Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210582 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET, buscando despertar o interesse científico em um relacionamento prazeroso com o componente curricular. O produto educacional foi aplicando com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, na cidade de Capão da Canoa – RS, em outubro de 2019. O estudo de foguetes de água com garrafas PET permite a investigação, problematização e o estudo do fenômenos físicos relacionados ao lançamento oblíquo, através da experimentação em uma sequência didática significativa, para facilitar e melhorar as aprendizagens dos conceitos de Dinâmica e os estudos dos fenômenos (resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística), Astronomia (gravitação, mecânica orbital). A turma onde foi aplicado o produto educacional possuía trinta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram propostas cinco aulas de dois períodos, cada período com duração de cinquenta minutos, no decorrer de duas semanas, totalizando dez períodos. A possibilidade da discussão a partir da experimentação dos conceitos e grandezas de Mecânica foi um dos resultados da pesquisa, pois quando estes conceitos são ministrados exclusivamente em sala de aula de forma expositiva pelo professor, parecem não despertar o interesse dos estudantes. Além deste aspecto, também foram identificadas melhorias na compreensão das temáticas desenvolvidas durante a sequência de ensino-aprendizagem. |
id |
URGS_eb2c77baa1d4c188ec5c3f8d3b9942a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210582 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bastos, Alexandre GatelliTauceda, Karen CavalcantiSantos, Marcio Gabriel dos2020-06-25T03:33:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/210582001115421Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET, buscando despertar o interesse científico em um relacionamento prazeroso com o componente curricular. O produto educacional foi aplicando com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, na cidade de Capão da Canoa – RS, em outubro de 2019. O estudo de foguetes de água com garrafas PET permite a investigação, problematização e o estudo do fenômenos físicos relacionados ao lançamento oblíquo, através da experimentação em uma sequência didática significativa, para facilitar e melhorar as aprendizagens dos conceitos de Dinâmica e os estudos dos fenômenos (resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística), Astronomia (gravitação, mecânica orbital). A turma onde foi aplicado o produto educacional possuía trinta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram propostas cinco aulas de dois períodos, cada período com duração de cinquenta minutos, no decorrer de duas semanas, totalizando dez períodos. A possibilidade da discussão a partir da experimentação dos conceitos e grandezas de Mecânica foi um dos resultados da pesquisa, pois quando estes conceitos são ministrados exclusivamente em sala de aula de forma expositiva pelo professor, parecem não despertar o interesse dos estudantes. Além deste aspecto, também foram identificadas melhorias na compreensão das temáticas desenvolvidas durante a sequência de ensino-aprendizagem.The present study aimed to build an educational product that could be used in high school physics Curriculum , contextualizing in an experimental mode, the construction and launch of PET bottle rockets, seeking to arouse scientific interest in a pleasant relationship with the Curriculum. The educational product was applied to high school freshmen year students of Riachuelo State Institute, in Capão da Canoa - RS, in October 2019. The study of water rockets made of PET bottles allows the investigation, problematization and study of the physical phenomena related to oblique launch, through experimentation in a meaningful didactic sequence, in order to facilitate and improve the learning of the concepts of dynamics and the study of the phenomena (strength of materials, forces, inertia moment, Newton's Laws, impulse, pressure, center of mass, laws of motion, relative velocity, ballistics), Astronomy (gravitation, orbital mechanics). The class where the educational product was applied had thirty-six high-school freshmen year students. Five classes were proposed, each class divided into two fifty-minute-periods, along two weeks, making it ten periods in total. The possibility of discussion based on the experimentation of the concepts and quantities in mechanics was one of the research results, because when these concepts are taught exclusively in an expository method in the classroom by the teacher, they do not seem to arouse the interest of the students. In addition to this aspect, improvements were also identified in the understanding of the themes developed during the teaching-learning sequence.application/pdfporFísica : EnsinoSequência didáticaAprendizagem significativaCinemáticaGarrafas PETPhysics teachingFollowing teachingMeaningful learningKinematicsPET bottlesLançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115421.pdf.txt001115421.pdf.txtExtracted Texttext/plain121523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/2/001115421.pdf.txtd675a2a3ed7308287c800b444d668d30MD52ORIGINAL001115421.pdfTexto completoapplication/pdf16173376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/1/001115421.pdf9991692e74f476baa3f3d34c20662209MD5110183/2105822020-06-26 03:32:45.000694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-26T06:32:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
title |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
spellingShingle |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa Bastos, Alexandre Gatelli Física : Ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Cinemática Garrafas PET Physics teaching Following teaching Meaningful learning Kinematics PET bottles |
title_short |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
title_full |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
title_fullStr |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
title_full_unstemmed |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
title_sort |
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa |
author |
Bastos, Alexandre Gatelli |
author_facet |
Bastos, Alexandre Gatelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Alexandre Gatelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tauceda, Karen Cavalcanti |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Marcio Gabriel dos |
contributor_str_mv |
Tauceda, Karen Cavalcanti Santos, Marcio Gabriel dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Cinemática Garrafas PET |
topic |
Física : Ensino Sequência didática Aprendizagem significativa Cinemática Garrafas PET Physics teaching Following teaching Meaningful learning Kinematics PET bottles |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Following teaching Meaningful learning Kinematics PET bottles |
description |
Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET, buscando despertar o interesse científico em um relacionamento prazeroso com o componente curricular. O produto educacional foi aplicando com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, na cidade de Capão da Canoa – RS, em outubro de 2019. O estudo de foguetes de água com garrafas PET permite a investigação, problematização e o estudo do fenômenos físicos relacionados ao lançamento oblíquo, através da experimentação em uma sequência didática significativa, para facilitar e melhorar as aprendizagens dos conceitos de Dinâmica e os estudos dos fenômenos (resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística), Astronomia (gravitação, mecânica orbital). A turma onde foi aplicado o produto educacional possuía trinta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram propostas cinco aulas de dois períodos, cada período com duração de cinquenta minutos, no decorrer de duas semanas, totalizando dez períodos. A possibilidade da discussão a partir da experimentação dos conceitos e grandezas de Mecânica foi um dos resultados da pesquisa, pois quando estes conceitos são ministrados exclusivamente em sala de aula de forma expositiva pelo professor, parecem não despertar o interesse dos estudantes. Além deste aspecto, também foram identificadas melhorias na compreensão das temáticas desenvolvidas durante a sequência de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-25T03:33:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210582 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210582 |
identifier_str_mv |
001115421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/2/001115421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/1/001115421.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d675a2a3ed7308287c800b444d668d30 9991692e74f476baa3f3d34c20662209 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085523307364352 |