Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220353
Resumo: A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos.
id URGS_e26fc3f001c41e5cc95ee086329180af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220353
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Braun, Sônia Maria Antônia HoldorfVasques, Carla Karnoppi2021-05-01T05:02:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/220353001124554A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos.This dissertation, which has the form of an essay, covers different problems that constitute the exclusionary barriers, highliting the invisibility of students with disabilities within the scope of the regular school. To this end, the mismatch between the researcher and Laura, a student with a disability, gains materiality in the pages of the artist professor's diary, considering the research method and methodology, to problematize pedagogical practices. There are two central concepts in this research: experience and ableism. The drawings, the epistolary writing and reading-listening allow to understand that attitudinal barriers, initially experienced as an individual fact, are indices of a structural ableism that discriminates and oppresses people with disabilities. From the encounter with Laura on the margins of the diary, through the invisibility imposed by the attitudinal barriers, to the possibility of transposing disability as a human experience, art is the privileged means to welcome the malaise, the strangeness, to unease the gaze and invent new ways of teaching and learning, as well as providing possibilities for living together.application/pdfporDeficiênciaPrática pedagógicaEscrita epistolarDisabilityTeaching practiceEpistolary writingAttitudinal barriersAbleismDiário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124554.pdf.txt001124554.pdf.txtExtracted Texttext/plain195607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/2/001124554.pdf.txt25ccc6f669e202d9d764deaf897d5758MD52ORIGINAL001124554.pdfTexto completoapplication/pdf13775411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/1/001124554.pdfb626bc40efb2dfcc353a959ad3efd01aMD5110183/2203532021-05-07 04:42:31.243237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:42:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
title Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
spellingShingle Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf
Deficiência
Prática pedagógica
Escrita epistolar
Disability
Teaching practice
Epistolary writing
Attitudinal barriers
Ableism
title_short Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
title_full Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
title_fullStr Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
title_full_unstemmed Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
title_sort Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
author Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf
author_facet Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
contributor_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Prática pedagógica
Escrita epistolar
topic Deficiência
Prática pedagógica
Escrita epistolar
Disability
Teaching practice
Epistolary writing
Attitudinal barriers
Ableism
dc.subject.eng.fl_str_mv Disability
Teaching practice
Epistolary writing
Attitudinal barriers
Ableism
description A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-01T05:02:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220353
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124554
url http://hdl.handle.net/10183/220353
identifier_str_mv 001124554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/2/001124554.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/1/001124554.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25ccc6f669e202d9d764deaf897d5758
b626bc40efb2dfcc353a959ad3efd01a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085551019130880