A baixa fidelidade como opacidade no som de cinema : o exemplo do novo ciclo de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189154 |
Resumo: | Partindo de dois conceitos de R. Murray Schafer (2001), de paisagem sonora e baixa fidelidade, o trabalho propõe uma aproximação das ideias do autor com os campos dos estudos de som e da teoria do cinema. Para tal, traçamos a definição de paisagem sonora em Schafer, ressaltando o aspecto interdisciplinar do conceito. Depois pensamos como a noção de baixa fidelidade, afastada de seu uso no senso comum e qualificada pela discussão do termo em Sterne (2003) e Lastra (2000), pode ser aplicada no campo da comunicação e, mais especificamente, do cinema. A partir da revisão bibliográfica sugerimos efeitos de baixa fidelidade que podem ser encontrados no cinema contemporâneo, tais quais: o uso maior do fora de campo e dos ruídos, a ausência de perspectiva através do som e a subversão da hieraquia de pistas. E, por fim, tentamos entender como estes efeitos podem contribuir para uma opacidade do dispositivo, assim como pensada por Xavier (2012). No trabalho, esta revisão teórica é pontuada pelos exemplos estéticos observáveis em quatro filmes do chamado Novo Ciclo de Cinema Pernambucano que se utilizem das possibilidades conferidas por novas tecnologias de captação, edição e exibição de som para o cinema Será feita, então, uma análise em algumas cenas destes filmes cujo trabalho sonoro ajuda a exemplificar a aproximação que se quer fazer entre os conceitos de Schafer, os estudos de som e o campo do cinema. Os filmes analisados são: Avenida Brasília Formosa (2010, Gabriel Mascaro), O som ao redor (2013, Kleber Mendonça Filho), Ventos de Agosto (2014, Gabriel Mascaro) e Eles voltam (2014, Marcelo Lordello). Buscamos entender o lo-fi como esse estilo que desvia dos códigos de “som bom” no cinema e ressaltar a importância de olhar para estes filmes, no que eles possuem de particular em termos de trilha sonora e para as relações que estes estabelecem com a tradição estética local de Pernambuco. |
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Porto, Igor AraújoRossini, Miriam de Souza2019-03-02T02:30:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/189154001088217Partindo de dois conceitos de R. Murray Schafer (2001), de paisagem sonora e baixa fidelidade, o trabalho propõe uma aproximação das ideias do autor com os campos dos estudos de som e da teoria do cinema. Para tal, traçamos a definição de paisagem sonora em Schafer, ressaltando o aspecto interdisciplinar do conceito. Depois pensamos como a noção de baixa fidelidade, afastada de seu uso no senso comum e qualificada pela discussão do termo em Sterne (2003) e Lastra (2000), pode ser aplicada no campo da comunicação e, mais especificamente, do cinema. A partir da revisão bibliográfica sugerimos efeitos de baixa fidelidade que podem ser encontrados no cinema contemporâneo, tais quais: o uso maior do fora de campo e dos ruídos, a ausência de perspectiva através do som e a subversão da hieraquia de pistas. E, por fim, tentamos entender como estes efeitos podem contribuir para uma opacidade do dispositivo, assim como pensada por Xavier (2012). No trabalho, esta revisão teórica é pontuada pelos exemplos estéticos observáveis em quatro filmes do chamado Novo Ciclo de Cinema Pernambucano que se utilizem das possibilidades conferidas por novas tecnologias de captação, edição e exibição de som para o cinema Será feita, então, uma análise em algumas cenas destes filmes cujo trabalho sonoro ajuda a exemplificar a aproximação que se quer fazer entre os conceitos de Schafer, os estudos de som e o campo do cinema. Os filmes analisados são: Avenida Brasília Formosa (2010, Gabriel Mascaro), O som ao redor (2013, Kleber Mendonça Filho), Ventos de Agosto (2014, Gabriel Mascaro) e Eles voltam (2014, Marcelo Lordello). Buscamos entender o lo-fi como esse estilo que desvia dos códigos de “som bom” no cinema e ressaltar a importância de olhar para estes filmes, no que eles possuem de particular em termos de trilha sonora e para as relações que estes estabelecem com a tradição estética local de Pernambuco.Considering two concepts of R. Murray Schafer (2001) of soundscape and low fidelity (lo-fi), the present work aim to approach the author's ideias to the area of sounds studies and film theory. With this purpose, we traced the definition of soundscape in Schafer, emphasizing the interdisciplinary aspect of the concept. After that, we pondered how this notion of lo-fi, detached from its common sense e qualified by the disscussion of the term in Sterne (2003) and Lastra (2000) can be applied in the area of communication, and especially, of cinema. Through literature review we suggested lo-fi effects to be observed in contemporary cinema, such as: a greater use of the off screen sounds and noise, a lack of perspective through the sound and the subversion of track hierachy. Finally, we tried to understand how these effects can contribute to an opacity of device, as proposed by Xavier (2012). In the text, this theoretical approach will be guided by aesthetical examples observable in four films of the so called Novo Ciclo de Cinema Pernambucano, which utilizes the possibilities opened by new tecnologies of sound recording, edition and display for film. Thus an analysis of selected scenes from these movies all of which have a soundtrack capable of justifying the approach between Schafer, sound studies and film theory. The films analyzed are: Avenida Brasília Formosa (2010, Gabriel Mascaro), O som ao redor (2013, Kleber Mendonça Filho), Ventos de Agosto (2014, Gabriel Mascaro) e Eles voltam (2014, Marcelo Lordello). We attempted to understand lo-fi as this style that deviates from the idea “good sound” in motion pictures and to emphasize the importance of looking to this movies in their soundtrack peculiarities and to the relations they establish with Pernambuco’s local aesthetic traditions.application/pdfporCinema brasileiroPaisagem sonoraSoundscapeOpacityLow fidelityFilm soundCinema pernambucanoA baixa fidelidade como opacidade no som de cinema : o exemplo do novo ciclo de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088217.pdf.txt001088217.pdf.txtExtracted Texttext/plain314381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189154/2/001088217.pdf.txt8e91dc28a15a31abd596d96c52411763MD52ORIGINAL001088217.pdfTexto completoapplication/pdf1755229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189154/1/001088217.pdf08d082de516c0e6ff34f59242e343119MD5110183/1891542022-02-22 04:46:00.085932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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