Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Priscila
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127429
Resumo: Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para crianças e adolescentes de escolas públicas, no entanto, essa oferta sempre é analisada e as opções advindas diretamente da gestão escolar. Não se pensou ainda, em ouvir o aluno, o foco e desse Programa e principal envolvido. É na voz ativa do educando que ele poderá mostrar suas preferências e envolver-se de fato com a proposta, já que, é muito mais fácil participar de algo que gostamos. Este trabalho apresenta a relação entre idade, gênero e turno escolar de estudantes e suas preferências de atividade no contraturno. A amostra foi composta de 885 estudantes, de 11 à 16 anos, matriculados regularmente em oito escolas públicas do Município de Farroupilha, RS, Brasil. Esta análise foi realizada através de questionário, com questões voltadas à preferência de atividades no contraturno, o qual os alunos responderam em sala de aula. Os resultados mostram que a maior preferência dos educandos, considerando a amostra geral, é futebol, informática, desenho/pintura ou grafite, dança, lutas e sessões de cinema. Pode-se considerar que é de extrema importância analisar as atividades que os estudantes demonstram mais interesse, para que exista um método mais eficaz de organizar essas atividades a fim de conseguir que esses estudantes de fato participem e aprendam de forma agradável, para que o Programa Mais Educação possa ser implantado com eficácia.
id URGS_e128656074a1179752ceaf9454c2172f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127429
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Portela, PriscilaNobile, Marcia Finimundi2015-10-03T02:37:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/127429000973876Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para crianças e adolescentes de escolas públicas, no entanto, essa oferta sempre é analisada e as opções advindas diretamente da gestão escolar. Não se pensou ainda, em ouvir o aluno, o foco e desse Programa e principal envolvido. É na voz ativa do educando que ele poderá mostrar suas preferências e envolver-se de fato com a proposta, já que, é muito mais fácil participar de algo que gostamos. Este trabalho apresenta a relação entre idade, gênero e turno escolar de estudantes e suas preferências de atividade no contraturno. A amostra foi composta de 885 estudantes, de 11 à 16 anos, matriculados regularmente em oito escolas públicas do Município de Farroupilha, RS, Brasil. Esta análise foi realizada através de questionário, com questões voltadas à preferência de atividades no contraturno, o qual os alunos responderam em sala de aula. Os resultados mostram que a maior preferência dos educandos, considerando a amostra geral, é futebol, informática, desenho/pintura ou grafite, dança, lutas e sessões de cinema. Pode-se considerar que é de extrema importância analisar as atividades que os estudantes demonstram mais interesse, para que exista um método mais eficaz de organizar essas atividades a fim de conseguir que esses estudantes de fato participem e aprendam de forma agradável, para que o Programa Mais Educação possa ser implantado com eficácia.By offering different activities to students, it is also necessary that they have a voice and explicit preferences. The More Education Program search offer afterschool activities for children and adolescents from public schools, however, this offer is always analyzed and the resulting options directly from the school management. Not thought up yet, to hear the student, and the focus of this program and principal involved. It is in the active voice of the student that he can show his preferences and engage in fact with the proposal, since it is easier to participate in something like that. This work presents the relationship between age, gender and school shift students and their activity preferences in school complementary activities. The sample consisted of 885 students of 11 to 16 years, regularly enrolled in eight public schools in the city of Farroupilha, RS, Brazil. This analysis was conducted through a questionnaire with questions related to the preference of activities in school complementary activities, which the students answered in the classroom. The overall result shows that most of the students prefer, considering the overall sample, it is football, computer, drawing / painting or graffiti, dance, fights and movies. One can consider that it is of utmost importance to analyze the activities that students show more interest, so that there is a more effective method of organizing these activities in order to achieve these fact students to participate and learn in a pleasant way, so that the More Education Program can be deployed more effectively.application/pdfporEnsino fundamentalEducação integralEscola públicaMore education programSchool complementary activitiesElementary schoolInvestigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000973876.pdf.txt000973876.pdf.txtExtracted Texttext/plain52651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127429/2/000973876.pdf.txteceb8e5d28e9dfa0be3170c045056611MD52ORIGINAL000973876.pdf000973876.pdfTexto completoapplication/pdf451015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127429/1/000973876.pdfb4120d351a02a0f47129aa7dbe55210cMD51THUMBNAIL000973876.pdf.jpg000973876.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127429/3/000973876.pdf.jpgc285a8cf2e1b99319151f1b89e7c5f26MD5310183/1274292018-10-18 09:07:19.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T12:07:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
title Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
spellingShingle Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
Portela, Priscila
Ensino fundamental
Educação integral
Escola pública
More education program
School complementary activities
Elementary school
title_short Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
title_full Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
title_fullStr Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
title_full_unstemmed Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
title_sort Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
author Portela, Priscila
author_facet Portela, Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobile, Marcia Finimundi
contributor_str_mv Nobile, Marcia Finimundi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Educação integral
Escola pública
topic Ensino fundamental
Educação integral
Escola pública
More education program
School complementary activities
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv More education program
School complementary activities
Elementary school
description Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para crianças e adolescentes de escolas públicas, no entanto, essa oferta sempre é analisada e as opções advindas diretamente da gestão escolar. Não se pensou ainda, em ouvir o aluno, o foco e desse Programa e principal envolvido. É na voz ativa do educando que ele poderá mostrar suas preferências e envolver-se de fato com a proposta, já que, é muito mais fácil participar de algo que gostamos. Este trabalho apresenta a relação entre idade, gênero e turno escolar de estudantes e suas preferências de atividade no contraturno. A amostra foi composta de 885 estudantes, de 11 à 16 anos, matriculados regularmente em oito escolas públicas do Município de Farroupilha, RS, Brasil. Esta análise foi realizada através de questionário, com questões voltadas à preferência de atividades no contraturno, o qual os alunos responderam em sala de aula. Os resultados mostram que a maior preferência dos educandos, considerando a amostra geral, é futebol, informática, desenho/pintura ou grafite, dança, lutas e sessões de cinema. Pode-se considerar que é de extrema importância analisar as atividades que os estudantes demonstram mais interesse, para que exista um método mais eficaz de organizar essas atividades a fim de conseguir que esses estudantes de fato participem e aprendam de forma agradável, para que o Programa Mais Educação possa ser implantado com eficácia.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-03T02:37:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127429
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973876
url http://hdl.handle.net/10183/127429
identifier_str_mv 000973876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127429/2/000973876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127429/1/000973876.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127429/3/000973876.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eceb8e5d28e9dfa0be3170c045056611
b4120d351a02a0f47129aa7dbe55210c
c285a8cf2e1b99319151f1b89e7c5f26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085333010743296