TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Larissa Costa Beber
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107626
Resumo: Diante dos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída e descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas. Este artigo aborda uma experiência realizada entre 2006 e 2012 com um grupo de professores, em que se analisou especialmente o enunciado de um professor em relação ao seu aluno.
id USP-67_1089c25c826379a89bc93571bf53fc5d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/107626
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAREducação especialpsicanáliseformação de professoresleituraliteratura.Diante dos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída e descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas. Este artigo aborda uma experiência realizada entre 2006 e 2012 com um grupo de professores, em que se analisou especialmente o enunciado de um professor em relação ao seu aluno.Universidade de São Paulo2015-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/10762610.11606/issn.1981-1624.v20i2p310-324Estilos da Clinica; v. 20 n. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324Estilos da Clinica; ##issue.vol## 20 ##issue.no## 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 20 N. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 20 No. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 20 No 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-3241981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107626/106033Scherer, Larissa Costa Beberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:04Zoai:revistas.usp.br:article/107626Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:04Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
spellingShingle TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Scherer, Larissa Costa Beber
Educação especial
psicanálise
formação de professores
leitura
literatura.
title_short TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_full TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_fullStr TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_sort TRÊS TEMPOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
author Scherer, Larissa Costa Beber
author_facet Scherer, Larissa Costa Beber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Larissa Costa Beber
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
psicanálise
formação de professores
leitura
literatura.
topic Educação especial
psicanálise
formação de professores
leitura
literatura.
description Diante dos (des)encontros entre o professor e os alunos da inclusão, apostamos em um caminho em que o fazer docente decanta de uma certa artesania de ler. A leitura realiza-se em três tempos e posições: encontra-se com a desarmonia imobilizante que conduz a uma leitura cientificista; transita pelo enfrentamento do estranho e chega à leitura desconstruída e descontínua, que permite a constituição de práticas pedagógicas. Este artigo aborda uma experiência realizada entre 2006 e 2012 com um grupo de professores, em que se analisou especialmente o enunciado de um professor em relação ao seu aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107626
10.11606/issn.1981-1624.v20i2p310-324
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107626
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v20i2p310-324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107626/106033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 20 n. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 20 ##issue.no## 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 20 N. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 20 No. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 20 No 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 310-324
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495243251712