O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaulke, Tamar Genz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165447
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. A visão conceitual de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica e as narrativas, constituem o referencial teóricometodológico desta pesquisa. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica de Porto Alegre, RS. A análise dos dados foi construída a partir de macrotemas que emergiram dos dados das entrevistas: do trabalho na escola de educação básica; da relação com os sujeitos escolares – o outro; da autoformação. Esses macrotemas são como marcas perceptíveis no processo de desenvolvimento profissional do professor de música. A análise indica que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, já que constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar, são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. É na alteridade que o professor se desenvolve. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca. A toca é um lugar interno de formação, que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional. Essa dinâmica do processo de desenvolvimento profissional se dá a partir da constituição da toca (ethos), da sua morada, em que os professores constroem lugar em si mesmos, constituindo-se biograficamente a partir da escola (lugar). A presente pesquisa procura dar maior visibilidade às relações do professor com a escola como base do desenvolvimento profissional do professor, pensando a escola não como um pano de fundo, mas na complexidade de sua dimensão espacial, tendo em vista compreender o processo em que se alia a formação com a atuação e fornecer pistas para pensar a formação de professores em cursos de licenciatura em música.
id URGS_e406b74b9b7164842475d4086b0a2ea2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165447
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gaulke, Tamar GenzDel Ben, Luciana Marta2017-08-17T02:36:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/165447001044612Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. A visão conceitual de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica e as narrativas, constituem o referencial teóricometodológico desta pesquisa. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica de Porto Alegre, RS. A análise dos dados foi construída a partir de macrotemas que emergiram dos dados das entrevistas: do trabalho na escola de educação básica; da relação com os sujeitos escolares – o outro; da autoformação. Esses macrotemas são como marcas perceptíveis no processo de desenvolvimento profissional do professor de música. A análise indica que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, já que constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar, são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. É na alteridade que o professor se desenvolve. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca. A toca é um lugar interno de formação, que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional. Essa dinâmica do processo de desenvolvimento profissional se dá a partir da constituição da toca (ethos), da sua morada, em que os professores constroem lugar em si mesmos, constituindo-se biograficamente a partir da escola (lugar). A presente pesquisa procura dar maior visibilidade às relações do professor com a escola como base do desenvolvimento profissional do professor, pensando a escola não como um pano de fundo, mas na complexidade de sua dimensão espacial, tendo em vista compreender o processo em que se alia a formação com a atuação e fornecer pistas para pensar a formação de professores em cursos de licenciatura em música.This research had as general objective to understand how the professional development process of music teacher occurs from its relation with the school of basic education. The conceptual view of place of Tuan and Lévy and Lussault, of professional development of Nóvoa and of biographical construction of Delory-Momberger, as well as autobiographical research and narratives constitute the theoretical-methodological reference of this research. The study was carried out through narrative interviews with four licensed teachers, which are experienced and active in basic education schools in Porto Alegre, RS. The analysis of the data was based on the macro-themes that emerged from the interview data: the work in the basic education school; the relationship with the school subjects - the other; the self-training. These macro themes are perceptible marks in the professional development process of the music teacher. The analysis indicates that the professional development of each teacher is unique and personal, since it is constituted through experiences. The other, the self and the construction of the self with the other - the place, are the axes that sustain the professional development of the teachers. It is in alterity that the teacher develops him/herself. Therefore, to recognize oneself in the experience at and with the school, there is a condition for the professional development of music teacher. This experience with the place is the toca. The toca is an internal place of formation, which, by amalgamating personal and professional formation becomes a promoter of professional development. These dynamics of the process of professional development comes from the constitution of the toca (ethos), of its dwelling, in which the teachers construct place in themselves, being constituted biographically from the school (place). The present research seeks to give greater visibility to the relations between the teacher and the school as a basis for the professional development of the teacher, thinking of the school not as a background, but of the complexity of its spatial dimension, as a way to understand the process in which it allies the training with the acting and providing clues to think about the training of teachers in undergraduate music courses.application/pdfporEducação musicalMúsica : EnsinoEducação básicaProfessor de músicaNarrativa autobiográficaDesenvolvimento profissionalProfessional development of music teachersAutobiographical narrativesMusic teaching and basic educationTeacher-school relationshipO desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044612.pdf001044612.pdfTexto completoapplication/pdf1824805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/1/001044612.pdfbd5d6163674c6d6f73e73a669b52c111MD51TEXT001044612.pdf.txt001044612.pdf.txtExtracted Texttext/plain625088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/2/001044612.pdf.txt4ede8dd223dcdf50661b1d4a574d6055MD52THUMBNAIL001044612.pdf.jpg001044612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/3/001044612.pdf.jpg320c20855e5336a71e81a38b99ddf01aMD5310183/1654472018-10-22 08:32:07.157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:32:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
title O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
spellingShingle O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
Gaulke, Tamar Genz
Educação musical
Música : Ensino
Educação básica
Professor de música
Narrativa autobiográfica
Desenvolvimento profissional
Professional development of music teachers
Autobiographical narratives
Music teaching and basic education
Teacher-school relationship
title_short O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
title_full O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
title_fullStr O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
title_sort O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas
author Gaulke, Tamar Genz
author_facet Gaulke, Tamar Genz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaulke, Tamar Genz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Música : Ensino
Educação básica
Professor de música
Narrativa autobiográfica
Desenvolvimento profissional
topic Educação musical
Música : Ensino
Educação básica
Professor de música
Narrativa autobiográfica
Desenvolvimento profissional
Professional development of music teachers
Autobiographical narratives
Music teaching and basic education
Teacher-school relationship
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional development of music teachers
Autobiographical narratives
Music teaching and basic education
Teacher-school relationship
description Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música a partir da sua relação com a escola de educação básica. A visão conceitual de lugar de Tuan e de Lévy e Lussault, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica e as narrativas, constituem o referencial teóricometodológico desta pesquisa. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica de Porto Alegre, RS. A análise dos dados foi construída a partir de macrotemas que emergiram dos dados das entrevistas: do trabalho na escola de educação básica; da relação com os sujeitos escolares – o outro; da autoformação. Esses macrotemas são como marcas perceptíveis no processo de desenvolvimento profissional do professor de música. A análise indica que o desenvolvimento profissional de cada professor é único e pessoal, já que constituído por meio das experiências. O outro, o eu e a construção do eu com o outro – o lugar, são os eixos que sustentam o desenvolvimento profissional dos professores. É na alteridade que o professor se desenvolve. Portanto, se reconhecer na experiência na e com a escola é condição do desenvolvimento profissional do professor de música, sendo a experiência com o lugar o que constitui a toca. A toca é um lugar interno de formação, que, ao amalgamar formação pessoal e profissional, se torna lugar promotor do desenvolvimento profissional. Essa dinâmica do processo de desenvolvimento profissional se dá a partir da constituição da toca (ethos), da sua morada, em que os professores constroem lugar em si mesmos, constituindo-se biograficamente a partir da escola (lugar). A presente pesquisa procura dar maior visibilidade às relações do professor com a escola como base do desenvolvimento profissional do professor, pensando a escola não como um pano de fundo, mas na complexidade de sua dimensão espacial, tendo em vista compreender o processo em que se alia a formação com a atuação e fornecer pistas para pensar a formação de professores em cursos de licenciatura em música.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-17T02:36:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165447
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044612
url http://hdl.handle.net/10183/165447
identifier_str_mv 001044612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/1/001044612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/2/001044612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165447/3/001044612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd5d6163674c6d6f73e73a669b52c111
4ede8dd223dcdf50661b1d4a574d6055
320c20855e5336a71e81a38b99ddf01a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085417362391040