A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Silvia Porto Meirelles
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16174
Resumo: A presente tese investiga o fenômeno 'projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's)', destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre o engendramento da interdisciplinaridade na ação de projetar AVA's no Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual são desenvolvidos os projetos ROODA, PLANETA ROODA e ETC. Entende-se que o debate a cerca desse tema contribui para uma reflexão sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em informática na educação, bem como sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teórico-metodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual e a coleta e as análises dos dados. Com isso, enfoca-se a construção de conhecimento a partir da interação entre sujeito (projetista) e objeto de estudo (AVA), entre sujeitos (projetistas) e entre os conhecimentos disciplinares, elucidando a interdependência entre as relações individuais, interindividuais e interdisciplinares. Também é abordado o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar e a interdisciplinaridade, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis dessa tese. As três unidades de análise observadas nas fontes de evidência desse caso são: sistema de significações, valores coletivos e regras formais. A partir das relações entre as evidências coletadas e os pressupostos teórico- metodológicos, realizam-se coordenações que convergem para as categorias de análise, que são: relações interdisciplinares, criação de novidades e cooperação entre os projetistas.
id URGS_e101562aaae4986feee72db31aae0a8c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16174
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leite, Silvia Porto MeirellesBehar, Patrícia AlejandraBecker, Maria Luiza Rheingantz2009-06-23T04:12:42Z2008http://hdl.handle.net/10183/16174000697338A presente tese investiga o fenômeno 'projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's)', destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre o engendramento da interdisciplinaridade na ação de projetar AVA's no Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual são desenvolvidos os projetos ROODA, PLANETA ROODA e ETC. Entende-se que o debate a cerca desse tema contribui para uma reflexão sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em informática na educação, bem como sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teórico-metodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual e a coleta e as análises dos dados. Com isso, enfoca-se a construção de conhecimento a partir da interação entre sujeito (projetista) e objeto de estudo (AVA), entre sujeitos (projetistas) e entre os conhecimentos disciplinares, elucidando a interdependência entre as relações individuais, interindividuais e interdisciplinares. Também é abordado o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar e a interdisciplinaridade, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis dessa tese. As três unidades de análise observadas nas fontes de evidência desse caso são: sistema de significações, valores coletivos e regras formais. A partir das relações entre as evidências coletadas e os pressupostos teórico- metodológicos, realizam-se coordenações que convergem para as categorias de análise, que são: relações interdisciplinares, criação de novidades e cooperação entre os projetistas.The present dissertation investigates the phenomenon of interdisciplinary projects of virtual learning environments, highlighting its reoccurrence in different contexts. A case study was built to analyze the engendering of interdisciplinarity in the act of designing virtual learning environments at NUTED (Nucleus of Digital Technology Applied to Education) at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), where the projects ROODA, PLANETA ROODA and ETC are developed. The debate around this theme may contribute to a reflection on scientific and technological development of computers in education, as well as its interdisciplinary nature. Such approach comes with a Piagetian theoretical and methodological perspective, which guided the questions, the conceptual elocution and the collecting and analyses of data. With that, there is a focus on the construction of knowledge from the interaction between subject (designer) and the object of study (virtual learning environments), between subjects (designers), and between disciplinary knowledges, elucidating the interdependence among individuals, inter-individuals and interdisciplinars. This study also approaches the game between form and content that characterizes the act of design and interdisciplinarity, so that the observables pointed and the coordinations constructed by the designers are configured as the observables in this dissertation. The three units of analysis observed in the sources of evidence of this case study are: system of significations, collective values and formal rules. From the relationships between the collected evidence and the theoretical and methodological conjectures, comes the construction of coordinations that converge to the categories of analysis, which are: interdisciplinary relationships, novelty creation and cooperation among designers.application/pdfporInterdisciplinaridadeAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemEpistemologia genéticaAbstraçãoInformática na educaçãoInterdisciplinarityProjectVirtual learning environmentGenetic epistemologyCooperationReflective abstractionA interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000697338.pdf000697338.pdfTexto completoapplication/pdf6562876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16174/1/000697338.pdfa6f940a6b906e83864e2de15cb88629cMD51TEXT000697338.pdf.txt000697338.pdf.txtExtracted Texttext/plain529083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16174/2/000697338.pdf.txt65fdd337917393b06946fe663ebdc66bMD52THUMBNAIL000697338.pdf.jpg000697338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16174/3/000697338.pdf.jpg02426507309e39bf914a7ddcc93c0a43MD5310183/161742018-10-18 07:16:58.803oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:16:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
title A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
spellingShingle A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
Leite, Silvia Porto Meirelles
Interdisciplinaridade
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Epistemologia genética
Abstração
Informática na educação
Interdisciplinarity
Project
Virtual learning environment
Genetic epistemology
Cooperation
Reflective abstraction
title_short A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
title_full A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
title_fullStr A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
title_sort A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
author Leite, Silvia Porto Meirelles
author_facet Leite, Silvia Porto Meirelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Silvia Porto Meirelles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Epistemologia genética
Abstração
Informática na educação
topic Interdisciplinaridade
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Epistemologia genética
Abstração
Informática na educação
Interdisciplinarity
Project
Virtual learning environment
Genetic epistemology
Cooperation
Reflective abstraction
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinarity
Project
Virtual learning environment
Genetic epistemology
Cooperation
Reflective abstraction
description A presente tese investiga o fenômeno 'projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's)', destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre o engendramento da interdisciplinaridade na ação de projetar AVA's no Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual são desenvolvidos os projetos ROODA, PLANETA ROODA e ETC. Entende-se que o debate a cerca desse tema contribui para uma reflexão sobre o desenvolvimento científico e tecnológico em informática na educação, bem como sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teórico-metodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual e a coleta e as análises dos dados. Com isso, enfoca-se a construção de conhecimento a partir da interação entre sujeito (projetista) e objeto de estudo (AVA), entre sujeitos (projetistas) e entre os conhecimentos disciplinares, elucidando a interdependência entre as relações individuais, interindividuais e interdisciplinares. Também é abordado o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar e a interdisciplinaridade, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis dessa tese. As três unidades de análise observadas nas fontes de evidência desse caso são: sistema de significações, valores coletivos e regras formais. A partir das relações entre as evidências coletadas e os pressupostos teórico- metodológicos, realizam-se coordenações que convergem para as categorias de análise, que são: relações interdisciplinares, criação de novidades e cooperação entre os projetistas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-23T04:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16174
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000697338
url http://hdl.handle.net/10183/16174
identifier_str_mv 000697338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16174/1/000697338.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16174/2/000697338.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16174/3/000697338.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6f940a6b906e83864e2de15cb88629c
65fdd337917393b06946fe663ebdc66b
02426507309e39bf914a7ddcc93c0a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736728663195648