A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nilo Barcelos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205394
Resumo: Esta tese analisa a Formação Humana Integral (FHI) nos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais (CSTPG) em quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FIRS), a partir de uma análise crítica das diretrizes e documentos oficiais sobre a criação e modificação de cursos da instituição, em contraste com a interpretação e execução dessas diretrizes, analisadas a partir de entrevistas com atores envolvidos no processo. Com base na Teoria Crítica, e na Dialética Negativa como inspiração metodológica, esta pesquisa oferece como contribuição para o campo uma proposta de metodologia para criação e modificação de cursos no âmbito da instituição, na forma de uma instrução normativa (IN). A IN proposta buscar valorizar as diretrizes institucionais e amplia o escopo das ações inerentes a criação e modificação de cursos, trazendo para a construção dos Projeto de Curso e seus Currículos a participação de atores que, frequentemente, não participam desse processo. Esta proposta é o desdobramento imanente da contradição entre a primazia da ideia e a primazia do real, uma proposta burocrática que vislumbra o alcance de um aspecto crucial da missão do IFRS, tão intangível quanto relevante, que é a Formação Humana Integral.
id URGS_e158f2b8b20e8a2876321c610e9023fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205394
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alves, Nilo BarcelosNascimento, Luis Felipe Machado do2020-02-04T04:14:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/205394001110710Esta tese analisa a Formação Humana Integral (FHI) nos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais (CSTPG) em quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FIRS), a partir de uma análise crítica das diretrizes e documentos oficiais sobre a criação e modificação de cursos da instituição, em contraste com a interpretação e execução dessas diretrizes, analisadas a partir de entrevistas com atores envolvidos no processo. Com base na Teoria Crítica, e na Dialética Negativa como inspiração metodológica, esta pesquisa oferece como contribuição para o campo uma proposta de metodologia para criação e modificação de cursos no âmbito da instituição, na forma de uma instrução normativa (IN). A IN proposta buscar valorizar as diretrizes institucionais e amplia o escopo das ações inerentes a criação e modificação de cursos, trazendo para a construção dos Projeto de Curso e seus Currículos a participação de atores que, frequentemente, não participam desse processo. Esta proposta é o desdobramento imanente da contradição entre a primazia da ideia e a primazia do real, uma proposta burocrática que vislumbra o alcance de um aspecto crucial da missão do IFRS, tão intangível quanto relevante, que é a Formação Humana Integral.This thesis analyzes the Integral Human Formation (IHF) in the Technological Superior Courses in Managerial Processes (TSCGMP) in four campi at Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS). It starts with a critical analysis of guidelines and official documents regarding the creation and modification of these institutions’ courses, which were confronted with the interpretation and execution of these guidelines. This latter movement was based on the analysis of interviews with the actors involved in the process. Drawing on Critical Theory and Negative Dialectics as a methodological inspiration, this research contributes to the field by offering a methodological proposal for the creation and modification of courses within the institution, in the form of a normative instruction (NI). The proposed NI aims to enhance the institutional guidelines and broadens the scope of actions inherent to the creation and modification of courses, bringing to the construction of the Course Project and its Curricula the participation of actors who often do not participate in these processes. This proposal is the immanent unfolding of the contradiction between the primacy of the idea and the primacy of the real, a bureaucratic proposal that envisions to reach a crucial aspect of the IFRS's mission, as intangible as it is relevant, which is the Integral Human Formation.application/pdfporEnsino superiorTeoria críticaDialéticaFormação humanaGestão por processosIntegral human formationTechnological Superior Courses in Managerial ProcessesCritical theoryNegative dialecticsFederal Institute of EducationScience and Technology of Rio Grande do SulA formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110710.pdf.txt001110710.pdf.txtExtracted Texttext/plain741727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205394/2/001110710.pdf.txt41d5c08b21fab6c45657cb9418b7e69cMD52ORIGINAL001110710.pdfTexto completoapplication/pdf5519552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205394/1/001110710.pdfa5a4a1012b0b3002abff90170eb49bf1MD5110183/2053942020-02-05 05:10:01.200993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-05T07:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
title A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
spellingShingle A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
Alves, Nilo Barcelos
Ensino superior
Teoria crítica
Dialética
Formação humana
Gestão por processos
Integral human formation
Technological Superior Courses in Managerial Processes
Critical theory
Negative dialectics
Federal Institute of Education
Science and Technology of Rio Grande do Sul
title_short A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
title_full A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
title_fullStr A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
title_full_unstemmed A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
title_sort A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos
author Alves, Nilo Barcelos
author_facet Alves, Nilo Barcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nilo Barcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Teoria crítica
Dialética
Formação humana
Gestão por processos
topic Ensino superior
Teoria crítica
Dialética
Formação humana
Gestão por processos
Integral human formation
Technological Superior Courses in Managerial Processes
Critical theory
Negative dialectics
Federal Institute of Education
Science and Technology of Rio Grande do Sul
dc.subject.eng.fl_str_mv Integral human formation
Technological Superior Courses in Managerial Processes
Critical theory
Negative dialectics
Federal Institute of Education
Science and Technology of Rio Grande do Sul
description Esta tese analisa a Formação Humana Integral (FHI) nos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais (CSTPG) em quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FIRS), a partir de uma análise crítica das diretrizes e documentos oficiais sobre a criação e modificação de cursos da instituição, em contraste com a interpretação e execução dessas diretrizes, analisadas a partir de entrevistas com atores envolvidos no processo. Com base na Teoria Crítica, e na Dialética Negativa como inspiração metodológica, esta pesquisa oferece como contribuição para o campo uma proposta de metodologia para criação e modificação de cursos no âmbito da instituição, na forma de uma instrução normativa (IN). A IN proposta buscar valorizar as diretrizes institucionais e amplia o escopo das ações inerentes a criação e modificação de cursos, trazendo para a construção dos Projeto de Curso e seus Currículos a participação de atores que, frequentemente, não participam desse processo. Esta proposta é o desdobramento imanente da contradição entre a primazia da ideia e a primazia do real, uma proposta burocrática que vislumbra o alcance de um aspecto crucial da missão do IFRS, tão intangível quanto relevante, que é a Formação Humana Integral.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T04:14:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205394
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110710
url http://hdl.handle.net/10183/205394
identifier_str_mv 001110710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205394/2/001110710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205394/1/001110710.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41d5c08b21fab6c45657cb9418b7e69c
a5a4a1012b0b3002abff90170eb49bf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085516042829824