Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Larissa Costa Beber
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106495
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado em Educação tematiza a formação continuada de professores no contexto da inclusão escolar. Diante de alunos que questionam e desestabilizam a ação docente, por desviarem-se do caminho tido como normal de aprender, focam-se os movimentos e as travessias realizadas pelo professor na construção do trabalho escolar. Como campo de estudo, aborda uma experiência realizada com um grupo de professores, ocorrida em uma instituição de educação infantil e de ensino fundamental na região metropolitana do RS, entre os anos 2006 e 2012. As memórias, as cenas e as narrativas foram resgatadas, sistematizadas e transformadas em texto intitulado Diário de Viagem. São analisados especialmente os enunciados de quatro professores em relação aos referidos alunos. O argumento, tecido sob forma de ensaio, contempla o diálogo entre a Educação Especial, a Psicanálise, as proposições de Roland Barthes sobre a leitura e a literatura de Italo Calvino, Se um viajante numa noite de inverno. Frente aos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura, considerada como travessia, realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída, descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas.
id URGS_e4e4c50eea1a8c0d4eca7737906e5902
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106495
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Scherer, Larissa Costa BeberVasques, Carla Karnoppi2014-11-08T02:13:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/106495000941774A presente Dissertação de Mestrado em Educação tematiza a formação continuada de professores no contexto da inclusão escolar. Diante de alunos que questionam e desestabilizam a ação docente, por desviarem-se do caminho tido como normal de aprender, focam-se os movimentos e as travessias realizadas pelo professor na construção do trabalho escolar. Como campo de estudo, aborda uma experiência realizada com um grupo de professores, ocorrida em uma instituição de educação infantil e de ensino fundamental na região metropolitana do RS, entre os anos 2006 e 2012. As memórias, as cenas e as narrativas foram resgatadas, sistematizadas e transformadas em texto intitulado Diário de Viagem. São analisados especialmente os enunciados de quatro professores em relação aos referidos alunos. O argumento, tecido sob forma de ensaio, contempla o diálogo entre a Educação Especial, a Psicanálise, as proposições de Roland Barthes sobre a leitura e a literatura de Italo Calvino, Se um viajante numa noite de inverno. Frente aos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura, considerada como travessia, realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída, descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas.This dissertation presented as a requirement for the Master’s Program in Education discusses the need for continuous teacher training regarding the education of students with special needs. When facing students who question and challenge educational actions by presenting learning styles that differ from those considered standard, we have focused on movements and paths chosen by educators in their practice. As a study field, it presents an experiment done with a group of educators from an institution where both Children’s and Elementary Education levels are offered. It is located in the metropolitan region of the Brazilian state of Rio Grande do Sul, between 2006 and 2012. The memories, the scenes and the narratives have been dutifully evoked, systematized and recorded in writing, which has originated the Diário de Viagem (Travel Log). The considerations made by four teachers on the referred students have been analyzed in detail. The argument, which has been shaped and organized as an essay, looks upon the communication established among Education for Special Needs, Psychoanalysis, Roland Barthes’s propositions on Reading and Italo Calvino’s work, namely Se um viajante numa noite de inverno (Se una note d'inverno un viaggiatore). Considering the (mis)matchings involving educators and students with special needs, we have sought to pursue a path that shows us that an educator’s work derives from reading as a craft. The act of reading, herein compared to a crossing, takes place at three different times and from three different perspectives: the encounter with an immobilizing disharmony that leads to a technicist reading; traveling through the confrontation with the bizarre and reaching deconstructed and discontinuous reading, which enables the construction of pedagogical practices.application/pdfporEducação especialPsicanáliseFormação de professoresLeituraLiteraturaEducation for special needsPsychoanalysisTeacher educationReadingLiteratureSe um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941774.pdf000941774.pdfTexto completoapplication/pdf1475255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106495/1/000941774.pdf088e4b360212a6b7967fbb9b68778981MD51TEXT000941774.pdf.txt000941774.pdf.txtExtracted Texttext/plain357127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106495/2/000941774.pdf.txt65aa85fc66303effc45e1a85dfbcbfc7MD52THUMBNAIL000941774.pdf.jpg000941774.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106495/3/000941774.pdf.jpg0df4392c65b7eb1874bfcde26611c8afMD5310183/1064952018-10-19 10:32:15.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:32:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
title Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
spellingShingle Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
Scherer, Larissa Costa Beber
Educação especial
Psicanálise
Formação de professores
Leitura
Literatura
Education for special needs
Psychoanalysis
Teacher education
Reading
Literature
title_short Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
title_full Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
title_fullStr Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
title_full_unstemmed Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
title_sort Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
author Scherer, Larissa Costa Beber
author_facet Scherer, Larissa Costa Beber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Larissa Costa Beber
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
contributor_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Psicanálise
Formação de professores
Leitura
Literatura
topic Educação especial
Psicanálise
Formação de professores
Leitura
Literatura
Education for special needs
Psychoanalysis
Teacher education
Reading
Literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Education for special needs
Psychoanalysis
Teacher education
Reading
Literature
description A presente Dissertação de Mestrado em Educação tematiza a formação continuada de professores no contexto da inclusão escolar. Diante de alunos que questionam e desestabilizam a ação docente, por desviarem-se do caminho tido como normal de aprender, focam-se os movimentos e as travessias realizadas pelo professor na construção do trabalho escolar. Como campo de estudo, aborda uma experiência realizada com um grupo de professores, ocorrida em uma instituição de educação infantil e de ensino fundamental na região metropolitana do RS, entre os anos 2006 e 2012. As memórias, as cenas e as narrativas foram resgatadas, sistematizadas e transformadas em texto intitulado Diário de Viagem. São analisados especialmente os enunciados de quatro professores em relação aos referidos alunos. O argumento, tecido sob forma de ensaio, contempla o diálogo entre a Educação Especial, a Psicanálise, as proposições de Roland Barthes sobre a leitura e a literatura de Italo Calvino, Se um viajante numa noite de inverno. Frente aos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura, considerada como travessia, realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída, descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-08T02:13:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106495
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941774
url http://hdl.handle.net/10183/106495
identifier_str_mv 000941774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106495/1/000941774.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106495/2/000941774.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106495/3/000941774.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 088e4b360212a6b7967fbb9b68778981
65aa85fc66303effc45e1a85dfbcbfc7
0df4392c65b7eb1874bfcde26611c8af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309056602112000