O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarotto, Juliana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230630
Resumo: O produto educacional dessa dissertação consiste em uma sequência de ensino e aprendizagem voltada ao ensino de óptica geométrica para turmas do Ensino Médio. A aplicação desse produto ocorreu no interior da Serra Gaúcha, com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio - Curso Normal, composta apenas pelo público feminino, futuras professoras, apesar de o curso admitir alunos de ambos os sexos. Na proposta foram explorados conhecimentos sobre as lentes biconvexas e conceitos relacionados, como refração e reflexão a partir de uma abordagem investigativa e experimental. Amparando-se na teoria da aprendizagem significativa, adotou-se duas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem por investigação e experimentação. Em função das dificuldades de se dispor nas escolas materiais experimentais e laboratórios, para a realização das atividades optou-se pelo uso da sala de aula, a utilização de recursos de baixo custo e materiais descartados. Dessa forma, buscou-se tornar possível a aplicação deste produto educacional em diferentes realidades escolares e em diferentes anos e cursos de Ensino Médio, regulares ou técnicos. As atividades foram utilizadas com o propósito de tornar o aluno um protagonista na construção de seu conhecimento, trouxeram bons resultados que foram observados nos indicativos de aprendizagem significativa das estudantes.
id URGS_e3da1d44fffa3a9ea84abb8dc9828c65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230630
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lazzarotto, JulianaPan, Aline CristianeWitt, Neila Seliane Pereira2021-10-09T04:59:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/230630001128807O produto educacional dessa dissertação consiste em uma sequência de ensino e aprendizagem voltada ao ensino de óptica geométrica para turmas do Ensino Médio. A aplicação desse produto ocorreu no interior da Serra Gaúcha, com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio - Curso Normal, composta apenas pelo público feminino, futuras professoras, apesar de o curso admitir alunos de ambos os sexos. Na proposta foram explorados conhecimentos sobre as lentes biconvexas e conceitos relacionados, como refração e reflexão a partir de uma abordagem investigativa e experimental. Amparando-se na teoria da aprendizagem significativa, adotou-se duas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem por investigação e experimentação. Em função das dificuldades de se dispor nas escolas materiais experimentais e laboratórios, para a realização das atividades optou-se pelo uso da sala de aula, a utilização de recursos de baixo custo e materiais descartados. Dessa forma, buscou-se tornar possível a aplicação deste produto educacional em diferentes realidades escolares e em diferentes anos e cursos de Ensino Médio, regulares ou técnicos. As atividades foram utilizadas com o propósito de tornar o aluno um protagonista na construção de seu conhecimento, trouxeram bons resultados que foram observados nos indicativos de aprendizagem significativa das estudantes.The educational product of this dissertation consists of a sequence of teaching and learning aimed at teaching geometric optics for high school classes. The application of this product occurred in the interior of the Serra Gaúcha, with a class of the first year of High School - Normal Course, composed only by the female public, future teachers, despite the course admits students of both sexes. The proposal explored knowledge about biconvex lenses and related concepts, such as refraction and reflection from an investigative and experimental approach. Based on the theory of meaningful learning, two active learning methodologies were adopted: problem-based learning and research and experimentation learning. Due to the difficulties in obtaining experimental materials and laboratories in schools, for the activities to be carried out, it was decided to use the classroom, use low-cost resources and discarded materials. Thus, was sought to make possible to apply this educational product in different school realities and in different years and high school courses, whether regular or technical. The activities were used with the purpose of making the student a protagonist in the construction of his knowledge, brought good results that were observed in the students' meaningful learning indications.application/pdfporFísica : EnsinoOtica geometricaLentesTeaching of geometric opticsBiconvex lensesNormal courseActive methodologiesO ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128807.pdf.txt001128807.pdf.txtExtracted Texttext/plain307764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230630/2/001128807.pdf.txt5b206be14f005369eeaef3babcd0ee17MD52ORIGINAL001128807.pdfTexto completoapplication/pdf5209109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230630/1/001128807.pdfbeada04b973eb930edda3ef692e545adMD5110183/2306302021-11-20 06:01:00.366795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
title O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
spellingShingle O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
Lazzarotto, Juliana
Física : Ensino
Otica geometrica
Lentes
Teaching of geometric optics
Biconvex lenses
Normal course
Active methodologies
title_short O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
title_full O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
title_fullStr O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
title_sort O ensino de óptica geométrica para futuras(os) professoras(es) do curso normal por meio de metodologias ativas de ensino - aprendizagem
author Lazzarotto, Juliana
author_facet Lazzarotto, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarotto, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pan, Aline Cristiane
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
contributor_str_mv Pan, Aline Cristiane
Witt, Neila Seliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Otica geometrica
Lentes
topic Física : Ensino
Otica geometrica
Lentes
Teaching of geometric optics
Biconvex lenses
Normal course
Active methodologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of geometric optics
Biconvex lenses
Normal course
Active methodologies
description O produto educacional dessa dissertação consiste em uma sequência de ensino e aprendizagem voltada ao ensino de óptica geométrica para turmas do Ensino Médio. A aplicação desse produto ocorreu no interior da Serra Gaúcha, com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio - Curso Normal, composta apenas pelo público feminino, futuras professoras, apesar de o curso admitir alunos de ambos os sexos. Na proposta foram explorados conhecimentos sobre as lentes biconvexas e conceitos relacionados, como refração e reflexão a partir de uma abordagem investigativa e experimental. Amparando-se na teoria da aprendizagem significativa, adotou-se duas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem por investigação e experimentação. Em função das dificuldades de se dispor nas escolas materiais experimentais e laboratórios, para a realização das atividades optou-se pelo uso da sala de aula, a utilização de recursos de baixo custo e materiais descartados. Dessa forma, buscou-se tornar possível a aplicação deste produto educacional em diferentes realidades escolares e em diferentes anos e cursos de Ensino Médio, regulares ou técnicos. As atividades foram utilizadas com o propósito de tornar o aluno um protagonista na construção de seu conhecimento, trouxeram bons resultados que foram observados nos indicativos de aprendizagem significativa das estudantes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-09T04:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230630
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128807
url http://hdl.handle.net/10183/230630
identifier_str_mv 001128807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230630/2/001128807.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230630/1/001128807.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b206be14f005369eeaef3babcd0ee17
beada04b973eb930edda3ef692e545ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085565744283648