Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Renata Costa de Sá
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14387
Resumo: Esta pesquisa constitui uma reflexão sobre a formação de professores de línguas na modalidade a distância. Os dados foram gerados a partir de um curso a distância (Internet na sala de aula de Língua Estrangeira: Curso de desenvolvimento para professores) com duração de 10 semanas. O curso teve como participantes professores de LE em serviço na rede pública e particular de ensino de diferentes áreas do estado do Rio Grande do Sul. O ambiente virtual de aprendizagem usado foi o ALED (www.ufrgs.br/aled). O curso e a pesquisa tiveram como base a Teoria Sociocultural e as discussões sobre a formação de professores em Lingüística Aplicada. A metodologia empregada na pesquisa foi a pesquisaação. Os objetivos foram (1) analisar as interações que ocorreram no curso a distância para professores de LE e como elas se relacionaram com a construção de conhecimento e a reflexão; (2) refletir sobre o planejamento e a condução desse curso de modo a rever e reavaliar as práticas e escolhas pedagógicas e (3) estabelecer a partir dessa experiência, encaminhamentos relevantes para o desenvolvimento de outros cursos a distância para professores de LE. Os resultados revelaram o estabelecimento de padrões de interações variados, com maior ou menor engajamento na proposta do curso, a saber, o desenvolvimento de interações para levar à construção de conhecimento e reflexão. Quanto às práticas pedagógicas, os dados revelaram que as tarefas de discussão no Fórum podem não ser suficientes para garantir o estabelecimento de interações significativas e que favoreçam a aprendizagem de todos. Como as instâncias de interações mútuas e de engajamento dos participantes foram mais freqüentes nos momentos em que havia uma postura de colaboração, sugere-se que as tarefas de outros cursos enfatizem o desenvolvimento de colaboração como proposta orientadora. Parece ser importante também estabelecer ações para promover a autonomia e a responsabilidade pessoal em relação à aprendizagem assim como a reflexão sobre a concepção de ensino e aprendizagem dos professores nos cursos de formação com base na sua experiência de aprendizagem a distância e através das TICs, como oportunizada pelo curso em estudo, e/ou com base na prática pedagógica desses professores ao fazerem uso da Internet nas suas aulas de línguas.
id URGS_e67e9a1b28132aacc80e658384cecba1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14387
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bonotto, Renata Costa de SáPolonia, Eunice2008-11-01T04:13:15Z2008http://hdl.handle.net/10183/14387000650017Esta pesquisa constitui uma reflexão sobre a formação de professores de línguas na modalidade a distância. Os dados foram gerados a partir de um curso a distância (Internet na sala de aula de Língua Estrangeira: Curso de desenvolvimento para professores) com duração de 10 semanas. O curso teve como participantes professores de LE em serviço na rede pública e particular de ensino de diferentes áreas do estado do Rio Grande do Sul. O ambiente virtual de aprendizagem usado foi o ALED (www.ufrgs.br/aled). O curso e a pesquisa tiveram como base a Teoria Sociocultural e as discussões sobre a formação de professores em Lingüística Aplicada. A metodologia empregada na pesquisa foi a pesquisaação. Os objetivos foram (1) analisar as interações que ocorreram no curso a distância para professores de LE e como elas se relacionaram com a construção de conhecimento e a reflexão; (2) refletir sobre o planejamento e a condução desse curso de modo a rever e reavaliar as práticas e escolhas pedagógicas e (3) estabelecer a partir dessa experiência, encaminhamentos relevantes para o desenvolvimento de outros cursos a distância para professores de LE. Os resultados revelaram o estabelecimento de padrões de interações variados, com maior ou menor engajamento na proposta do curso, a saber, o desenvolvimento de interações para levar à construção de conhecimento e reflexão. Quanto às práticas pedagógicas, os dados revelaram que as tarefas de discussão no Fórum podem não ser suficientes para garantir o estabelecimento de interações significativas e que favoreçam a aprendizagem de todos. Como as instâncias de interações mútuas e de engajamento dos participantes foram mais freqüentes nos momentos em que havia uma postura de colaboração, sugere-se que as tarefas de outros cursos enfatizem o desenvolvimento de colaboração como proposta orientadora. Parece ser importante também estabelecer ações para promover a autonomia e a responsabilidade pessoal em relação à aprendizagem assim como a reflexão sobre a concepção de ensino e aprendizagem dos professores nos cursos de formação com base na sua experiência de aprendizagem a distância e através das TICs, como oportunizada pelo curso em estudo, e/ou com base na prática pedagógica desses professores ao fazerem uso da Internet nas suas aulas de línguas.This research constitutes a reflection about language teacher education. Data have been generated from a distance-learning course, namely, Internet in the foreign language classroom: development course to teachers, which lasted for ten weeks. The participants were in-service foreign language teachers coming from different parts of the state and working in private and public schools. The virtual learning environment used was ALED (www.ufrgs.br/aled). Both the course and the research have been based on the Sociocultural Theory and the discussions on teacher education in the field of Applied Linguistics. The methodology adopted was action research. There were three objectives for the research: (1) analyze interactions which took place within the distance-learning course to envision how they relate to knowledge construction and reflection; (2) reflect upon planning and conduction of the course as to review and assess pedagogic practices and choices; and (3) establish relevant follow-up procedures from this experience to other courses aiming at language teachers and held through distance-learning. Results revealed diverse interaction patterns showing higher or lower engagement in the course proposal, that is, the development of interactions leading to knowledge construction and reflection. As for pedagogic practices, data showed that discussion tasks in the Forum might not be effective enough to foster meaningful interaction which would favor learning for everyone involved. As the instances of mutual interaction and engagement of participants were more frequent when there was a collaborative standing on their part, it is suggested that tasks in future courses emphasize the development of collaboration as a guiding proposal. Besides that, it seems to be important to take actions in order to promote autonomy and personal responsibility towards each one’s own learning as well as reflection on teachers’ concepts of learning and teaching in continued education programs based on their experience in distance-learning through the support of information and communication technologies and/or from their teaching practice as they make use of the Internet in their language classes.application/pdfporFormação de professoresEnsino a distânciaProfessor de língua estrangeiraLingüística aplicada (ensino de língua)Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000650017.pdf000650017.pdfTexto completoapplication/pdf1073239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14387/1/000650017.pdf2d45e45756da4787c487ccae3f24b35fMD51TEXT000650017.pdf.txt000650017.pdf.txtExtracted Texttext/plain306575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14387/2/000650017.pdf.txt0574130160318bba193d9ccb451e9ecbMD52THUMBNAIL000650017.pdf.jpg000650017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14387/3/000650017.pdf.jpg73246aa825eff5e2c76bb6d28aa82e3bMD5310183/143872021-12-06 05:42:31.179214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:42:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
title Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
spellingShingle Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
Bonotto, Renata Costa de Sá
Formação de professores
Ensino a distância
Professor de língua estrangeira
Lingüística aplicada (ensino de língua)
title_short Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
title_full Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
title_fullStr Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
title_full_unstemmed Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
title_sort Internet na sala de aula de língua estrangeira : formação de professores a distância
author Bonotto, Renata Costa de Sá
author_facet Bonotto, Renata Costa de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Renata Costa de Sá
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Polonia, Eunice
contributor_str_mv Polonia, Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
Professor de língua estrangeira
Lingüística aplicada (ensino de língua)
topic Formação de professores
Ensino a distância
Professor de língua estrangeira
Lingüística aplicada (ensino de língua)
description Esta pesquisa constitui uma reflexão sobre a formação de professores de línguas na modalidade a distância. Os dados foram gerados a partir de um curso a distância (Internet na sala de aula de Língua Estrangeira: Curso de desenvolvimento para professores) com duração de 10 semanas. O curso teve como participantes professores de LE em serviço na rede pública e particular de ensino de diferentes áreas do estado do Rio Grande do Sul. O ambiente virtual de aprendizagem usado foi o ALED (www.ufrgs.br/aled). O curso e a pesquisa tiveram como base a Teoria Sociocultural e as discussões sobre a formação de professores em Lingüística Aplicada. A metodologia empregada na pesquisa foi a pesquisaação. Os objetivos foram (1) analisar as interações que ocorreram no curso a distância para professores de LE e como elas se relacionaram com a construção de conhecimento e a reflexão; (2) refletir sobre o planejamento e a condução desse curso de modo a rever e reavaliar as práticas e escolhas pedagógicas e (3) estabelecer a partir dessa experiência, encaminhamentos relevantes para o desenvolvimento de outros cursos a distância para professores de LE. Os resultados revelaram o estabelecimento de padrões de interações variados, com maior ou menor engajamento na proposta do curso, a saber, o desenvolvimento de interações para levar à construção de conhecimento e reflexão. Quanto às práticas pedagógicas, os dados revelaram que as tarefas de discussão no Fórum podem não ser suficientes para garantir o estabelecimento de interações significativas e que favoreçam a aprendizagem de todos. Como as instâncias de interações mútuas e de engajamento dos participantes foram mais freqüentes nos momentos em que havia uma postura de colaboração, sugere-se que as tarefas de outros cursos enfatizem o desenvolvimento de colaboração como proposta orientadora. Parece ser importante também estabelecer ações para promover a autonomia e a responsabilidade pessoal em relação à aprendizagem assim como a reflexão sobre a concepção de ensino e aprendizagem dos professores nos cursos de formação com base na sua experiência de aprendizagem a distância e através das TICs, como oportunizada pelo curso em estudo, e/ou com base na prática pedagógica desses professores ao fazerem uso da Internet nas suas aulas de línguas.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-01T04:13:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000650017
url http://hdl.handle.net/10183/14387
identifier_str_mv 000650017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14387/1/000650017.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14387/2/000650017.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14387/3/000650017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d45e45756da4787c487ccae3f24b35f
0574130160318bba193d9ccb451e9ecb
73246aa825eff5e2c76bb6d28aa82e3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085132762087424