Investigação da morfologia original e antropogênica do Arroio Cadena, Santa Maria - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Juliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189253
Resumo: O estudo apresentado a seguir objetiva a identificação das características originais da planície fluvial do canal principal do arroio Cadena, localizado no perímetro urbano da cidade de Santa Maria, com posterior análise das modificações nas feições geomorfológicas. A pesquisa se baseou na abordagem metodológica da Geomorfologia Antropogênica ou Antropogeomorfolgia, investigando a morfologia pré-intervenção ou original e contrapondo com a ação geomorfológica resultante da interação com a ação antrópica e o consequente movimento da urbanização. Os levantamentos e análises ocorreram através da fundamentação da geomorfologia urbana, aprofundando-se através da cartografia geomorfológica evolutiva e retrospectiva. Devido a essa abordagem a articulação técnica e operacional ocorreu por meio de pesquisas em fontes historiográficas e iconográficas, incluindo consultas bibliográficas e documentais. Com isso foi possível identificar o contexto histórico e socioeconômico da produção do espaço urbano que impulsionou e agiu sobre essa morfologia, e determinar os recortes temporais representativos dessas modificações e feições. Entre os principais motivadores da expansão foram identificados a viação férrea, as instituições militares e as instituições de ensino. A economia sustentada pelo militarismo, pelo serviço público em geral, e pelo setor terciário, sendo uma cidade alicerçada no comércio. Como resultado foram produzidos dados que sistematizam e expressam tais mudanças. Identificou-se a década de 1960 como ponto de partida para as alterações antropogeomorfológicas diretas na bacia hidrográfica do arroio Cadena, com tamponamentos e canalizações nas diversas microbacias que drenam a área urbana. A consequência é a alteração do escoamento e da vazão no canal principal, com episódios de inundações, que resulta em uma nova medida na década de 1980: a transferência do canal principal. Opta-se pelo deslocamento do canal, associado a retificação, retilinização, alargamento e aprofundamento da calha fluvial. Esses dados estão instrumentados por meio dos mapas evolutivos gerados, que apontam como feições atuais e resultantes da ação antropogeomorfológica a alteração da sinuosidade do arroio Cadena, as cavas de extração de argila na sua planície e nas áreas de terraços, o surgimento e/ou a intensificação dos processos erosivos nas margens e o assoreamento nos trechos a jusante, com presença de processos deposicionais, identificados através da fotointerpretação. Entre as soluções de engenharia propostas ainda na década de 1990, esteve a inserção de gabiões e pedras, com a utilização de concreto armado nas laterais de um trecho bastante urbanizado do canal principal. Essa análise proporcionou a identificação dos agentes sociais e das condicionantes socioeconômicas que historicamente agiram e/ou continuam agindo na cidade de Santa Maria, como elementos dinamizadores. Permitiu ainda a visualização de que muitas das ações aplicadas nos últimos 50 anos, e que em suas épocas eram vistas como soluções e medidas de planejamento, ocorreram de forma isolada e são entendidas atualmente como inadequadas e responsáveis por muito mais impactos negativos do que positivos. Essa pesquisa se construiu questionando o entendimento de planejamento e gestão, buscando através desse conflito de conceitos e de conhecimentos, contribuir para uma gestão pública com continuidade, inclusiva e interdisciplinar.
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spelling Ferrari, JulianaMoura, Nina Simone Vilaverde2019-03-02T02:31:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/189253001088839O estudo apresentado a seguir objetiva a identificação das características originais da planície fluvial do canal principal do arroio Cadena, localizado no perímetro urbano da cidade de Santa Maria, com posterior análise das modificações nas feições geomorfológicas. A pesquisa se baseou na abordagem metodológica da Geomorfologia Antropogênica ou Antropogeomorfolgia, investigando a morfologia pré-intervenção ou original e contrapondo com a ação geomorfológica resultante da interação com a ação antrópica e o consequente movimento da urbanização. Os levantamentos e análises ocorreram através da fundamentação da geomorfologia urbana, aprofundando-se através da cartografia geomorfológica evolutiva e retrospectiva. Devido a essa abordagem a articulação técnica e operacional ocorreu por meio de pesquisas em fontes historiográficas e iconográficas, incluindo consultas bibliográficas e documentais. Com isso foi possível identificar o contexto histórico e socioeconômico da produção do espaço urbano que impulsionou e agiu sobre essa morfologia, e determinar os recortes temporais representativos dessas modificações e feições. Entre os principais motivadores da expansão foram identificados a viação férrea, as instituições militares e as instituições de ensino. A economia sustentada pelo militarismo, pelo serviço público em geral, e pelo setor terciário, sendo uma cidade alicerçada no comércio. Como resultado foram produzidos dados que sistematizam e expressam tais mudanças. Identificou-se a década de 1960 como ponto de partida para as alterações antropogeomorfológicas diretas na bacia hidrográfica do arroio Cadena, com tamponamentos e canalizações nas diversas microbacias que drenam a área urbana. A consequência é a alteração do escoamento e da vazão no canal principal, com episódios de inundações, que resulta em uma nova medida na década de 1980: a transferência do canal principal. Opta-se pelo deslocamento do canal, associado a retificação, retilinização, alargamento e aprofundamento da calha fluvial. Esses dados estão instrumentados por meio dos mapas evolutivos gerados, que apontam como feições atuais e resultantes da ação antropogeomorfológica a alteração da sinuosidade do arroio Cadena, as cavas de extração de argila na sua planície e nas áreas de terraços, o surgimento e/ou a intensificação dos processos erosivos nas margens e o assoreamento nos trechos a jusante, com presença de processos deposicionais, identificados através da fotointerpretação. Entre as soluções de engenharia propostas ainda na década de 1990, esteve a inserção de gabiões e pedras, com a utilização de concreto armado nas laterais de um trecho bastante urbanizado do canal principal. Essa análise proporcionou a identificação dos agentes sociais e das condicionantes socioeconômicas que historicamente agiram e/ou continuam agindo na cidade de Santa Maria, como elementos dinamizadores. Permitiu ainda a visualização de que muitas das ações aplicadas nos últimos 50 anos, e que em suas épocas eram vistas como soluções e medidas de planejamento, ocorreram de forma isolada e são entendidas atualmente como inadequadas e responsáveis por muito mais impactos negativos do que positivos. Essa pesquisa se construiu questionando o entendimento de planejamento e gestão, buscando através desse conflito de conceitos e de conhecimentos, contribuir para uma gestão pública com continuidade, inclusiva e interdisciplinar.The following study intends to identifiy the main watercourse’s fluvial plain of the Cadena steam, located at Santa Maria’s urban perimeter, originals characteristics, with further analysis of the changes in geomorphological features. The survey was based on Geomorphology Anthropogenic’s or Anthropogeomorphology’s metodological approach, researching the pre-intervention or original morphology and contrasting with the geomorphological action that resulted from the anthropic action and the sequent urbanization process. The surveys and analysis occorrured through urban geomorphology’s reasoning, deepening through evolutionary and retrospective geomorphological cartography. Due this approach, the technical and operational articulation occurred through researches in historiographic and iconographic sources, including bibliographic and documentary consultations. Hence, it was possible to identify the historical and socioeconomic context of urban space production who pushed and acted on that morphology and to determinate the representative timing cut-outs of these modifications and features. Between the main motivating factors of expansion were identified the railway works and operations of military and education institutions. The economy sustained by militarism or by tertiary sector and public services in general, limits the city to be underpinned on trade. As a result it were produced data who systematize and express such changes. The 60’s were identify as the starting point to direct antropogeomorphological changes in the Cadena’s steam river basin with tamponade and ductwork in the various micro-basins who drain the urban area. The consequence is the alteration in the drainage and flow on the main watercourse, with flood incidents wich results in a new measure in the 80’s. The transfer of the principal watercourse. It was chosen the watercourse’s displacement, associated to the river gutter’s ratification (straightening), enlargement and deepening. These data are instrumented through generated evolutionary maps, who point the changes in the Cadena’s steam sinuosity as a result of current features and antropogeomorphological action. The clay extraction’s diggings in its plain and in the terraced areas, the emergence and/or reinforcement of erosive processes at the riversides and the silting in the lower stretches, with depositional processes, identified through photointerpretation. Between proposed engineering solutions still in the 90’s, there was the insertion of gabions and rocks, using reforced concrete at the sides of a main watercourses highly urbanized stretch. This analysis provided the identification of the social agents and socioeconomic determinants who historically acted and/or are still acting in Santa Maria’s city, as dinamical element. It also allowed to see that many actions that were applied in the past 50 years and at its time were seen as solutions and planning measures, occurred in isolation from one another and today are understood as inadequate and responsible for much more negative than positive impact. This research was built questioning the understanding of planning and management, pursuing to contribute through this conflict of concept and knowledge to a public management with continuity, inclusive and interdisciplinary.application/pdfporGeomorfologia urbanaUrbanizaçãoCartografia ambientalAnthropogeomorphologyMedium CitiesUrban GeomorphologyUrbanizationRetrospective CartographyInvestigação da morfologia original e antropogênica do Arroio Cadena, Santa Maria - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088839.pdf.txt001088839.pdf.txtExtracted Texttext/plain287628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189253/2/001088839.pdf.txt2c3855d21cc42d7efe6a72ddef0c7c28MD52ORIGINAL001088839.pdfTexto completoapplication/pdf13107631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189253/1/001088839.pdf17cbe3d9cf9a42a54d038d53e51fa2ffMD5110183/1892532019-03-03 02:29:06.681997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-03T05:29:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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