"Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzarotto, Rosilene
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189578
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo problematizar o lugar de sujeito que o Programa Bolsa Família desenha para os jovens beneficiários inseridos nele e como estes constroem suas masculinidades a partir dessas interpelações. Estudos Foucaultianos e Estudos de Gênero Pósestruturalistas foram utilizados para mostrar diferentes formas pelas quais tecnologias de governamento produzem e ensinam gênero no seu interior. O material empírico da dissertação foi produzido em trabalho de campo etnográfico, utilizando principalmente cenas do cotidiano e entrevistas semiestruturadas com 31 jovens beneficiários, estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Este material aliado a textos sobre o Programa Bolsa Família compuseram o corpus desta pesquisa, num processo de bricolagem. O material empírico foi organizado, analisado, e examinado utilizando-se dos conceitos de governamentalidade, gênero e pobreza. Este movimento analítico permitiu entender como a valorização de determinadas habilidades e competências pelo modelo neoliberal, que, na nossa cultura, estão ligadas à feminilidade, tornou-as interessantes aos olhos dos jovens homens entrevistados, a ponto de serem desejáveis. Porém, este movimento não significa uma valorização do feminino e sim um descolamento de determinados atributos da feminilidade. O discurso do Programa Bolsa Família, enquanto biopolítica, produz formas dos jovens se identificarem (ou não) como homens a partir do imperativo do trabalho e do sustento. Neste contexto, onde o trabalho é escasso, produz-se cada vez mais “homens endividados”. Foi possível perceber, também, que a permanência na escola por mais tempo contribui para um alargamento e prolongamento da juventude e que as vivências do espaço escolar possibilitam experiências e construção de projetos de vida. Foi possível identificar que o Programa Bolsa Família, da forma como está estruturado, favorece a heteronormatividade, dando pouca visibilidade a diferentes composições familiares no seu interior. Por fim, as análises permitiram delinear como se construíram os jovens homens desta amostragem e que efeitos o governamento teve sobre suas condutas.
id URGS_e9df9e18efdc4a8e707e3359ddf24e55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189578
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mazzarotto, RosileneSeffner, Fernando2019-03-27T04:06:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/189578001090100Esta dissertação tem como objetivo problematizar o lugar de sujeito que o Programa Bolsa Família desenha para os jovens beneficiários inseridos nele e como estes constroem suas masculinidades a partir dessas interpelações. Estudos Foucaultianos e Estudos de Gênero Pósestruturalistas foram utilizados para mostrar diferentes formas pelas quais tecnologias de governamento produzem e ensinam gênero no seu interior. O material empírico da dissertação foi produzido em trabalho de campo etnográfico, utilizando principalmente cenas do cotidiano e entrevistas semiestruturadas com 31 jovens beneficiários, estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Este material aliado a textos sobre o Programa Bolsa Família compuseram o corpus desta pesquisa, num processo de bricolagem. O material empírico foi organizado, analisado, e examinado utilizando-se dos conceitos de governamentalidade, gênero e pobreza. Este movimento analítico permitiu entender como a valorização de determinadas habilidades e competências pelo modelo neoliberal, que, na nossa cultura, estão ligadas à feminilidade, tornou-as interessantes aos olhos dos jovens homens entrevistados, a ponto de serem desejáveis. Porém, este movimento não significa uma valorização do feminino e sim um descolamento de determinados atributos da feminilidade. O discurso do Programa Bolsa Família, enquanto biopolítica, produz formas dos jovens se identificarem (ou não) como homens a partir do imperativo do trabalho e do sustento. Neste contexto, onde o trabalho é escasso, produz-se cada vez mais “homens endividados”. Foi possível perceber, também, que a permanência na escola por mais tempo contribui para um alargamento e prolongamento da juventude e que as vivências do espaço escolar possibilitam experiências e construção de projetos de vida. Foi possível identificar que o Programa Bolsa Família, da forma como está estruturado, favorece a heteronormatividade, dando pouca visibilidade a diferentes composições familiares no seu interior. Por fim, as análises permitiram delinear como se construíram os jovens homens desta amostragem e que efeitos o governamento teve sobre suas condutas.This dissertation has as its objective to discuss the individual place which is designed by the Bolsa Família Program for the beneficiary youngsters who are inserted in it and how these youngsters build their masculinities from such interpretations. Foucault’s Studies as well as Gender and Post-structuralist Studies were used in order to show different ways through which government technologies produce and teach gender in its interior. The empirical material for this dissertation was produced in an ethnographic field work, where everyday scenes were mainly used as well as semi-structured interviews with 31 beneficiary youngsters, students from public schools of Porto Alegre. This material and also texts on Bolsa Família Program compounded the corpus of this research, in a process of bricolage. The empirical material was organized, analyzed and examined through the concepts of governmentality, gender and poverty. This analytical movement allowed me to understand how the valorization of certain abilities and competences by the neoliberal model, which, in out culture, are linked to femininity, made them interesting for the young men interviewed by me, to the extent of becoming desirable for them. However, this movement does not mean a valorization of the feminine but a detachment of certain attributes of femininity. The discourse of Bolsa Família Program, while biopolitics, produces ways for the young men identify themselves (or not) as men from the imperative of the work and the livelihood. In this context, where work is rare, more and more “indebted men” are produced. It was also possible to perceive that the permanence at school for longer contributes for an enlargement and prolongation of youth and that the livingness of the school space make possible some experiences and life projects. It was possible to identify that the Bolsa Família Program, the way it is structured, promotes the heteronormativity, giving little visibility to different familiar compositions in its interior. In conclusion, the analyses permitted us to delineate how the young men of this sample constructed themselves and which effects the government had over their conduct.application/pdfporMasculinidadePolíticas públicasPrograma Bolsa FamíliaGêneroJuventudeMasculinitiesYouthBolsa Família ProgramPublic PoliticsGender"Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090100.pdf.txt001090100.pdf.txtExtracted Texttext/plain300518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189578/2/001090100.pdf.txteb216101737ff5fe1a24f68932093a12MD52ORIGINAL001090100.pdfTexto completoapplication/pdf824976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189578/1/001090100.pdfbf0839da5d0578dad37d26f45261eaacMD5110183/1895782021-05-07 04:37:48.198053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:37:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
title "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
spellingShingle "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
Mazzarotto, Rosilene
Masculinidade
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Gênero
Juventude
Masculinities
Youth
Bolsa Família Program
Public Politics
Gender
title_short "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
title_full "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
title_fullStr "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
title_full_unstemmed "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
title_sort "Quero ser um pai como a minha mãe” : produção de masculinidades e o programa bolsa família
author Mazzarotto, Rosilene
author_facet Mazzarotto, Rosilene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzarotto, Rosilene
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seffner, Fernando
contributor_str_mv Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidade
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Gênero
Juventude
topic Masculinidade
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Gênero
Juventude
Masculinities
Youth
Bolsa Família Program
Public Politics
Gender
dc.subject.eng.fl_str_mv Masculinities
Youth
Bolsa Família Program
Public Politics
Gender
description Esta dissertação tem como objetivo problematizar o lugar de sujeito que o Programa Bolsa Família desenha para os jovens beneficiários inseridos nele e como estes constroem suas masculinidades a partir dessas interpelações. Estudos Foucaultianos e Estudos de Gênero Pósestruturalistas foram utilizados para mostrar diferentes formas pelas quais tecnologias de governamento produzem e ensinam gênero no seu interior. O material empírico da dissertação foi produzido em trabalho de campo etnográfico, utilizando principalmente cenas do cotidiano e entrevistas semiestruturadas com 31 jovens beneficiários, estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Este material aliado a textos sobre o Programa Bolsa Família compuseram o corpus desta pesquisa, num processo de bricolagem. O material empírico foi organizado, analisado, e examinado utilizando-se dos conceitos de governamentalidade, gênero e pobreza. Este movimento analítico permitiu entender como a valorização de determinadas habilidades e competências pelo modelo neoliberal, que, na nossa cultura, estão ligadas à feminilidade, tornou-as interessantes aos olhos dos jovens homens entrevistados, a ponto de serem desejáveis. Porém, este movimento não significa uma valorização do feminino e sim um descolamento de determinados atributos da feminilidade. O discurso do Programa Bolsa Família, enquanto biopolítica, produz formas dos jovens se identificarem (ou não) como homens a partir do imperativo do trabalho e do sustento. Neste contexto, onde o trabalho é escasso, produz-se cada vez mais “homens endividados”. Foi possível perceber, também, que a permanência na escola por mais tempo contribui para um alargamento e prolongamento da juventude e que as vivências do espaço escolar possibilitam experiências e construção de projetos de vida. Foi possível identificar que o Programa Bolsa Família, da forma como está estruturado, favorece a heteronormatividade, dando pouca visibilidade a diferentes composições familiares no seu interior. Por fim, as análises permitiram delinear como se construíram os jovens homens desta amostragem e que efeitos o governamento teve sobre suas condutas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-27T04:06:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189578
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090100
url http://hdl.handle.net/10183/189578
identifier_str_mv 001090100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189578/2/001090100.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189578/1/001090100.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb216101737ff5fe1a24f68932093a12
bf0839da5d0578dad37d26f45261eaac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309140217659392