Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200101 |
Resumo: | O presente trabalho traz a síntese de uma pesquisa qualitativa, de inspirações etnográficas, realizada em um Terreiro de Umbanda no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. Esta pesquisa está localizada no campo dos Estudos Culturais em Educação e teve como objetivo geral compreender de que modos o Povo de Santo tem conseguido, através de suas cosmovisões e Pedagogias Culturais, manter suas identidades e garantias dos seus direitos de “ser/estar” na sociedade brasileira com seus saberes e religiosidade. Para relacionar o campo de estudo com o objetivo da pesquisa, este trabalho articulou conceitos de Pedagogias Culturais, fortalecimento identitário, Pedagogia de Acolhimento, Resistências, buscando evidenciar conceitos que produziram as seguintes questões de pesquisa: Como as Religiões Afro-brasileiras têm garantido suas sobrevivências físicas e epistemológicas numa sociedade onde se intensifica o acirramento da intolerância religiosa? Quais têm sido as pedagogias e estratégias de resistência adotadas pelo Povo de Santo que contribuem neste processo de resiliência? Adicionalmente, este trabalho reabre o debate sobre temáticas já conhecidas, porém que permanecem atuais à medida que a sociedade vem se modificando. Os temas principais são relacionados ao racismo, à intolerância religiosa, ao legado africano no Brasil e às Religiões Afro-brasileiras como loci mantenedores destes saberes e pedagogias. Os resultados revelados nesta incursão são os modos que as Religiões Afro-brasileiras atuam como loci onde a pluralidade é respeitada de forma equânime em um país que as assimetrias sociais se acentuam. |
id |
URGS_e99ef7b50f119af217e44878e0fdb202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200101 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Evangelista, Lázaro de OliveiraSilveira, Rosa Maria Hessel2019-10-04T03:48:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/200101001102404O presente trabalho traz a síntese de uma pesquisa qualitativa, de inspirações etnográficas, realizada em um Terreiro de Umbanda no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. Esta pesquisa está localizada no campo dos Estudos Culturais em Educação e teve como objetivo geral compreender de que modos o Povo de Santo tem conseguido, através de suas cosmovisões e Pedagogias Culturais, manter suas identidades e garantias dos seus direitos de “ser/estar” na sociedade brasileira com seus saberes e religiosidade. Para relacionar o campo de estudo com o objetivo da pesquisa, este trabalho articulou conceitos de Pedagogias Culturais, fortalecimento identitário, Pedagogia de Acolhimento, Resistências, buscando evidenciar conceitos que produziram as seguintes questões de pesquisa: Como as Religiões Afro-brasileiras têm garantido suas sobrevivências físicas e epistemológicas numa sociedade onde se intensifica o acirramento da intolerância religiosa? Quais têm sido as pedagogias e estratégias de resistência adotadas pelo Povo de Santo que contribuem neste processo de resiliência? Adicionalmente, este trabalho reabre o debate sobre temáticas já conhecidas, porém que permanecem atuais à medida que a sociedade vem se modificando. Os temas principais são relacionados ao racismo, à intolerância religiosa, ao legado africano no Brasil e às Religiões Afro-brasileiras como loci mantenedores destes saberes e pedagogias. Os resultados revelados nesta incursão são os modos que as Religiões Afro-brasileiras atuam como loci onde a pluralidade é respeitada de forma equânime em um país que as assimetrias sociais se acentuam.The present work is the synthesis of a qualitative research of ethnographic inspirations realized in a Terreiro de Umbanda (an Afro-Brazilian Religion) the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brazil. This research is located in the field of Cultural Studies in Education and it had as general objective of the incursion to understand in what ways Afro-Brazilian followers have achieved, through their worldviews and Cultural Pedagogies, to maintain their identities and guarantee the rights to "being" "In Brazilian society with its knowledge and religiosity. In order to articulate the field of research with the objective of the same, this study articulated concepts of Cultural Pedagogies, identity strengthening, Reception Pedagogies and resistances and sought to highlight these concepts by generating research questions: How Afro-Brazilian Religions have guaranteed their physical survival and epistemological in a society where the intensification of religious intolerance intensifies? What have been the pedagogies and strategies of resistance adopted by the Afro-Brazilian Religons Followers that contribute in this process of resilience? In addition, this work reopens the debate on topics already known, but they remain current as society changes. The main themes are related to racism, religious intolerance, the African legacy in Brazil and Afro-Brazilian Religions as lóci maintainers of these knowledges and pedagogies.application/pdfporReligião afro-brasileiraEstudos culturaisPedagogiaReception PedagogyCultural StudiesIdentityCultural PedagogiesAfro-Brazilian ReligionsReligião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102404.pdf.txt001102404.pdf.txtExtracted Texttext/plain186095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200101/2/001102404.pdf.txt3177c848f1e26a2536758aaea2fbdefbMD52ORIGINAL001102404.pdfTexto completoapplication/pdf6711538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200101/1/001102404.pdff7a6f52a15eafa4f4457456c8c62e053MD5110183/2001012019-11-06 04:48:27.087926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-06T06:48:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
title |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
spellingShingle |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. Evangelista, Lázaro de Oliveira Religião afro-brasileira Estudos culturais Pedagogia Reception Pedagogy Cultural Studies Identity Cultural Pedagogies Afro-Brazilian Religions |
title_short |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
title_full |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
title_fullStr |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
title_full_unstemmed |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
title_sort |
Religião de Matriz africana / afro-brasileira : lócus de resistência, acolhimento e educação. |
author |
Evangelista, Lázaro de Oliveira |
author_facet |
Evangelista, Lázaro de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Lázaro de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
contributor_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião afro-brasileira Estudos culturais Pedagogia |
topic |
Religião afro-brasileira Estudos culturais Pedagogia Reception Pedagogy Cultural Studies Identity Cultural Pedagogies Afro-Brazilian Religions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reception Pedagogy Cultural Studies Identity Cultural Pedagogies Afro-Brazilian Religions |
description |
O presente trabalho traz a síntese de uma pesquisa qualitativa, de inspirações etnográficas, realizada em um Terreiro de Umbanda no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. Esta pesquisa está localizada no campo dos Estudos Culturais em Educação e teve como objetivo geral compreender de que modos o Povo de Santo tem conseguido, através de suas cosmovisões e Pedagogias Culturais, manter suas identidades e garantias dos seus direitos de “ser/estar” na sociedade brasileira com seus saberes e religiosidade. Para relacionar o campo de estudo com o objetivo da pesquisa, este trabalho articulou conceitos de Pedagogias Culturais, fortalecimento identitário, Pedagogia de Acolhimento, Resistências, buscando evidenciar conceitos que produziram as seguintes questões de pesquisa: Como as Religiões Afro-brasileiras têm garantido suas sobrevivências físicas e epistemológicas numa sociedade onde se intensifica o acirramento da intolerância religiosa? Quais têm sido as pedagogias e estratégias de resistência adotadas pelo Povo de Santo que contribuem neste processo de resiliência? Adicionalmente, este trabalho reabre o debate sobre temáticas já conhecidas, porém que permanecem atuais à medida que a sociedade vem se modificando. Os temas principais são relacionados ao racismo, à intolerância religiosa, ao legado africano no Brasil e às Religiões Afro-brasileiras como loci mantenedores destes saberes e pedagogias. Os resultados revelados nesta incursão são os modos que as Religiões Afro-brasileiras atuam como loci onde a pluralidade é respeitada de forma equânime em um país que as assimetrias sociais se acentuam. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-04T03:48:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200101 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102404 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200101 |
identifier_str_mv |
001102404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200101/2/001102404.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200101/1/001102404.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3177c848f1e26a2536758aaea2fbdefb f7a6f52a15eafa4f4457456c8c62e053 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085499862253568 |