Construção de uma bateria infantil de avaliação neuropsicológica para atividade equestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamo, Renata de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193659
Resumo: A presente tese de doutoramento tem como objetivo geral apresentar etapas da construção de um instrumento para avaliação neuropsicológica de crianças enquanto realizam atividades equestres. Assim, aborda a atividade de Equoterapia, mais especificamente a atuação dos profissionais da psicologia na atividade de avaliação psicológica no contexto hípico. Esta tese contempla um estudo de revisão de técnicas de avaliação empregados em estudos empíricos em Equoterapia. Após revisar 14 artigos encontramos pouco uso de instrumentos de medidas na área e resultados mais evidentes da Equoterapia envolveram diminuição da ansiedade e ganhos em relacionamento social. Posteriormente realizamos um levantamento de dados sobre os centros de Equoterapia no Brasil. Participaram 16 coordenadores de centros de Equoterapia e 16 psicólogos que atuam em Equoterapia. Há predominância de crianças em atendimento e no programa de hipoterapia (52%). A grande maioria dos praticantes tem lesão cerebral ou transtornos do neurodesenvolvimento. Somente um psicólogo participante utiliza instrumento de avaliação psicológica para avaliar traços emocionais e cognitivos além de verificar as relações familiares. Os demais psicólogos participantes não utilizam instrumentos de medida, mas avaliam os praticantes enquanto esses estão montados. Houve a possibilidade de, através desse levantamento, identificar qual escopo temos e auxiliou na construção da Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica para Atividade Equestre (BIANEQ). O quarto capítulo apresenta a construção da BIANEQ. Realizamos a definição dos construtos, operacionalização do instrumento, Estudo Piloto 1 de evidências de validade de face e análise de juízes especialistas. Após inserirmos uma sexta função neuropsicológica (praxias) e alterarmos a forma de pontuar orientação, linguagem, memória, atenção e funções executivas concluímos a reformulação da BIANEQ e seguimos para o Estudo Piloto 2. Esse foi um estudo transversal de grupos contrastantes com 14 participantes divididos em três grupos etários. Os principais achados foram: a construção de um instrumento adaptado para o ambiente equestre com duração de aplicação de aproximadamente 35 minutos. Verificamos que o grupo mais novo (6 a 8 anos) se diferenciou significativamente entre os grupos dos outros dois (9 a 10 e 11 a 12 anos) em três variáveis. Os piores desempenhos dos mais novos em orientação total, memória total e memória semântica de longo prazo resultaram em evidências de validade de critério por desenvolvimento (idade). A aplicação da BIANEQ mostrou-se viável e permite inferir sobre o funcionamento mental de crianças enquanto elas executam atividades sobre o cavalo.
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Há predominância de crianças em atendimento e no programa de hipoterapia (52%). A grande maioria dos praticantes tem lesão cerebral ou transtornos do neurodesenvolvimento. Somente um psicólogo participante utiliza instrumento de avaliação psicológica para avaliar traços emocionais e cognitivos além de verificar as relações familiares. Os demais psicólogos participantes não utilizam instrumentos de medida, mas avaliam os praticantes enquanto esses estão montados. Houve a possibilidade de, através desse levantamento, identificar qual escopo temos e auxiliou na construção da Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica para Atividade Equestre (BIANEQ). O quarto capítulo apresenta a construção da BIANEQ. Realizamos a definição dos construtos, operacionalização do instrumento, Estudo Piloto 1 de evidências de validade de face e análise de juízes especialistas. Após inserirmos uma sexta função neuropsicológica (praxias) e alterarmos a forma de pontuar orientação, linguagem, memória, atenção e funções executivas concluímos a reformulação da BIANEQ e seguimos para o Estudo Piloto 2. Esse foi um estudo transversal de grupos contrastantes com 14 participantes divididos em três grupos etários. Os principais achados foram: a construção de um instrumento adaptado para o ambiente equestre com duração de aplicação de aproximadamente 35 minutos. Verificamos que o grupo mais novo (6 a 8 anos) se diferenciou significativamente entre os grupos dos outros dois (9 a 10 e 11 a 12 anos) em três variáveis. Os piores desempenhos dos mais novos em orientação total, memória total e memória semântica de longo prazo resultaram em evidências de validade de critério por desenvolvimento (idade). A aplicação da BIANEQ mostrou-se viável e permite inferir sobre o funcionamento mental de crianças enquanto elas executam atividades sobre o cavalo.This doctoral dissertation aimed to present the stages of construction of a battery to assess neuropsychological functions in children while they are riding a horse. Therefor, it’s about therapeutic riding, specifically the role of psychologist’s in psychological assessment in equestrian context. This dissertation includes a study of systematic review in therapeutic riding. After reviewing 14 articles we found little use of measuring instruments and more evident results in therapeutic riding involved decreased anxiety and gains in social relationship. Subsequently we conducted a survey on the therapeutic riding facilities in Brazil. Only 16 coordinators and 16 psychologists attended. There is a predominance of children in care and hippotherapy program (52%). Most patients have brain damage or neurodevelopmental disorders. Only one participant uses psychological assessment tool for assessing emotional and cognitive traits and to identify family relationships. The others psichologists do not use measuring instruments, but evaluate their clients observing while they are mounted. Through this survey was possible to identify who are being attended in therapeutic riding and gave us information to go further in the construction of the Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica para Atividade Equestre (BIANEQ). The fourth chapter presents the construction of BIANEQ. First we performed the definition of constructs, operation of the instrument, Pilot Study 1 evidence of face validity and analysis of expert judges. After we added a sixth neuropsychological function (praxis) and change the way of scoring orientation, language, memory, attention and executive functions. So we completed the overhaul of BIANEQ and headed for the Pilot Study 2. This was a cross-sectional study of contrasting groups with 14 participants divided in three age groups. The main findings were: the construction of an instrument adapted for the equestrian environment with application lasting about 35 minutes. We found that the youngest group (6-8 years) differ significantly between the two groups (9 to 10 and 11 to 12 years) in three variables. The worst performances of the newest was in full orientation, total memory and long-term semantic memory this resulted in criterion validity evidence by age. The application of BIANEQ proved to be feasible and allows inferences about the mental functioning of children as they perform activities on the horse.application/pdfporAvaliação psicológicaNeuropsicologiaPsicologia do desenvolvimentoEquoterapiaCriançaConstrução de uma bateria infantil de avaliação neuropsicológica para atividade equestreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088398.pdf.txt001088398.pdf.txtExtracted Texttext/plain101144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193659/2/001088398.pdf.txt64dba22a537be77c2fa2facaba408a86MD52ORIGINAL001088398.pdfTexto parcialapplication/pdf1152599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193659/1/001088398.pdfc58d509e72eaedda32ff894e1261cd93MD5110183/1936592019-09-01 02:33:51.084733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-01T05:33:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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