Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220353 |
Resumo: | A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos. |
id |
URGS_e26fc3f001c41e5cc95ee086329180af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220353 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Braun, Sônia Maria Antônia HoldorfVasques, Carla Karnoppi2021-05-01T05:02:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/220353001124554A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos.This dissertation, which has the form of an essay, covers different problems that constitute the exclusionary barriers, highliting the invisibility of students with disabilities within the scope of the regular school. To this end, the mismatch between the researcher and Laura, a student with a disability, gains materiality in the pages of the artist professor's diary, considering the research method and methodology, to problematize pedagogical practices. There are two central concepts in this research: experience and ableism. The drawings, the epistolary writing and reading-listening allow to understand that attitudinal barriers, initially experienced as an individual fact, are indices of a structural ableism that discriminates and oppresses people with disabilities. From the encounter with Laura on the margins of the diary, through the invisibility imposed by the attitudinal barriers, to the possibility of transposing disability as a human experience, art is the privileged means to welcome the malaise, the strangeness, to unease the gaze and invent new ways of teaching and learning, as well as providing possibilities for living together.application/pdfporDeficiênciaPrática pedagógicaEscrita epistolarDisabilityTeaching practiceEpistolary writingAttitudinal barriersAbleismDiário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124554.pdf.txt001124554.pdf.txtExtracted Texttext/plain195607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/2/001124554.pdf.txt25ccc6f669e202d9d764deaf897d5758MD52ORIGINAL001124554.pdfTexto completoapplication/pdf13775411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/1/001124554.pdfb626bc40efb2dfcc353a959ad3efd01aMD5110183/2203532021-05-07 04:42:31.243237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:42:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
title |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
spellingShingle |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf Deficiência Prática pedagógica Escrita epistolar Disability Teaching practice Epistolary writing Attitudinal barriers Ableism |
title_short |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
title_full |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
title_fullStr |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
title_sort |
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar |
author |
Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf |
author_facet |
Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
contributor_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Prática pedagógica Escrita epistolar |
topic |
Deficiência Prática pedagógica Escrita epistolar Disability Teaching practice Epistolary writing Attitudinal barriers Ableism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Disability Teaching practice Epistolary writing Attitudinal barriers Ableism |
description |
A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-01T05:02:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220353 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124554 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220353 |
identifier_str_mv |
001124554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/2/001124554.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220353/1/001124554.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25ccc6f669e202d9d764deaf897d5758 b626bc40efb2dfcc353a959ad3efd01a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085551019130880 |