa 14 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada na cidade de Porto Alegre, RS. A SEI foi realizada de forma integrada com as disciplinas de Ciências e Estudos Sociais e teve como base do seu planejamento os três eixos estruturantes da AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). As produções realizadas pelos estudantes foram tanto escritas como desenhos, o que possibilitou uma observação da construção do argumento ao longo da SEI. Os resultados demonstraram que a aplicação da SEI promoveu o desenvolvimento da AC ao propiciar aos estudantes um ambiente em que eles tiveram que se posicionar, discutir suas concepções prévias sobre impactos humanos na biodiversidade e demonstraram apropriação de diversos conceitos científicos, evidenciando a construção da argumentação e do conhecimento de maneira coletiva.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-03T06:31:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276883
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001207825
url http://hdl.handle.net/10183/276883
identifier_str_mv 001207825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276883/2/001207825.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276883/1/001207825.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9716d58afbf388aa36f891a944f6316
acbb04d1981a38f034ccc3be85e9eb27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085647626534912