A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Denise Grosso da
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257736
Resumo: Este trabalho tem como propósito compreender e aprofundar melhor as relações entre o plano das ações motoras e o plano das representações mentais tendo em vista a busca da superação da concepção dualista em Educação Física. Procura expressar inicialmente a trajetória pessoal e profissional que motivou as discussões aqui evidenciadas. A seguir, no MOVIMENTO PRESENTE, situa o enfoque metodológico e paradigmático que norteou a presente investigação. As questões propriamente ditas passam a ser analisadas no item PARA DENTRO E PARA ALÉM DO MOVIMENTO, que pretende uma revisão das bases anatômicas e fisiológicas dos assuntos que embasam o movimento humano, buscando ligações com as idéias dos neurocientistas chilenos MATURANA e VARELA por entender que há profundas aproximações com as idéias de PIAGET e, por conseguinte, com a proposta deste estudo. As discussões específicas que procuram desvelar as relações acima mencionadas apóia-se teoricamente na epistemologia genética de PIAGET e são desenvolvidas a partir da análise do período sensório-motor entendido neste trabalho como a própria gênese da motricidade humana. Concluindo, este estudo remete para o que se caracterizou como movimento emergente, considerando que as vinculações apontadas encaminham outras questões, como a perspectiva de buscar a psicogênese da motricidade humana, na hipótese de que se possa compreender a linguagem corporal como um sistema de signos e de que se possa encontrar analogias entre a lógica do desenvolvimento cognitivo proposta por PIAGET e a lógica que perpassa a organização das práticas corporais sistematizadas.
id URGS_e1bffc8ef49b5edfb057bff119f54173
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257736
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fonseca, Denise Grosso daFlores, Terezinha Maria Vargas2023-05-04T04:07:33Z1995http://hdl.handle.net/10183/257736000141224Este trabalho tem como propósito compreender e aprofundar melhor as relações entre o plano das ações motoras e o plano das representações mentais tendo em vista a busca da superação da concepção dualista em Educação Física. Procura expressar inicialmente a trajetória pessoal e profissional que motivou as discussões aqui evidenciadas. A seguir, no MOVIMENTO PRESENTE, situa o enfoque metodológico e paradigmático que norteou a presente investigação. As questões propriamente ditas passam a ser analisadas no item PARA DENTRO E PARA ALÉM DO MOVIMENTO, que pretende uma revisão das bases anatômicas e fisiológicas dos assuntos que embasam o movimento humano, buscando ligações com as idéias dos neurocientistas chilenos MATURANA e VARELA por entender que há profundas aproximações com as idéias de PIAGET e, por conseguinte, com a proposta deste estudo. As discussões específicas que procuram desvelar as relações acima mencionadas apóia-se teoricamente na epistemologia genética de PIAGET e são desenvolvidas a partir da análise do período sensório-motor entendido neste trabalho como a própria gênese da motricidade humana. Concluindo, este estudo remete para o que se caracterizou como movimento emergente, considerando que as vinculações apontadas encaminham outras questões, como a perspectiva de buscar a psicogênese da motricidade humana, na hipótese de que se possa compreender a linguagem corporal como um sistema de signos e de que se possa encontrar analogias entre a lógica do desenvolvimento cognitivo proposta por PIAGET e a lógica que perpassa a organização das práticas corporais sistematizadas.This study is aimed at understanding and deepening the relations between the motor actions plane and the plane of the mental representations, having in mind the search for a new and not dualistic conception for Physical Education. It attempts, initially, to express the personal and professional path which has motivated its question. Next, in PRESENT MOVEMENT, it provides the methodological and paradigmatic approach which has guided this investigation. The questions themselves are analyzed under the part entitled INSIDE AND BEYOND THE MOVEMENT where it intends to review the anatomic and physiological basis of the questions which are foundations for the human movement, trying to set up relations with the ideas of the Chilean neuroscientists MATURANA and VARELA for it is understood there are deep similarities to PIAGET's ideas and, consequently, to the objective of this study. The specific questions which attempt to show the relations mentioned above are theoretically supported by PIAGET's Genetic Epistemology and are developed from the analysis of the motor-sensorium period, regarded by this study as the genesis of the human movement. Finally, this study takes us to the emerging movement, once the relations pointed out create other questions, like the perspective of searching for the psychogenesis of the human movement if we can understand the body language as a sign system and if we can find relations between the cognitive development logic introduced by PIAGET and the logic that passes by the organization of systematized body practices.application/pdfporEducação físicaDesenvolvimento psicomotorPiaget, Jean, 1896-1980A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1995mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000141224.pdf.txt000141224.pdf.txtExtracted Texttext/plain177094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257736/2/000141224.pdf.txtd58cc289e8aa61dfb1d58c4227172154MD52ORIGINAL000141224.pdfTexto completoapplication/pdf8265389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257736/1/000141224.pdfaa25dc8c57dddbc955763e6d6bdbb21dMD5110183/2577362023-05-10 03:28:10.132791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:28:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
title A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
spellingShingle A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
Fonseca, Denise Grosso da
Educação física
Desenvolvimento psicomotor
Piaget, Jean, 1896-1980
title_short A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
title_full A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
title_fullStr A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
title_full_unstemmed A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
title_sort A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
author Fonseca, Denise Grosso da
author_facet Fonseca, Denise Grosso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Terezinha Maria Vargas
contributor_str_mv Flores, Terezinha Maria Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Desenvolvimento psicomotor
Piaget, Jean, 1896-1980
topic Educação física
Desenvolvimento psicomotor
Piaget, Jean, 1896-1980
description Este trabalho tem como propósito compreender e aprofundar melhor as relações entre o plano das ações motoras e o plano das representações mentais tendo em vista a busca da superação da concepção dualista em Educação Física. Procura expressar inicialmente a trajetória pessoal e profissional que motivou as discussões aqui evidenciadas. A seguir, no MOVIMENTO PRESENTE, situa o enfoque metodológico e paradigmático que norteou a presente investigação. As questões propriamente ditas passam a ser analisadas no item PARA DENTRO E PARA ALÉM DO MOVIMENTO, que pretende uma revisão das bases anatômicas e fisiológicas dos assuntos que embasam o movimento humano, buscando ligações com as idéias dos neurocientistas chilenos MATURANA e VARELA por entender que há profundas aproximações com as idéias de PIAGET e, por conseguinte, com a proposta deste estudo. As discussões específicas que procuram desvelar as relações acima mencionadas apóia-se teoricamente na epistemologia genética de PIAGET e são desenvolvidas a partir da análise do período sensório-motor entendido neste trabalho como a própria gênese da motricidade humana. Concluindo, este estudo remete para o que se caracterizou como movimento emergente, considerando que as vinculações apontadas encaminham outras questões, como a perspectiva de buscar a psicogênese da motricidade humana, na hipótese de que se possa compreender a linguagem corporal como um sistema de signos e de que se possa encontrar analogias entre a lógica do desenvolvimento cognitivo proposta por PIAGET e a lógica que perpassa a organização das práticas corporais sistematizadas.
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T04:07:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000141224
url http://hdl.handle.net/10183/257736
identifier_str_mv 000141224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257736/2/000141224.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257736/1/000141224.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d58cc289e8aa61dfb1d58c4227172154
aa25dc8c57dddbc955763e6d6bdbb21d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085616669425664