Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134118
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar as potencialidades do uso de mídias digitais como o GeoGebra no ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que esses alunos demonstraram a respeito da resolução de problemas envolvendo a Geometria em aulas anteriores a prática. Os aportes teóricos foram os estudos de Gravina (2013), Silva (2013), Pavanello (1993) e Toledo e Toledo (1997). A parte metodológica envolveu o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Torres-RS. A análise mostrou que a aplicação da prática pedagógica usando o software GeoGebra auxiliou na aprendizagem, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre a resolução de problemas que envolvem área e perímetro de figuras geométricas planas.
id UFRGS-2_082aa7f23c9b34de708479cfcef88faf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134118
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Crislaine Aparecida da Silva FranciscoWanderer, Fernanda2016-03-24T02:06:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/134118000983668Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar as potencialidades do uso de mídias digitais como o GeoGebra no ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que esses alunos demonstraram a respeito da resolução de problemas envolvendo a Geometria em aulas anteriores a prática. Os aportes teóricos foram os estudos de Gravina (2013), Silva (2013), Pavanello (1993) e Toledo e Toledo (1997). A parte metodológica envolveu o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Torres-RS. A análise mostrou que a aplicação da prática pedagógica usando o software GeoGebra auxiliou na aprendizagem, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre a resolução de problemas que envolvem área e perímetro de figuras geométricas planas.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria planaProblemas matemáticosResolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983668.pdf000983668.pdfTexto completoapplication/pdf1407390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/1/000983668.pdf8e69228a4bf7167062d3c164994f31b0MD51TEXT000983668.pdf.txt000983668.pdf.txtExtracted Texttext/plain33700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/2/000983668.pdf.txt24438a88f5fa3dccdff4409a4817ecbfMD52THUMBNAIL000983668.pdf.jpg000983668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/3/000983668.pdf.jpg0954eabf8a8ceadf3c454e96bcb2c9caMD5310183/1341182018-10-29 08:05:06.762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
title Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
spellingShingle Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco
GeoGebra : Software
Geometria plana
Problemas matemáticos
title_short Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
title_full Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
title_fullStr Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
title_full_unstemmed Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
title_sort Resolução de problemas de área e perímetro das principais figuras geométricas com o uso do softwere GeoGebra
author Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco
author_facet Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Crislaine Aparecida da Silva Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria plana
Problemas matemáticos
topic GeoGebra : Software
Geometria plana
Problemas matemáticos
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar as potencialidades do uso de mídias digitais como o GeoGebra no ensino de área e perímetro de figuras geométricas planas. A escolha do tema deu-se pela dificuldade que esses alunos demonstraram a respeito da resolução de problemas envolvendo a Geometria em aulas anteriores a prática. Os aportes teóricos foram os estudos de Gravina (2013), Silva (2013), Pavanello (1993) e Toledo e Toledo (1997). A parte metodológica envolveu o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Torres-RS. A análise mostrou que a aplicação da prática pedagógica usando o software GeoGebra auxiliou na aprendizagem, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre a resolução de problemas que envolvem área e perímetro de figuras geométricas planas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134118
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983668
url http://hdl.handle.net/10183/134118
identifier_str_mv 000983668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/1/000983668.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/2/000983668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134118/3/000983668.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e69228a4bf7167062d3c164994f31b0
24438a88f5fa3dccdff4409a4817ecbf
0954eabf8a8ceadf3c454e96bcb2c9ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164743057408