Análise da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Sobrinho, Arlindo Raposo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256022
Resumo: Esta tese é um estudo analítico da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambuco. A construção civil é uma das indústrias que mais impactam ambientalmente, devido ao consumo de recursos naturais, extração da matéria prima, geração de resíduos nos canteiros de obra, movimentação de terra, alterações no solo, suprimento de vegetação, além de impactar o consumo de energia elétrica e água, dentre outros fatores que degradam o meio ambiente. Entretanto, o crescimento do Brasil demanda o incremento de obras de infraestrutura e habitação. O objetivo principal deste trabalho é avaliar em que medida os cursos de engenharia civil das universidades públicas de Pernambuco estão acompanhando as expectativas do mundo do trabalho, tendo como foco a sustentabilidade ambiental, questões humanísticas e as inovações tecnológicas na construção civil. Para tanto, foram realizadas duas pesquisas. A primeira faz um levantamento dos conteúdos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Engenharia Civil do Estado de Pernambuco. Este primeiro trabalho se propõe a identificar os elementos relacionados à sustentabilidade ambiental, aplicados ao ensino da Engenharia Civil, nas respectivas instituições. A segunda pesquisa, realizada através de um estudo de caso, está focada na aplicação de novas tecnologias adotadas atualmente na construção civil. Foi complementada por entrevistas com os engenheiros contratados para o acompanhamento e execução da obra. Baseou-se nas suas visões atuais no que concerne aos novos métodos construtivos aplicados e que estejam conforme sua visão humanística e formação acadêmica, construídos ao longo da graduação. Uma terceira pesquisa foi elaborada, através do Google Forms, com alunos egressos de instituições públicas e privadas, complementada com gestores de obras de construção civil. Nas pesquisas foram adotadas a metodologia de Análise de Conteúdo, a partir da pré-análise, da exploração do material e do tratamento dos resultados, conforme preconiza Laurence Bardin. Os resultados demonstram que há uma clara previsão dos aspectos pedagógicos ligados às questões ambientais e de inovações tecnológicas nos PPC. Porém, a questão da formação dos professores é pouco contemplada nestes documentos. No caso das entrevistas realizadas com profissionais, elas evidenciam a carência da articulação das formações em engenharia com as necessidades do mundo do trabalho. Quanto aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), falta o incentivo para a inclusão de temas que possam prover aos futuros engenheiros a interdependência entre meio ambiente e sustentabilidade, de modo transversal nas matrizes curriculares.
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O objetivo principal deste trabalho é avaliar em que medida os cursos de engenharia civil das universidades públicas de Pernambuco estão acompanhando as expectativas do mundo do trabalho, tendo como foco a sustentabilidade ambiental, questões humanísticas e as inovações tecnológicas na construção civil. Para tanto, foram realizadas duas pesquisas. A primeira faz um levantamento dos conteúdos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Engenharia Civil do Estado de Pernambuco. Este primeiro trabalho se propõe a identificar os elementos relacionados à sustentabilidade ambiental, aplicados ao ensino da Engenharia Civil, nas respectivas instituições. A segunda pesquisa, realizada através de um estudo de caso, está focada na aplicação de novas tecnologias adotadas atualmente na construção civil. Foi complementada por entrevistas com os engenheiros contratados para o acompanhamento e execução da obra. Baseou-se nas suas visões atuais no que concerne aos novos métodos construtivos aplicados e que estejam conforme sua visão humanística e formação acadêmica, construídos ao longo da graduação. Uma terceira pesquisa foi elaborada, através do Google Forms, com alunos egressos de instituições públicas e privadas, complementada com gestores de obras de construção civil. Nas pesquisas foram adotadas a metodologia de Análise de Conteúdo, a partir da pré-análise, da exploração do material e do tratamento dos resultados, conforme preconiza Laurence Bardin. Os resultados demonstram que há uma clara previsão dos aspectos pedagógicos ligados às questões ambientais e de inovações tecnológicas nos PPC. Porém, a questão da formação dos professores é pouco contemplada nestes documentos. No caso das entrevistas realizadas com profissionais, elas evidenciam a carência da articulação das formações em engenharia com as necessidades do mundo do trabalho. Quanto aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), falta o incentivo para a inclusão de temas que possam prover aos futuros engenheiros a interdependência entre meio ambiente e sustentabilidade, de modo transversal nas matrizes curriculares.This thesis is an analytical study of the humanistic, social and contemporary education in Civil Engineering courses in Pernambuco. Civil construction is one of the industries that most impact the environment, due to the consumption of natural resources, extraction of raw materials, generation of waste at construction sites, soil movement, changes in the soil, logging, in addition to impacting the consumption of electricity and water, among other factors that degrade the environment. However, Brazil's growth demands an increase in infrastructure and housing projects. The main objective of this work is to evaluate the extent to which civil engineering courses at public universities in Pernambuco are following the expectations of the labor market, focusing on environmental sustainability, humanistic issues and technological innovations in civil construction. To this end, two surveys were carried out. The first surveys the contents of Undergraduate Thesis (TCC) and Undergraduate Course’s Pedagogical Projects (PPC) of Public Higher Education Institutions (HEI) of Civil Engineering in the Brazilian state of Pernambuco. This first work proposes to identify the elements related to environmental sustainability, applied to the teaching of Civil Engineering, in the respective institutions. The second research, carried out through a case study, is focused on the application of new technologies currently adopted in civil construction. It was complemented by interviews with the engineers hired to monitor and execute the work. It was based on their current views regarding the new constructive methods applied and that are in accordance with their humanistic vision and academic training, learned in undergraduate course. A third survey was carried out, using Google Forms, with students from public and private institutions, complemented with managers of civil construction sites. It was complemented by interviews with the engineers hired to monitor and execute the work. It was based on their current views regarding the new constructive methods applied and that are in accordance with their humanistic vision and academic training, built throughout the undergraduate course In the surveys, the Content Analysis methodology was adopted, based on pre-analysis, material exploration and treatment of results, as advocated by Laurence Bardin. The results demonstrate that there is a clear prediction of the pedagogical aspects linked to environmental issues and technological innovations in the PPC. However, the issue of teacher training is little addressed in these documents. The interviews carried out with professionals show the lack of articulation between engineering education and the needs of the labor market. As for the Undergraduate Thesis (TCC), there is a lack of incentive for the inclusion of themes that can provide future engineers with the interdependence between the environment and sustainability, in a broader way in the course curriculum.application/pdfporEngenharia civilSustentabilidadeUniversidadesEngineering educationInnovation in civil constructionPedagogical projectsEnvironment and sustainabilityAnálise da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164573.pdf.txt001164573.pdf.txtExtracted Texttext/plain273758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256022/2/001164573.pdf.txt0bbc655a6a5755df0a15f23691f6842fMD52ORIGINAL001164573.pdfTexto completoapplication/pdf2394293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256022/1/001164573.pdfe4e42962bce7b9da715b75e5994ca0b5MD5110183/2560222023-03-19 03:35:20.761434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-19T06:35:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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