Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Heidi Kalschne
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204618
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de investigar perspectivas sobre expressividade em performance musical a partir de concepções de pianistas em nível de graduação e pós-graduação como intérpretes e ouvintes em três modalidades de escuta: i) áudio; ii) áudio e vídeo; iii) áudio e vídeo com partitura. O método envolveu uma abordagem quali-quantitativa com duas fases de entrevistas e dois encontros com um grupo focal. Na primeira etapa de entrevistas foi realizado um mapeamento sobre as concepções de expressividade de 12 pós-graduandos em música/piano, assim como suas impressões sobre obras que interpretaram em recitais. No grupo focal, duas performances (em áudio) de uma mesma música foram escutadas e discutidas sobre a natureza expressiva das interpretações. Na segunda fase de entrevistas, uma terceira performance foi acrescentada como estímulo em três modalidades de escuta e outros 12 participantes graduandos e pós-graduandos fizeram parte da amostra. Dentre os 17 parâmetros estruturais e expressivos apresentados, pôde-se observar que alguns foram considerados mais relevantes que outros para esta população de ouvintes em termos de expressividade: articulação, caráter/clima/humor, dinâmica, gestual e ritmo. Por outro lado, os parâmetros menos indicados nas entrevistas foram o registro, métrica e gênero/estilo. Os resultados indicaram que as diferentes modalidades de escuta afetaram em algum grau a percepção dos ouvintes em relação à expressividade dos pianistas nesse estudo. A visualização dos movimentos dos pianistas afetou a percepção dos ouvintes sobre a expressividade. A partitura demonstrou ser uma ferramenta abundante em informações, auxiliando-os a elucidar suas percepções positivas/negativas em relação à expressividade. Um conceito central revelado a partir dos dados desta pesquisa foi a singularidade compartilhada, seja como intérprete, seja como ouvinte à medida que os limites das convenções estilísticas nortearam a recepção e apropriação/produção da obra. Observamos que os ouvintes (ainda que alguns com dificuldades em verbalização) demonstram habilidades em modos de perceber e compreender a natureza expressiva e singular de cada performance.
id URGS_e7185e8728e4bc2b4d4a9d9083d44033
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204618
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Monteiro, Heidi KalschneSantos, Regina Antunes Teixeira dos2020-01-18T04:17:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/204618001109982A presente pesquisa teve o objetivo de investigar perspectivas sobre expressividade em performance musical a partir de concepções de pianistas em nível de graduação e pós-graduação como intérpretes e ouvintes em três modalidades de escuta: i) áudio; ii) áudio e vídeo; iii) áudio e vídeo com partitura. O método envolveu uma abordagem quali-quantitativa com duas fases de entrevistas e dois encontros com um grupo focal. Na primeira etapa de entrevistas foi realizado um mapeamento sobre as concepções de expressividade de 12 pós-graduandos em música/piano, assim como suas impressões sobre obras que interpretaram em recitais. No grupo focal, duas performances (em áudio) de uma mesma música foram escutadas e discutidas sobre a natureza expressiva das interpretações. Na segunda fase de entrevistas, uma terceira performance foi acrescentada como estímulo em três modalidades de escuta e outros 12 participantes graduandos e pós-graduandos fizeram parte da amostra. Dentre os 17 parâmetros estruturais e expressivos apresentados, pôde-se observar que alguns foram considerados mais relevantes que outros para esta população de ouvintes em termos de expressividade: articulação, caráter/clima/humor, dinâmica, gestual e ritmo. Por outro lado, os parâmetros menos indicados nas entrevistas foram o registro, métrica e gênero/estilo. Os resultados indicaram que as diferentes modalidades de escuta afetaram em algum grau a percepção dos ouvintes em relação à expressividade dos pianistas nesse estudo. A visualização dos movimentos dos pianistas afetou a percepção dos ouvintes sobre a expressividade. A partitura demonstrou ser uma ferramenta abundante em informações, auxiliando-os a elucidar suas percepções positivas/negativas em relação à expressividade. Um conceito central revelado a partir dos dados desta pesquisa foi a singularidade compartilhada, seja como intérprete, seja como ouvinte à medida que os limites das convenções estilísticas nortearam a recepção e apropriação/produção da obra. Observamos que os ouvintes (ainda que alguns com dificuldades em verbalização) demonstram habilidades em modos de perceber e compreender a natureza expressiva e singular de cada performance.The present research aimed to investigate perspectives of pianists as performers and listeners about expressivity addressing interpretive conceptions and modalities of listening: i) audio, ii) audio and video; iii) audio and video with score. The method involved a qualitative and quantitative approach, with two phases of interviews and two meetings with a focus group. In the first stage of interviews, a mapping was made of the expressiveness conceptions of 12 postgraduates in music/piano, as well as their impressions of pieces they performed in recitals. In the focus group, two performances (audio) of the same piece were heard and discussed about the expressive nature of the interpretations. In the second phase of interviews, with the three listening modalities, a third performance was added as a stimulus and 12 other undergraduate and postgraduate participants were part of the sample. Among the 17 structural and expressive parameters presented, it was observed that some were considered more relevant than others for these listeners in terms of expressiveness: articulation, character/climate/mood, dynamics, gestures and rhythm. On the other hand, the parameters less indicated in the interviews were the registration, metric and music genre/style. The results indicated that the different listening modalities affected to some degree the perception of the listeners regarding the expressiveness of the pianists in this study. The visualization of movements affected the listeners' perception of expressiveness. The score proved to be an abundant information tool, helping them to elucidate their positive/negative perceptions regarding expressiveness. A central concept revealed from the data of this research was a shared singularity, either as an interpreter or as a listener as the boundaries of stylistic conventions guided the reception and appropriation/production of the work. We note that listeners (though some with difficulties in verbalization) demonstrate skills in ways of perceiving and understanding the expressive and unique nature of each performance.application/pdfporExpressão musicalConcepçãoOuvintePianistasSingularidadesCompartilhamento de informaçãoMusical expressivenessConceptions of expressionPerceptions of listenersPianistsShared SingularityPerspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109982.pdf.txt001109982.pdf.txtExtracted Texttext/plain426389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204618/2/001109982.pdf.txt7a9ab98d6c0ef1e43d3ad3ad3fca65e2MD52ORIGINAL001109982.pdfTexto completoapplication/pdf2420056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204618/1/001109982.pdf7198e414197cd5ac66c7c5c7711f3f9eMD5110183/2046182020-01-19 05:14:59.382619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:14:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
title Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
spellingShingle Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
Monteiro, Heidi Kalschne
Expressão musical
Concepção
Ouvinte
Pianistas
Singularidades
Compartilhamento de informação
Musical expressiveness
Conceptions of expression
Perceptions of listeners
Pianists
Shared Singularity
title_short Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
title_full Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
title_fullStr Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
title_full_unstemmed Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
title_sort Perspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintes
author Monteiro, Heidi Kalschne
author_facet Monteiro, Heidi Kalschne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Heidi Kalschne
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Regina Antunes Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Regina Antunes Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão musical
Concepção
Ouvinte
Pianistas
Singularidades
Compartilhamento de informação
topic Expressão musical
Concepção
Ouvinte
Pianistas
Singularidades
Compartilhamento de informação
Musical expressiveness
Conceptions of expression
Perceptions of listeners
Pianists
Shared Singularity
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical expressiveness
Conceptions of expression
Perceptions of listeners
Pianists
Shared Singularity
description A presente pesquisa teve o objetivo de investigar perspectivas sobre expressividade em performance musical a partir de concepções de pianistas em nível de graduação e pós-graduação como intérpretes e ouvintes em três modalidades de escuta: i) áudio; ii) áudio e vídeo; iii) áudio e vídeo com partitura. O método envolveu uma abordagem quali-quantitativa com duas fases de entrevistas e dois encontros com um grupo focal. Na primeira etapa de entrevistas foi realizado um mapeamento sobre as concepções de expressividade de 12 pós-graduandos em música/piano, assim como suas impressões sobre obras que interpretaram em recitais. No grupo focal, duas performances (em áudio) de uma mesma música foram escutadas e discutidas sobre a natureza expressiva das interpretações. Na segunda fase de entrevistas, uma terceira performance foi acrescentada como estímulo em três modalidades de escuta e outros 12 participantes graduandos e pós-graduandos fizeram parte da amostra. Dentre os 17 parâmetros estruturais e expressivos apresentados, pôde-se observar que alguns foram considerados mais relevantes que outros para esta população de ouvintes em termos de expressividade: articulação, caráter/clima/humor, dinâmica, gestual e ritmo. Por outro lado, os parâmetros menos indicados nas entrevistas foram o registro, métrica e gênero/estilo. Os resultados indicaram que as diferentes modalidades de escuta afetaram em algum grau a percepção dos ouvintes em relação à expressividade dos pianistas nesse estudo. A visualização dos movimentos dos pianistas afetou a percepção dos ouvintes sobre a expressividade. A partitura demonstrou ser uma ferramenta abundante em informações, auxiliando-os a elucidar suas percepções positivas/negativas em relação à expressividade. Um conceito central revelado a partir dos dados desta pesquisa foi a singularidade compartilhada, seja como intérprete, seja como ouvinte à medida que os limites das convenções estilísticas nortearam a recepção e apropriação/produção da obra. Observamos que os ouvintes (ainda que alguns com dificuldades em verbalização) demonstram habilidades em modos de perceber e compreender a natureza expressiva e singular de cada performance.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-18T04:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109982
url http://hdl.handle.net/10183/204618
identifier_str_mv 001109982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204618/2/001109982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204618/1/001109982.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a9ab98d6c0ef1e43d3ad3ad3fca65e2
7198e414197cd5ac66c7c5c7711f3f9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085514634592256