Ensino de Botânica na formação de professores na área de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchioretto, Rafaella Migliavacca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265057
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar o ensino de botânica para a formação de professores em cursos de formação inicial. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e avaliar as estratégias de ensino do docente universitário do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de capacitar o licenciando na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a Educação Básica. Este trabalho configura-se como um estudo de caso e com uma abordagem exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com oito docentes, que foram transcritas e analisadas através da Análise de Conteúdo Temática. As respostas foram classificadas segundo categorias temáticas e cada uma corresponde a uma pergunta do roteiro de entrevistas utilizado. Resultaram desta análise dezesseis categorias temáticas com subcategorias, criadas a priori ou a posteriori. Os resultados indicam que a maior parte dos entrevistados desenvolveu sua prática pedagógica de forma empírica ou a partir do exemplo de seus professores. Os resultados indicam que os participantes não identificam demandas dos licenciandos sobre sua formação e que a maioria não faz adaptações em suas aulas pensando na licenciatura. As estratégias didáticas mais utilizadas pelos entrevistados são as aulas teóricas expositivas seguidas de aulas práticas. Dentre as atividades desenvolvidas como práticas como componente curricular, três delas são pensadas para desenvolver o conhecimento biológico ou científico e duas tratam da transposição de conhecimentos da disciplina para a Educação Básica. Os resultados mostram que as dificuldades em ensinar botânica na graduação mais citadas são a verificação da aprendizagem, a formação de professores e a promoção do encantamento do aluno. Também é possível inferir que os entrevistados não se baseiam em documentos normativos como a BNC- Formação para elaborar suas estratégias de ensino. Apesar disso, os entrevistados relatam que passaram a refletir sobre sua atuação na formação de professores devido às recentes mudanças curriculares e que procuram remediar em suas aulas problemas comuns ao ensino de botânica como o ensino descontextualizado e a cobrança excessiva de nomenclatura. A reforma curricular trouxe mudanças positivas no curso, como a inclusão de PCCs e a criação de novas disciplinas, mas ainda é preciso investir na diversificação de modelos de aula e de atividades práticas para formação de professores. Além disso, seria importante que os entrevistados conhecessem melhor as exigências para a formação de professores para que possam estabelecer objetivos em relação ao planejamento de suas disciplinas para os licenciandos. Este trabalho traz resultados importantes sobre o ensino de botânica no ensino superior e, especialmente, sobre a formação dos licenciandos dentro da área de botânica. Assim, esta pesquisa é importante para complementar o conhecimento existente enriquecendo-o com informações sobre os processos de planejamento e estratégias desenvolvidos pelos atores responsáveis pela formação de professores em instituições de Educação Superior.
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Resultaram desta análise dezesseis categorias temáticas com subcategorias, criadas a priori ou a posteriori. Os resultados indicam que a maior parte dos entrevistados desenvolveu sua prática pedagógica de forma empírica ou a partir do exemplo de seus professores. Os resultados indicam que os participantes não identificam demandas dos licenciandos sobre sua formação e que a maioria não faz adaptações em suas aulas pensando na licenciatura. As estratégias didáticas mais utilizadas pelos entrevistados são as aulas teóricas expositivas seguidas de aulas práticas. Dentre as atividades desenvolvidas como práticas como componente curricular, três delas são pensadas para desenvolver o conhecimento biológico ou científico e duas tratam da transposição de conhecimentos da disciplina para a Educação Básica. Os resultados mostram que as dificuldades em ensinar botânica na graduação mais citadas são a verificação da aprendizagem, a formação de professores e a promoção do encantamento do aluno. Também é possível inferir que os entrevistados não se baseiam em documentos normativos como a BNC- Formação para elaborar suas estratégias de ensino. Apesar disso, os entrevistados relatam que passaram a refletir sobre sua atuação na formação de professores devido às recentes mudanças curriculares e que procuram remediar em suas aulas problemas comuns ao ensino de botânica como o ensino descontextualizado e a cobrança excessiva de nomenclatura. A reforma curricular trouxe mudanças positivas no curso, como a inclusão de PCCs e a criação de novas disciplinas, mas ainda é preciso investir na diversificação de modelos de aula e de atividades práticas para formação de professores. Além disso, seria importante que os entrevistados conhecessem melhor as exigências para a formação de professores para que possam estabelecer objetivos em relação ao planejamento de suas disciplinas para os licenciandos. Este trabalho traz resultados importantes sobre o ensino de botânica no ensino superior e, especialmente, sobre a formação dos licenciandos dentro da área de botânica. Assim, esta pesquisa é importante para complementar o conhecimento existente enriquecendo-o com informações sobre os processos de planejamento e estratégias desenvolvidos pelos atores responsáveis pela formação de professores em instituições de Educação Superior.The purpose of this work is to investigate botany teaching for the training of teachers in initial training courses. The aim of this research is to identify and evaluate the teaching strategy of the university professor of the Licentiate in Biological Sciences course at UFRGS in order to train the licentiate in the transposition of botany content from higher education to basic education. This work is configured as a case study and with an exploratory approach. Semi- structured interviews were carried out with eight professors, and then transcribed and analyzed using Thematic Content Analysis. The answers were classified according to thematic categories and each one corresponds to a question from the interview script used. This analysis resulted in sixteen thematic categories with subcategories, created a priori or a posteriori. M of the interviewees developed their pedagogical practice empirically or based on the example of their teachers. The participants do not identify the demands of the undergraduate students about their training and that most of them do not adapt their classes thinking about the specific degree. The didactic strategies most used by the interviewees are expository theoretical classes followed by practical classes. Within the activities used as practices as curricular components, three of them are designed to develop biological or scientific knowledge and two of them deal with the transposition of knowledge from the subject to Basic Education. The results show that the difficulties in botany teaching cited by most interviewees are the verification/evaluation of student’s learning, teacher training and the promotion of enchantment with the subjects. It is also possible to infer that the interviewees do not rely on normative documents such as the BNC-Formação to plan their teaching strategies. Despite this, the results show that the interviewees started to reflect on their role in teacher training, especially from the recent curricular changes, and seek to remedy common problems in botany teaching in their classes, such as decontextualized teaching and use of excessive nomenclature. The curriculum reform brought positive changes to the course, such as the inclusion of PCCs and the creation of new disciplines, but there’s still need to invest on broadening class models and practices for teacher. In addition, it would be important for the interviewees to know better the requirements for teacher training so that they can establish objectives in relation to the development of their disciplines for the undergraduates. This work brings important results about the teacher training of undergraduates within the area of botany promoted by the professors at this Biological Sciences course. It also contributes to the study of teacher training linked to botany teaching. Thus, this research is important to complement the existing knowledge, enriching it with information about the planning processes and strategies used by the main actors responsible for the training of future teachers in higher education institutions.application/pdfporEstratégias de ensino-aprendizagemFormação de professoresEnsino de botânicaEnsino de Botânica na formação de professores na área de Ciências da Naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPrograma de Pós-Graduação em BotânicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168822.pdf.txt001168822.pdf.txtExtracted Texttext/plain209787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265057/2/001168822.pdf.txtaf95b575cbf3fed984c3032a1a091b5bMD52ORIGINAL001168822.pdfTexto completoapplication/pdf646878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265057/1/001168822.pdf95ed0fe76c46d409e1faa259b6030e14MD5110183/2650572023-09-24 03:36:52.902239oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-24T06:36:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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