O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165447 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. A visão conceitual de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica e as narrativas, constituem o referencial teóricometodológico desta pesquisa. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica de Porto Alegre, RS. A análise dos dados foi construída a partir de macrotemas que emergiram dos dados das entrevistas: do trabalho na escola de educação básica; da relação com os sujeitos escolares – o outro; da autoformação. Esses macrotemas são como marcas perceptíveis no processo de desenvolvimento profissional do professor de música. A análise indica que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, já que constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar, são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. É na alteridade que o professor se desenvolve. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca. A toca é um lugar interno de formação, que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional. Essa dinâmica do processo de desenvolvimento profissional se dá a partir da constituição da toca (ethos), da sua morada, em que os professores constroem lugar em si mesmos, constituindo-se biograficamente a partir da escola (lugar). A presente pesquisa procura dar maior visibilidade às relações do professor com a escola como base do desenvolvimento profissional do professor, pensando a escola não como um pano de fundo, mas na complexidade de sua dimensão espacial, tendo em vista compreender o processo em que se alia a formação com a atuação e fornecer pistas para pensar a formação de professores em cursos de licenciatura em música. |
id |
URGS_e406b74b9b7164842475d4086b0a2ea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165447 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gaulke, Tamar GenzDel Ben, Luciana Marta2017-08-17T02:36:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/165447001044612Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. A visão conceitual de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica e as narrativas, constituem o referencial teóricometodológico desta pesquisa. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica de Porto Alegre, RS. A análise dos dados foi construída a partir de macrotemas que emergiram dos dados das entrevistas: do trabalho na escola de educação básica; da relação com os sujeitos escolares – o outro; da autoformação. Esses macrotemas são como marcas perceptíveis no processo de desenvolvimento profissional do professor de música. A análise indica que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, já que constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar, são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. É na alteridade que o professor se desenvolve. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca. A toca é um lugar interno de formação, que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional. Essa dinâmica do processo de desenvolvimento profissional se dá a partir da constituição da toca (ethos), da sua morada, em que os professores constroem lugar em si mesmos, constituindo-se biograficamente a partir da escola (lugar). A presente pesquisa procura dar maior visibilidade às relações do professor com a escola como base do desenvolvimento profissional do professor, pensando a escola não como um pano de fundo, mas na complexidade de sua dimensão espacial, tendo em vista compreender o processo em que se alia a formação com a atuação e fornecer pistas para pensar a formação de professores em cursos de licenciatura em música.This research had as general objective to understand how the professional development process of music teacher occurs from its relation with the school of basic education. The conceptual view of place of Tuan and Lévy and Lussault, of professional development of Nóvoa and of biographical construction of Delory-Momberger, as well as autobiographical research and narratives constitute the theoretical-methodological reference of this research. The study was carried out through narrative interviews with four licensed teachers, which are experienced and active in basic education schools in Porto Alegre, RS. The analysis of the data was based on the macro-themes that emerged from the interview data: the work in the basic education school; the relationship with the school subjects - the other; the self-training. These macro themes are perceptible marks in the professional development process of the music teacher. The analysis indicates that the professional development of each teacher is unique and personal, since it is constituted through experiences. The other, the self and the construction of the self with the other - the place, are the axes that sustain the professional development of the teachers. It is in alterity that the teacher develops him/herself. Therefore, to recognize oneself in the experience at and with the school, there is a condition for the professional development of music teacher. This experience with the place is the toca. The toca is an internal place of formation, which, by amalgamating personal and professional formation becomes a promoter of professional development. These dynamics of the process of professional development comes from the constitution of the toca (ethos), of its dwelling, in which the teachers construct place in themselves, being constituted biographically from the school (place). The present research seeks to give greater visibility to the relations between the teacher and the school as a basis for the professional development of the teacher, thinking of the school not as a background, but of the complexity of its spatial dimension, as a way to understand the process in which it allies the training with the acting and providing clues to think about the training of teachers in undergraduate music courses.application/pdfporEducação musicalMúsica : EnsinoEducação básicaProfessor de músicaNarrativa autobiográficaDesenvolvimento profissionalProfessional development of music teachersAutobiographical narrativesMusic teaching and basic educationTeacher-school relationshipO desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044612.pdf001044612.pdfTexto completoapplication/pdf1824805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/1/001044612.pdfbd5d6163674c6d6f73e73a669b52c111MD51TEXT001044612.pdf.txt001044612.pdf.txtExtracted Texttext/plain625088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/2/001044612.pdf.txt4ede8dd223dcdf50661b1d4a574d6055MD52THUMBNAIL001044612.pdf.jpg001044612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/3/001044612.pdf.jpg320c20855e5336a71e81a38b99ddf01aMD5310183/1654472018-10-22 08:32:07.157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:32:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
title |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
spellingShingle |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas Gaulke, Tamar Genz Educação musical Música : Ensino Educação básica Professor de música Narrativa autobiográfica Desenvolvimento profissional Professional development of music teachers Autobiographical narratives Music teaching and basic education Teacher-school relationship |
title_short |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
title_full |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
title_fullStr |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
title_sort |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas |
author |
Gaulke, Tamar Genz |
author_facet |
Gaulke, Tamar Genz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaulke, Tamar Genz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Ben, Luciana Marta |
contributor_str_mv |
Del Ben, Luciana Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Música : Ensino Educação básica Professor de música Narrativa autobiográfica Desenvolvimento profissional |
topic |
Educação musical Música : Ensino Educação básica Professor de música Narrativa autobiográfica Desenvolvimento profissional Professional development of music teachers Autobiographical narratives Music teaching and basic education Teacher-school relationship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional development of music teachers Autobiographical narratives Music teaching and basic education Teacher-school relationship |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. A visão conceitual de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica e as narrativas, constituem o referencial teóricometodológico desta pesquisa. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica de Porto Alegre, RS. A análise dos dados foi construída a partir de macrotemas que emergiram dos dados das entrevistas: do trabalho na escola de educação básica; da relação com os sujeitos escolares – o outro; da autoformação. Esses macrotemas são como marcas perceptíveis no processo de desenvolvimento profissional do professor de música. A análise indica que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, já que constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar, são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. É na alteridade que o professor se desenvolve. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca. A toca é um lugar interno de formação, que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional. Essa dinâmica do processo de desenvolvimento profissional se dá a partir da constituição da toca (ethos), da sua morada, em que os professores constroem lugar em si mesmos, constituindo-se biograficamente a partir da escola (lugar). A presente pesquisa procura dar maior visibilidade às relações do professor com a escola como base do desenvolvimento profissional do professor, pensando a escola não como um pano de fundo, mas na complexidade de sua dimensão espacial, tendo em vista compreender o processo em que se alia a formação com a atuação e fornecer pistas para pensar a formação de professores em cursos de licenciatura em música. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-17T02:36:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165447 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001044612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165447 |
identifier_str_mv |
001044612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/1/001044612.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/2/001044612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/3/001044612.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd5d6163674c6d6f73e73a669b52c111 4ede8dd223dcdf50661b1d4a574d6055 320c20855e5336a71e81a38b99ddf01a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085417362391040 |