Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahm, Francine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215487
Resumo: A dissertação apresenta um estudo onde relaciona atividades envolvendo área e perímetro de figuras geométricas planas, explorando a malha quadriculada e o software Geogebra. O trabalho é composto por uma sequência de atividades que explora o ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas, buscando encontrar modelos genéricos para o cálculo de área de quadrado, retângulos, paralelogramos, triângulos, losangos e trapézios. O estudo foi aplicado como um projeto piloto em 2017 e depois de analisado, reaplicado em 2018, envolvendo duas turmas de 7ª série do ensino fundamental na cidade de Lajeado. É apresentado, com a proposta, um modelo para desenvolver o estudo de geometria com a malha quadriculada e com o Geogebra, articulando diversas formas de aprendizagem. A proposta está ancorada na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) e no construcionismo de Papert (2008). Propõe-se com esse estudo responder de que forma os estudantes relacionam e organizam a obtenção do saber sobre os conceitos de área e perímetro de figuras geométricas planas. As atividades abordadas relacionam noções de perímetro e área de quadrados, retângulos, triângulos, paralelogramos, losangos e trapézios, desejando que os estudantes, ao final da sequência de atividades, descubram fórmulas para a área das figuras exploradas. Com o desenvolvimento da pesquisa pode ser notado que os alunos articularam ideias nas diferentes formas de abordagens dos temas discutidos. Os argumentos dos estudantes foram evidenciados, buscando encontrar a área e o perímetro de diferentes figuras geométricas planas, relacionando assim, as diferentes informações e situações geradas. Esclarecimentos de diferentes conceitos surgidos com a atividade foram provocados e observou-se singularidade nas respostas apresentadas pelos discentes. A pesquisa denota as características observadas pelos estudantes a respeito dos objetos geométricos e permitiu a participação coletiva na construção de ideias matemáticas.
id URGS_e51cb0943fe174bf91f16bb7b6604f07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215487
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dahm, FrancineBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2020-11-27T04:10:19Z2019http://hdl.handle.net/10183/215487001119983A dissertação apresenta um estudo onde relaciona atividades envolvendo área e perímetro de figuras geométricas planas, explorando a malha quadriculada e o software Geogebra. O trabalho é composto por uma sequência de atividades que explora o ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas, buscando encontrar modelos genéricos para o cálculo de área de quadrado, retângulos, paralelogramos, triângulos, losangos e trapézios. O estudo foi aplicado como um projeto piloto em 2017 e depois de analisado, reaplicado em 2018, envolvendo duas turmas de 7ª série do ensino fundamental na cidade de Lajeado. É apresentado, com a proposta, um modelo para desenvolver o estudo de geometria com a malha quadriculada e com o Geogebra, articulando diversas formas de aprendizagem. A proposta está ancorada na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) e no construcionismo de Papert (2008). Propõe-se com esse estudo responder de que forma os estudantes relacionam e organizam a obtenção do saber sobre os conceitos de área e perímetro de figuras geométricas planas. As atividades abordadas relacionam noções de perímetro e área de quadrados, retângulos, triângulos, paralelogramos, losangos e trapézios, desejando que os estudantes, ao final da sequência de atividades, descubram fórmulas para a área das figuras exploradas. Com o desenvolvimento da pesquisa pode ser notado que os alunos articularam ideias nas diferentes formas de abordagens dos temas discutidos. Os argumentos dos estudantes foram evidenciados, buscando encontrar a área e o perímetro de diferentes figuras geométricas planas, relacionando assim, as diferentes informações e situações geradas. Esclarecimentos de diferentes conceitos surgidos com a atividade foram provocados e observou-se singularidade nas respostas apresentadas pelos discentes. A pesquisa denota as características observadas pelos estudantes a respeito dos objetos geométricos e permitiu a participação coletiva na construção de ideias matemáticas.The dissertation presents a study that relates activities involving area and perimeter of flat geometric figures, exploring the grid and the Geogebra software. The work consists of a sequence of activities that explores the teaching of area and perimeter of flat geometric figures, seeking to find generic models for the calculation of square area, rectangles, parallelograms, triangles, rhombuses and trapezoids. The study was applied as a pilot project in 2017 and then reviewed, reapplied in 2018, involving two 7th grade elementary classes in the city of Lajeado. It is presented, with the proposal, a model to develop the study of geometry with the grid and Geogebra, articulating several forms of learning. The proposal is anchored in Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (1993) and Papert's constructionism (2008). This study proposes to answer how students relate and organize the obtaining of knowledge about the concepts of area and perimeter of flat geometric figures. The activities covered relate notions of perimeter and area of squares, rectangles, triangles, parallelograms, rhombuses and trapezoids, hoping that students, at the end of the sequence of activities, discover formulas for the area of explored figures. With the development of the research it can be noticed that the students articulated ideas in the different ways of approaches of the discussed subjects. The students' arguments were highlighted, seeking to find the area and perimeter of different flat geometric figures, thus relating the different information and situations generated. Clarifications of different concepts that emerged from the activity were provoked and there was uniqueness in the answers presented by the students. The research denotes the characteristics observed by students regarding geometric objects and allowed the collective participation in the construction of mathematical ideas.application/pdfporGeometria : Matemática : Ensino fundamentalGeoGebra : SoftwareEducação MatemáticaÁrea e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119983.pdf.txt001119983.pdf.txtExtracted Texttext/plain212705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215487/2/001119983.pdf.txt43bb5b21348de7fd55649ef29a465d08MD52ORIGINAL001119983.pdfTexto completoapplication/pdf11143871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215487/1/001119983.pdfab43e36bc6862a0b8a1522b78d145ac3MD5110183/2154872020-11-28 05:21:28.609523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-28T07:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
title Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
spellingShingle Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
Dahm, Francine
Geometria : Matemática : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Educação Matemática
title_short Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
title_full Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
title_fullStr Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
title_full_unstemmed Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
title_sort Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
author Dahm, Francine
author_facet Dahm, Francine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahm, Francine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria : Matemática : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Educação Matemática
topic Geometria : Matemática : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Educação Matemática
description A dissertação apresenta um estudo onde relaciona atividades envolvendo área e perímetro de figuras geométricas planas, explorando a malha quadriculada e o software Geogebra. O trabalho é composto por uma sequência de atividades que explora o ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas, buscando encontrar modelos genéricos para o cálculo de área de quadrado, retângulos, paralelogramos, triângulos, losangos e trapézios. O estudo foi aplicado como um projeto piloto em 2017 e depois de analisado, reaplicado em 2018, envolvendo duas turmas de 7ª série do ensino fundamental na cidade de Lajeado. É apresentado, com a proposta, um modelo para desenvolver o estudo de geometria com a malha quadriculada e com o Geogebra, articulando diversas formas de aprendizagem. A proposta está ancorada na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) e no construcionismo de Papert (2008). Propõe-se com esse estudo responder de que forma os estudantes relacionam e organizam a obtenção do saber sobre os conceitos de área e perímetro de figuras geométricas planas. As atividades abordadas relacionam noções de perímetro e área de quadrados, retângulos, triângulos, paralelogramos, losangos e trapézios, desejando que os estudantes, ao final da sequência de atividades, descubram fórmulas para a área das figuras exploradas. Com o desenvolvimento da pesquisa pode ser notado que os alunos articularam ideias nas diferentes formas de abordagens dos temas discutidos. Os argumentos dos estudantes foram evidenciados, buscando encontrar a área e o perímetro de diferentes figuras geométricas planas, relacionando assim, as diferentes informações e situações geradas. Esclarecimentos de diferentes conceitos surgidos com a atividade foram provocados e observou-se singularidade nas respostas apresentadas pelos discentes. A pesquisa denota as características observadas pelos estudantes a respeito dos objetos geométricos e permitiu a participação coletiva na construção de ideias matemáticas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-27T04:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215487
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119983
url http://hdl.handle.net/10183/215487
identifier_str_mv 001119983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215487/2/001119983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215487/1/001119983.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43bb5b21348de7fd55649ef29a465d08
ab43e36bc6862a0b8a1522b78d145ac3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085538870329344