Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Fernando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152653
Resumo: Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.
id UFRGS-2_cd2c47f542b9fccab40d14bec0e8b114
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152653
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Fernando2017-02-15T02:27:25Z20170100-3143http://hdl.handle.net/10183/152653001012017Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.By means of the reflecting abstraction, unlike the empirical abstraction, the subject builds cognitive abilities removing features of his coordination of actions. Piaget creates the pseudo-empirical abstraction as a form of the reflecting, not the empirical abstraction; by it, the subject withdraws from the objects the features of his coordination of actions, which he had previously placed on them. When removing the eight of the eighth part of an abacus row, the subject actually withdraws what he had put in that piece. If he takes the eight from different abacus parts, depending on where he began to count, it means that the eight is not in them; it is in the mind of the subject. In addition to characterizing it, it is shown in the text the epistemological, methodological and educational value of the pseudo-empirical abstraction.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 371-393AbstraçãoEpistemologiaMetodologia da pesquisaReflecting abstractionPseudo-empirical abstractionEpistemologyMethodologyEducationAbstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológicoPseudo-empirical abstraction : epistemological meaning and methodological impactinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012017.pdf001012017.pdfTexto completoapplication/pdf260976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/1/001012017.pdfd87345f105e0018c15cf504d95438ca9MD51TEXT001012017.pdf.txt001012017.pdf.txtExtracted Texttext/plain68177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/2/001012017.pdf.txtd9b5819fdb9d99337fd178e86372bf6cMD5210183/1526532021-11-20 05:42:04.569293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pseudo-empirical abstraction : epistemological meaning and methodological impact
title Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
spellingShingle Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
Becker, Fernando
Abstração
Epistemologia
Metodologia da pesquisa
Reflecting abstraction
Pseudo-empirical abstraction
Epistemology
Methodology
Education
title_short Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
title_full Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
title_fullStr Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
title_full_unstemmed Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
title_sort Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
author Becker, Fernando
author_facet Becker, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração
Epistemologia
Metodologia da pesquisa
topic Abstração
Epistemologia
Metodologia da pesquisa
Reflecting abstraction
Pseudo-empirical abstraction
Epistemology
Methodology
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflecting abstraction
Pseudo-empirical abstraction
Epistemology
Methodology
Education
description Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-15T02:27:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152653
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001012017
identifier_str_mv 0100-3143
001012017
url http://hdl.handle.net/10183/152653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 371-393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/1/001012017.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152653/2/001012017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d87345f105e0018c15cf504d95438ca9
d9b5819fdb9d99337fd178e86372bf6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224913773658112