Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134118 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar as potencialidades do uso de mídias digitais como o GeoGebra no ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que esses alunos demonstraram a respeito da resolução de problemas envolvendo a Geometria em aulas anteriores a prática. Os aportes teóricos foram os estudos de Gravina (2013), Silva (2013), Pavanello (1993) e Toledo e Toledo (1997). A parte metodológica envolveu o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Torres-RS. A análise mostrou que a aplicação da prática pedagógica usando o software GeoGebra auxiliou na aprendizagem, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre a resolução de problemas que envolvem área e perímetro de figuras geométricas planas. |
id |
UFRGS-2_082aa7f23c9b34de708479cfcef88faf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134118 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Crislaine Aparecida da Silva FranciscoWanderer, Fernanda2016-03-24T02:06:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/134118000983668Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar as potencialidades do uso de mídias digitais como o GeoGebra no ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que esses alunos demonstraram a respeito da resolução de problemas envolvendo a Geometria em aulas anteriores a prática. Os aportes teóricos foram os estudos de Gravina (2013), Silva (2013), Pavanello (1993) e Toledo e Toledo (1997). A parte metodológica envolveu o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Torres-RS. A análise mostrou que a aplicação da prática pedagógica usando o software GeoGebra auxiliou na aprendizagem, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre a resolução de problemas que envolvem área e perímetro de figuras geométricas planas.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria planaProblemas matemáticosResolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983668.pdf000983668.pdfTexto completoapplication/pdf1407390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/1/000983668.pdf8e69228a4bf7167062d3c164994f31b0MD51TEXT000983668.pdf.txt000983668.pdf.txtExtracted Texttext/plain33700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/2/000983668.pdf.txt24438a88f5fa3dccdff4409a4817ecbfMD52THUMBNAIL000983668.pdf.jpg000983668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/3/000983668.pdf.jpg0954eabf8a8ceadf3c454e96bcb2c9caMD5310183/1341182018-10-29 08:05:06.762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
title |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
spellingShingle |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco GeoGebra : Software Geometria plana Problemas matemáticos |
title_short |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
title_full |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
title_fullStr |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
title_sort |
Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra |
author |
Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco |
author_facet |
Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
contributor_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Geometria plana Problemas matemáticos |
topic |
GeoGebra : Software Geometria plana Problemas matemáticos |
description |
Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar as potencialidades do uso de mídias digitais como o GeoGebra no ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que esses alunos demonstraram a respeito da resolução de problemas envolvendo a Geometria em aulas anteriores a prática. Os aportes teóricos foram os estudos de Gravina (2013), Silva (2013), Pavanello (1993) e Toledo e Toledo (1997). A parte metodológica envolveu o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Torres-RS. A análise mostrou que a aplicação da prática pedagógica usando o software GeoGebra auxiliou na aprendizagem, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre a resolução de problemas que envolvem área e perímetro de figuras geométricas planas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134118 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983668 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134118 |
identifier_str_mv |
000983668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/1/000983668.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/2/000983668.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/3/000983668.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e69228a4bf7167062d3c164994f31b0 24438a88f5fa3dccdff4409a4817ecbf 0954eabf8a8ceadf3c454e96bcb2c9ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164743057408 |