Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Lázaro de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200101
Resumo: O presente trabalho traz a síntese de uma pesquisa qualitativa, de inspirações etnográficas, realizada em um Terreiro de Umbanda no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. Esta pesquisa está localizada no campo dos Estudos Culturais em Educação e teve como objetivo geral compreender de que modos o Povo de Santo tem conseguido, através de suas cosmovisões e Pedagogias Culturais, manter suas identidades e garantias dos seus direitos de “ser/estar” na sociedade brasileira com seus saberes e religiosidade. Para relacionar o campo de estudo com o objetivo da pesquisa, este trabalho articulou conceitos de Pedagogias Culturais, fortalecimento identitário, Pedagogia de Acolhimento, Resistências, buscando evidenciar conceitos que produziram as seguintes questões de pesquisa: Como as Religiões Afro-brasileiras têm garantido suas sobrevivências físicas e epistemológicas numa sociedade onde se intensifica o acirramento da intolerância religiosa? Quais têm sido as pedagogias e estratégias de resistência adotadas pelo Povo de Santo que contribuem neste processo de resiliência? Adicionalmente, este trabalho reabre o debate sobre temáticas já conhecidas, porém que permanecem atuais à medida que a sociedade vem se modificando. Os temas principais são relacionados ao racismo, à intolerância religiosa, ao legado africano no Brasil e às Religiões Afro-brasileiras como loci mantenedores destes saberes e pedagogias. Os resultados revelados nesta incursão são os modos que as Religiões Afro-brasileiras atuam como loci onde a pluralidade é respeitada de forma equânime em um país que as assimetrias sociais se acentuam.
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