Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Claudia Adriana Dornelles de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259155
Resumo: O reconhecimento da criança enquanto ator social e de sua condição enquanto sujeito de direitos demanda novas abordagens e cuidados éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo crianças com deficiência. Considerando as discussões sobre a ética na pesquisa educacional, o estudo teve como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito de direitos demanda novas abordagens e dilemas éticos na pesquisa educacional com esse público. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se na perspectiva da Sociologia da Infância e em referenciais teóricos que abordam as questões envolvendo a ética em pesquisas na área das Ciências Sociais e Humanas. A investigação em foco neste artigo toma como base uma pesquisa documental na qual foram analisadas teses e dissertações da área de Educação, realizadas em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do RS, defendidas no período de 2016 a 2021. A análise revelou como os pesquisadores articulam a ética na pesquisa envolvendo crianças com deficiência. Conclui-se com a importância de fomentar o tema nos espaços da pesquisa educacional por meio de estudos e discussões sobre como as normas éticas poderão contribuir para administrar os dilemas da ética na pesquisa.
id URGS_e96d1563aa137009b25e777423f3b18c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259155
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Araújo, Claudia Adriana Dornelles deLoponte, Luciana Gruppelli2023-06-18T03:51:55Z2023http://hdl.handle.net/10183/259155001170668O reconhecimento da criança enquanto ator social e de sua condição enquanto sujeito de direitos demanda novas abordagens e cuidados éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo crianças com deficiência. Considerando as discussões sobre a ética na pesquisa educacional, o estudo teve como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito de direitos demanda novas abordagens e dilemas éticos na pesquisa educacional com esse público. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se na perspectiva da Sociologia da Infância e em referenciais teóricos que abordam as questões envolvendo a ética em pesquisas na área das Ciências Sociais e Humanas. A investigação em foco neste artigo toma como base uma pesquisa documental na qual foram analisadas teses e dissertações da área de Educação, realizadas em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do RS, defendidas no período de 2016 a 2021. A análise revelou como os pesquisadores articulam a ética na pesquisa envolvendo crianças com deficiência. Conclui-se com a importância de fomentar o tema nos espaços da pesquisa educacional por meio de estudos e discussões sobre como as normas éticas poderão contribuir para administrar os dilemas da ética na pesquisa.The recognition of children as sociais actors and their condition as subjects of rights demands new approaches and ethical care in the development of research involving children with disabilities. Considering the discussions on ethics in educational research, this study aimed aims to contribute to the reflections on the ethical issues present in studies, Education involving children with disabilities. The recognition of the child as a social actor and his condition as a subject of rights demands new approaches and ethical dilemmas in educational research with this public. The theoretical foundation is anchored in the perspective of Sociology of Childhood and theoretical references that address the issues involving ethics in research in the area of Social and Human Sciences. It is based on documentary research in which theses and dissertations of the area of Education in Graduate Programs in Education of public and private higher education institutions of rs were analyzed, defended in the period from 2016 to 2021. The analysis revealed how researchers articulate ethics in research involving children with disabilities. It is concluded the importance of fostering the theme in the spaces of educational research through studies and discussions on how ethical norms can contribute to manage the dilemmas of ethics in research.application/pdfporCriançaDeficiênciaÉticaPesquisa científicaChildren with DisabilitieEducationResearch ethicsÉtica na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170668.pdf.txt001170668.pdf.txtExtracted Texttext/plain288688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259155/2/001170668.pdf.txt166fec7b980ef161e53ec0530b9bf787MD52ORIGINAL001170668.pdfTexto completoapplication/pdf2397670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259155/1/001170668.pdff28e620f164de1462236bff325c2f74bMD5110183/2591552023-06-20 03:29:44.187795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-20T06:29:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
title Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
spellingShingle Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
Araújo, Claudia Adriana Dornelles de
Criança
Deficiência
Ética
Pesquisa científica
Children with Disabilitie
Education
Research ethics
title_short Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
title_full Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
title_fullStr Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
title_full_unstemmed Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
title_sort Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
author Araújo, Claudia Adriana Dornelles de
author_facet Araújo, Claudia Adriana Dornelles de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Claudia Adriana Dornelles de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Deficiência
Ética
Pesquisa científica
topic Criança
Deficiência
Ética
Pesquisa científica
Children with Disabilitie
Education
Research ethics
dc.subject.eng.fl_str_mv Children with Disabilitie
Education
Research ethics
description O reconhecimento da criança enquanto ator social e de sua condição enquanto sujeito de direitos demanda novas abordagens e cuidados éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo crianças com deficiência. Considerando as discussões sobre a ética na pesquisa educacional, o estudo teve como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito de direitos demanda novas abordagens e dilemas éticos na pesquisa educacional com esse público. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se na perspectiva da Sociologia da Infância e em referenciais teóricos que abordam as questões envolvendo a ética em pesquisas na área das Ciências Sociais e Humanas. A investigação em foco neste artigo toma como base uma pesquisa documental na qual foram analisadas teses e dissertações da área de Educação, realizadas em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do RS, defendidas no período de 2016 a 2021. A análise revelou como os pesquisadores articulam a ética na pesquisa envolvendo crianças com deficiência. Conclui-se com a importância de fomentar o tema nos espaços da pesquisa educacional por meio de estudos e discussões sobre como as normas éticas poderão contribuir para administrar os dilemas da ética na pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-18T03:51:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259155
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170668
url http://hdl.handle.net/10183/259155
identifier_str_mv 001170668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259155/2/001170668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259155/1/001170668.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 166fec7b980ef161e53ec0530b9bf787
f28e620f164de1462236bff325c2f74b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085620086734848