Um museu para quê(m) ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasini, Luciane Campana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189917
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar a possível especificidade no desempenho do artista enquanto propositor, gestor e/ou produtor cultural de instituições museológicas no que diz respeito à construção dos perfis dessas, através da constituição de seus acervos e/ou de suas programações. Considerou-se também se tal especificidade poderia ser influenciada pelo contexto de pouca visibilidade de artistas afastados dos grandes centros culturais, enquanto propositores dessas instituições. A investigação foi realizada através de um estudo de caso sobre a atuação da artista visual Roseli Doleski Pretto (Uruguaiana, 1945 - Passo Fundo, 2002) na criação e na gestão do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), instituição de caráter universitário aberta ao público em maio de 1996, localizada na cidade de Passo Fundo, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento do estudo de caso foi organizado a partir de pesquisa bibliográfica, levantamentos e coletas a campo de documentos, material fotográfico e audiovisual, catálogos, artigos, folders, bem como pela construção e aplicação de entrevistas com artistas, gestores e membros das equipes da instituição. Concluímos, ao final da pesquisa, que a condição de artista de Roseli Doleski Pretto influenciou diretamente no processo de criação do MAVRS, na formação de seu acervo e na condução de suas atividades durante o período em que administrou a instituição. Também concluímos que o contexto de deslocamento da artista em relação ao centro cultural do estado, Porto Alegre, foi fator chave na definição do projeto original do Museu, visto que foi entre artistas atuantes na capital, através da prática de ateliê de gravura, que ela buscou o reconhecimento de seu estatuto de artista, estabelecendo a rede de relações que possibilitou a própria criação do MAVRS. Entendemos, contudo, que o projeto original da instituição, baseado na manutenção dessa rede de relações, esgotou-se com a morte precoce da artista, sendo necessário que o mesmo seja submetido a um processo de revisão. Lembrando que o MAVRS é um museu universitário, concluímos que cabe à Universidade de Passo Fundo-UPF coordenar esse processo, focando sobre o desenvolvimento do elemento crítico essencial ao funcionamento de um sistema da arte local. Isso implica tanto no fortalecimento da formação teórica e crítica do artista, como no incentivo às atividades de pesquisa voltadas ao campo da arte, bem como à sua integração com as atividades do Museu, explorando o potencial de seu acervo e de suas possíveis relações com as produções contemporâneas.
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O desenvolvimento do estudo de caso foi organizado a partir de pesquisa bibliográfica, levantamentos e coletas a campo de documentos, material fotográfico e audiovisual, catálogos, artigos, folders, bem como pela construção e aplicação de entrevistas com artistas, gestores e membros das equipes da instituição. Concluímos, ao final da pesquisa, que a condição de artista de Roseli Doleski Pretto influenciou diretamente no processo de criação do MAVRS, na formação de seu acervo e na condução de suas atividades durante o período em que administrou a instituição. Também concluímos que o contexto de deslocamento da artista em relação ao centro cultural do estado, Porto Alegre, foi fator chave na definição do projeto original do Museu, visto que foi entre artistas atuantes na capital, através da prática de ateliê de gravura, que ela buscou o reconhecimento de seu estatuto de artista, estabelecendo a rede de relações que possibilitou a própria criação do MAVRS. Entendemos, contudo, que o projeto original da instituição, baseado na manutenção dessa rede de relações, esgotou-se com a morte precoce da artista, sendo necessário que o mesmo seja submetido a um processo de revisão. Lembrando que o MAVRS é um museu universitário, concluímos que cabe à Universidade de Passo Fundo-UPF coordenar esse processo, focando sobre o desenvolvimento do elemento crítico essencial ao funcionamento de um sistema da arte local. Isso implica tanto no fortalecimento da formação teórica e crítica do artista, como no incentivo às atividades de pesquisa voltadas ao campo da arte, bem como à sua integração com as atividades do Museu, explorando o potencial de seu acervo e de suas possíveis relações com as produções contemporâneas.The objective of this research was to investigate possible specificity in artist’s performance as a proposer, manager and/or cultural producer of museological institutions, in relation to the construction of its profiles, through the constitution of their collections and/or their programs. It was also considered if such specificity could be influenced by the context of low visibility of artists away from the great cultural centers, as proponents of these institutions. The research was carried out through a case study about the performance of visual artist Roseli Doleski Pretto (Uruguaiana, 1945 - Passo Fundo, 2002) in the creation and management of Visual Arts Museum Ruth Schneider (MAVRS), an university institution opened to the public in May 1996, located in city Passo Fundo city, in the countryside of Rio Grande do Sul state. The development of the case study was organized based on bibliographical research, surveys, and documents collected in the field, photographic and audiovisual material, catalogs, articles, folders, as well as the construction and application of interviews with artists, managers and members of the institution. We concluded, at the end of the research, that Roseli Doleski Pretto’s artist status influenced directly the creation of the MAVRS, the formation of its collection and the conduction of activities during the period in which she administered the institution. We also concluded that the context of the artist’s displacement in relation to the state cultural center, Porto Alegre, was key factor in the definition of the Museum’s original project, since it was among artists working in the capital through the practice of an engraving atelier that she sought recognition of her status as an artist, establishing a network of relationships that made possible the creation of MAVRS. We understand, however, that the original project of the institution, based on the maintenance of this network of relationships, ended with the early death of the artist, being necessary a revision process. Recalling that MAVRS is a university museum, we concluded that it is University of Passo Fundo-UPF responsibility to coordinate this process, focusing on the development of the critical element essential to the functioning of a local art system. This implies both strengthening of theoretical and critical formation of artists, as well as encouragement of research activities related to the field of art, its integration with activities of the Museum, exploring the potential of its collection and its possible relations with contemporary productions.application/pdfporPretto, Roseli DoleskiSchneider, Ruth TrelhaArte contemporâneaMuseu de Artes Visuais Ruth SchneiderRole of the artistArt systemUm museu para quê(m) ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089738.pdf.txt001089738.pdf.txtExtracted Texttext/plain486659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189917/2/001089738.pdf.txt91a1bc6cb50babe26c77277fb7638517MD52ORIGINAL001089738.pdfTexto completoapplication/pdf50869503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189917/1/001089738.pdfd81fe7f47657ccd3f4f89163d6901c7fMD5110183/1899172019-04-03 04:16:03.168859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-03T07:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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