Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Alexandre Borin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185252
Resumo: Encontrar o jogo. Jogar com o encontro. Eis o motivo principal deste trabalho, que se desenvolve a partir de uma perspectiva artística, através de uma abordagem prática baseada em estudos teatrais que envolvem o jogo do ator com a máscara na rua. Por meio das experiências artísticas e pedagógicas com a Cia Familie Flöz, Irion Nolasco, Liane Venturella e Tiche Vianna, e através das práticas do grupo Máscara EnCena, este trabalho busca relacionar elementos que direcionam a expressividade do corpo, como o foco, interesse, ação, reação, triangulação, estados de leveza, peso, retração e expansão, assim como as qualidades físico-energéticas do buoyancy, potency e radiancy propostas por Arthur Lessac, afim de encontrar uma identidade entre corpo e máscara em relação criativa e interativa com a rua. A partir de práticas do processo de mascaramento do ator, ou seja, da transposição de qualidades físicas que condicionam ao corpo outras possibilidades expressivas, a presente pesquisa debruça-se sobre o jogo do ator com a máscara inteira expressiva em contato com a rua e a cultura urbana da cidade de Porto Alegre. Desse modo, o trabalho propõe a articulação entre tais princípios e a expressividade criativa do ator em jogo na rua, servindo-se de procedimentos e experimentações com a máscara.
id URGS_e7a8ebca049eda36398b0387397b0f18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185252
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Antunes, Alexandre BorinMarocco, Ines Alcaraz2018-11-29T02:46:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/185252001081738Encontrar o jogo. Jogar com o encontro. Eis o motivo principal deste trabalho, que se desenvolve a partir de uma perspectiva artística, através de uma abordagem prática baseada em estudos teatrais que envolvem o jogo do ator com a máscara na rua. Por meio das experiências artísticas e pedagógicas com a Cia Familie Flöz, Irion Nolasco, Liane Venturella e Tiche Vianna, e através das práticas do grupo Máscara EnCena, este trabalho busca relacionar elementos que direcionam a expressividade do corpo, como o foco, interesse, ação, reação, triangulação, estados de leveza, peso, retração e expansão, assim como as qualidades físico-energéticas do buoyancy, potency e radiancy propostas por Arthur Lessac, afim de encontrar uma identidade entre corpo e máscara em relação criativa e interativa com a rua. A partir de práticas do processo de mascaramento do ator, ou seja, da transposição de qualidades físicas que condicionam ao corpo outras possibilidades expressivas, a presente pesquisa debruça-se sobre o jogo do ator com a máscara inteira expressiva em contato com a rua e a cultura urbana da cidade de Porto Alegre. Desse modo, o trabalho propõe a articulação entre tais princípios e a expressividade criativa do ator em jogo na rua, servindo-se de procedimentos e experimentações com a máscara.Encounter the performance. Play with the encounter. This is the main objective of this research, which develops from an artistic perspective, through a practical approach based on theatrical studies that involve the actor's performance with the mask on the streets. This research seeks to relate elements which direct the expressiveness of the body, such as focus, interest, action , reaction, triangulation, states of lightness, weight, retraction and expansion, as well as the physical-energetic qualities of buoyancy, potency and radiancy proposed by Arthur Lessac, through artistic and pedagogical experiences with Cia Familie Flöz, Irion Nolasco, Liane Venturella and Tiche Vianna, and through practices of Mascara EnCena group, in order to find an identity between body and mask in a creative and interactive relation with the streets. Starting from practices such as the masking process of the actor, which is, the transposition of physical qualities that condition the body to other expressive possibilities, this research looks at the actor's performance with the expressive mask as a whole, having contact with the streets and the urban culture in the city of Porto Alegre. Therefore, the research proposes articulation between such principles and the creative expressiveness of the actor in performance on the street, using procedures and experimentations with the mask.application/pdfporTeatroMáscaras (Arte)AtorProcesso criativoIntervenção urbana : TeatroTheaterUrban interventionCreative processPerformanceExpressive maskCorpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontroBody-mask in performance : the street as a place of encounterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001081738.pdf.txt001081738.pdf.txtExtracted Texttext/plain377881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185252/2/001081738.pdf.txtb7eda818f10add08eca2600d10a197b7MD52ORIGINAL001081738.pdfTexto completoapplication/pdf7538588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185252/1/001081738.pdf2b762c7f4831a02bd98efa63a9746b02MD5110183/1852522024-04-27 06:07:36.8432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-27T09:07:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Body-mask in performance : the street as a place of encounter
title Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
spellingShingle Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
Antunes, Alexandre Borin
Teatro
Máscaras (Arte)
Ator
Processo criativo
Intervenção urbana : Teatro
Theater
Urban intervention
Creative process
Performance
Expressive mask
title_short Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
title_full Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
title_fullStr Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
title_full_unstemmed Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
title_sort Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro
author Antunes, Alexandre Borin
author_facet Antunes, Alexandre Borin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Alexandre Borin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marocco, Ines Alcaraz
contributor_str_mv Marocco, Ines Alcaraz
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Máscaras (Arte)
Ator
Processo criativo
Intervenção urbana : Teatro
topic Teatro
Máscaras (Arte)
Ator
Processo criativo
Intervenção urbana : Teatro
Theater
Urban intervention
Creative process
Performance
Expressive mask
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Urban intervention
Creative process
Performance
Expressive mask
description Encontrar o jogo. Jogar com o encontro. Eis o motivo principal deste trabalho, que se desenvolve a partir de uma perspectiva artística, através de uma abordagem prática baseada em estudos teatrais que envolvem o jogo do ator com a máscara na rua. Por meio das experiências artísticas e pedagógicas com a Cia Familie Flöz, Irion Nolasco, Liane Venturella e Tiche Vianna, e através das práticas do grupo Máscara EnCena, este trabalho busca relacionar elementos que direcionam a expressividade do corpo, como o foco, interesse, ação, reação, triangulação, estados de leveza, peso, retração e expansão, assim como as qualidades físico-energéticas do buoyancy, potency e radiancy propostas por Arthur Lessac, afim de encontrar uma identidade entre corpo e máscara em relação criativa e interativa com a rua. A partir de práticas do processo de mascaramento do ator, ou seja, da transposição de qualidades físicas que condicionam ao corpo outras possibilidades expressivas, a presente pesquisa debruça-se sobre o jogo do ator com a máscara inteira expressiva em contato com a rua e a cultura urbana da cidade de Porto Alegre. Desse modo, o trabalho propõe a articulação entre tais princípios e a expressividade criativa do ator em jogo na rua, servindo-se de procedimentos e experimentações com a máscara.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-29T02:46:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185252
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001081738
url http://hdl.handle.net/10183/185252
identifier_str_mv 001081738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185252/2/001081738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185252/1/001081738.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7eda818f10add08eca2600d10a197b7
2b762c7f4831a02bd98efa63a9746b02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309135032451072