Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salengue, Maria Clara Soares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15338
Resumo: Esta tese apresenta a análise de um estudo de caso de tipo etnográfico realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Pelotas – RS. Objetiva acessar as características que identificam/diferenciam essa escola e a posicionam em relação ao cumprimento da sua função educacional. Investiga a temática "qualidade" sob os seguintes pressupostos: as escolas exercem diferentemente sua influência sobre o aprendizado e sobre as oportunidades educacionais; a “qualidade” no âmbito educacional não pode ser avaliada, estritamente, pelos resultados de provas ou exames de larga escala; as condições vividas pelos sujeitos no interior de uma escola trazem a marca política, dando a ela contornos finais cruzados e implicados com e por determinações e potencialidades muito amplas; a escola, como instituição social, pode respeitar o direito do sujeito de aprender a ser humano. Nesse sentido, desenvolveu-se a tese que afirma: a despeito da tendência de precarização e da perspectiva de fracasso que recaem sobre a educação pública, há escolas que podem produzir/traduzir relações que favoreçam o desenvolvimento de ações a partir das quais é possível constituir processos educativos inclusivos e de qualidade no âmbito educacional. O estudo teve como universo teórico, vertentes que têm-se ocupado da temática “escolarização”, associada à atenção aos designados “diferentes”, como é o caso da Pedagogia Institucional e da Pedagogia Dialógica. A investigação envolveu as seguintes ações: observação e elaboração de diário de campo, entrevistas e análise documental. Os conceitos e significados que incidiram sobre a experiência de investigação foram submetidos à análise temática, chegando a três grandes vias de condução e sistematização dos dados: a escola na vida, a escola em processo e a escola nas relações. O estudo analisou as regularidades e as singularidades das práticas pedagógicas e as negociações estabelecidas no contexto, além das evidências de políticas que sustentam a “esperada” qualidade educacional.
id URGS_eb4832b52a80f1af13a09be23f8cdb56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15338
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Salengue, Maria Clara SoaresBaptista, Cláudio Roberto2009-03-11T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/15338000671423Esta tese apresenta a análise de um estudo de caso de tipo etnográfico realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Pelotas – RS. Objetiva acessar as características que identificam/diferenciam essa escola e a posicionam em relação ao cumprimento da sua função educacional. Investiga a temática "qualidade" sob os seguintes pressupostos: as escolas exercem diferentemente sua influência sobre o aprendizado e sobre as oportunidades educacionais; a “qualidade” no âmbito educacional não pode ser avaliada, estritamente, pelos resultados de provas ou exames de larga escala; as condições vividas pelos sujeitos no interior de uma escola trazem a marca política, dando a ela contornos finais cruzados e implicados com e por determinações e potencialidades muito amplas; a escola, como instituição social, pode respeitar o direito do sujeito de aprender a ser humano. Nesse sentido, desenvolveu-se a tese que afirma: a despeito da tendência de precarização e da perspectiva de fracasso que recaem sobre a educação pública, há escolas que podem produzir/traduzir relações que favoreçam o desenvolvimento de ações a partir das quais é possível constituir processos educativos inclusivos e de qualidade no âmbito educacional. O estudo teve como universo teórico, vertentes que têm-se ocupado da temática “escolarização”, associada à atenção aos designados “diferentes”, como é o caso da Pedagogia Institucional e da Pedagogia Dialógica. A investigação envolveu as seguintes ações: observação e elaboração de diário de campo, entrevistas e análise documental. Os conceitos e significados que incidiram sobre a experiência de investigação foram submetidos à análise temática, chegando a três grandes vias de condução e sistematização dos dados: a escola na vida, a escola em processo e a escola nas relações. O estudo analisou as regularidades e as singularidades das práticas pedagógicas e as negociações estabelecidas no contexto, além das evidências de políticas que sustentam a “esperada” qualidade educacional.This thesis presents the analysis of an ethnographic case study carried out in a Municipal School in Pelotas – (RS- Brazil). It has in view to access the characteristics which identify/distinguish such school and position it as to the fulfillment of its educational function. It investigates the theme of “quality” under the following assumptions: schools wield influence over learning and over educational opportunities in different ways; “quality” in education can not be strictly assessed by the results of general achievement tests and exams; the conditions lived by subjects within a school bear a political imprint, with final contours crossed and implied with and by very broad determinations and potentialities; schools, as social institutions, can respect the right of the subject to learning to be human. In this sense, the thesis was developed on the assertion that despite a trend for precariousness as well as the perspective of failure which dooms public education, there are schools capable of producing/translating relations favorable to the development of processes that will allow the constitution of inclusive educational processes of quality. The study was theoretically framed by positions that have dealt with the problem of “schooling” associated to the attention to those assigned as “different”, such as the Institutional Pedagogy and the Dialogic Pedagogy. The investigation has involved observation and elaboration of field journal, interviews and document analysis. The concepts and meanings that presented themselves in the research experience were submitted to thematic analysis, attaining three large ways for the conduction and systematization of data: the school in life, the school in process and the school in relationships. The study analyzed the regularities and singularities of the pedagogical practices and the negotiations established in the context, as well as the evidence of policies that support the “sohoped- for” educational quality.application/pdfporInclusão escolarPrática pedagógicaSchool inclusionInclusive processesEducational qualityPedagogical practicesHorizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000671423.pdf000671423.pdfTexto completoapplication/pdf916516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15338/1/000671423.pdfba0ea5e15eac33b4d49eb6db50e22ad6MD51TEXT000671423.pdf.txt000671423.pdf.txtExtracted Texttext/plain305448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15338/2/000671423.pdf.txt97e068b701254e294dfad6ce934214d5MD52THUMBNAIL000671423.pdf.jpg000671423.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15338/3/000671423.pdf.jpgdb1c37847e6fe61b7354bad7d7fd065bMD5310183/153382018-10-18 07:15:37.479oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
title Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
spellingShingle Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
Salengue, Maria Clara Soares
Inclusão escolar
Prática pedagógica
School inclusion
Inclusive processes
Educational quality
Pedagogical practices
title_short Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
title_full Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
title_fullStr Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
title_full_unstemmed Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
title_sort Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
author Salengue, Maria Clara Soares
author_facet Salengue, Maria Clara Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salengue, Maria Clara Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Prática pedagógica
topic Inclusão escolar
Prática pedagógica
School inclusion
Inclusive processes
Educational quality
Pedagogical practices
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Inclusive processes
Educational quality
Pedagogical practices
description Esta tese apresenta a análise de um estudo de caso de tipo etnográfico realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Pelotas – RS. Objetiva acessar as características que identificam/diferenciam essa escola e a posicionam em relação ao cumprimento da sua função educacional. Investiga a temática "qualidade" sob os seguintes pressupostos: as escolas exercem diferentemente sua influência sobre o aprendizado e sobre as oportunidades educacionais; a “qualidade” no âmbito educacional não pode ser avaliada, estritamente, pelos resultados de provas ou exames de larga escala; as condições vividas pelos sujeitos no interior de uma escola trazem a marca política, dando a ela contornos finais cruzados e implicados com e por determinações e potencialidades muito amplas; a escola, como instituição social, pode respeitar o direito do sujeito de aprender a ser humano. Nesse sentido, desenvolveu-se a tese que afirma: a despeito da tendência de precarização e da perspectiva de fracasso que recaem sobre a educação pública, há escolas que podem produzir/traduzir relações que favoreçam o desenvolvimento de ações a partir das quais é possível constituir processos educativos inclusivos e de qualidade no âmbito educacional. O estudo teve como universo teórico, vertentes que têm-se ocupado da temática “escolarização”, associada à atenção aos designados “diferentes”, como é o caso da Pedagogia Institucional e da Pedagogia Dialógica. A investigação envolveu as seguintes ações: observação e elaboração de diário de campo, entrevistas e análise documental. Os conceitos e significados que incidiram sobre a experiência de investigação foram submetidos à análise temática, chegando a três grandes vias de condução e sistematização dos dados: a escola na vida, a escola em processo e a escola nas relações. O estudo analisou as regularidades e as singularidades das práticas pedagógicas e as negociações estabelecidas no contexto, além das evidências de políticas que sustentam a “esperada” qualidade educacional.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-03-11T04:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15338
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000671423
url http://hdl.handle.net/10183/15338
identifier_str_mv 000671423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15338/1/000671423.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15338/2/000671423.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15338/3/000671423.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba0ea5e15eac33b4d49eb6db50e22ad6
97e068b701254e294dfad6ce934214d5
db1c37847e6fe61b7354bad7d7fd065b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085139433127936