Cartografando os processos de ensinar e de aprender em áreas fechadas no contexto hospitalar : os preceptores em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kercher, Priscila Viegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196648
Resumo: As residências multiprofissionais são consideradas importantes espaços de formação em serviço. Foram criadas com a finalidade de qualificar a assistência prestada pelos profissionais no Sistema Único de Saúde. Assim, os preceptores são profissionais essenciais nesse processo, pois atuam diretamente com os residentes nos cenários de práticas. O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, foco do estudo, possui suas atividades nas áreas fechadas do hospital, onde se concentram pacientes adultos críticos (risco iminente de perder a vida ou órgão/sistema do corpo), tais como o Serviço de Emergência e o Centro de Tratamento Intensivo de Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, a qual teve como participantes 12 preceptores do referido programa. Seu objetivo principal é analisar os dispositivos de educação em saúde utilizados pelos preceptores na formação dos residentes. Como percurso metodológico, elegeu-se a cartografia, visto se tratar de uma pesquisa-intervenção e de não ser isenta de intencionalidade, uma vez que a pesquisadora é residente egressa do programa. Utilizou-se como instrumentos de coleta de informações uma ficha para caracterização, contemplando aspectos de formação e experiência prévia como preceptores, uma entrevista semiestruturada com duração média de 30 minutos, a qual foi gravada e transcrita posteriormente, produção de relatos livres e escritos sobre a experiência de ser preceptor e o projeto político pedagógico do programa. Como resultado, redigiu-se um artigo, no qual a cartografia foi composta por três direções, as quais são denominadas de Direção I: “Formando a identidade de preceptor”; Direção II: “Construindo a preceptoria na formação dos residentes”; Direção III: “Compreendendo os processos de ensinar e de aprender no contexto de atenção ao paciente crítico”. A partir das informações coletadas na pesquisa, foi realizada uma oficina de devolução com os preceptores como produto principal. Assim, constatou-se a necessidade de maior investimento institucional no processo formativo do preceptor, culminando na escrita e entrega de um relatório com a sugestão da criação de uma proposta de educação permanente em saúde aos preceptores.
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Seu objetivo principal é analisar os dispositivos de educação em saúde utilizados pelos preceptores na formação dos residentes. Como percurso metodológico, elegeu-se a cartografia, visto se tratar de uma pesquisa-intervenção e de não ser isenta de intencionalidade, uma vez que a pesquisadora é residente egressa do programa. Utilizou-se como instrumentos de coleta de informações uma ficha para caracterização, contemplando aspectos de formação e experiência prévia como preceptores, uma entrevista semiestruturada com duração média de 30 minutos, a qual foi gravada e transcrita posteriormente, produção de relatos livres e escritos sobre a experiência de ser preceptor e o projeto político pedagógico do programa. Como resultado, redigiu-se um artigo, no qual a cartografia foi composta por três direções, as quais são denominadas de Direção I: “Formando a identidade de preceptor”; Direção II: “Construindo a preceptoria na formação dos residentes”; Direção III: “Compreendendo os processos de ensinar e de aprender no contexto de atenção ao paciente crítico”. A partir das informações coletadas na pesquisa, foi realizada uma oficina de devolução com os preceptores como produto principal. Assim, constatou-se a necessidade de maior investimento institucional no processo formativo do preceptor, culminando na escrita e entrega de um relatório com a sugestão da criação de uma proposta de educação permanente em saúde aos preceptores.Multiprofessional residences are considered important in-service training spaces. They were created with the purpose of qualifying the assistance provided by professionals in the Brazilian Unified National Health System. Thus, preceptors are essential professionals in this process, because they act directly with residents in the practice scenarios. The Integrated Multiprofessional Health Residency Program, which is the study focus, has its activities in the closed areas of the hospital that concentrate critical adult patients (imminent risk of losing life or organ / body system), such as the Emergency Department and the Intensive Treatment Center of Adults. It is a qualitative research of descriptive and exploratory character, which was attended by 12 preceptors of said program. Its main objective was to analyze the health education devices used by preceptors in the training of the residents. As a methodological course, the cartography was chosen, since it is an intervention research and is not exempt from intentionality, since the researcher is a resident graduated of the program. It was used as instruments of information collection, a card for characterization contemplating aspects of training and previous experience as preceptors, a semistructured interview with an average duration of 30 minutes, which was recorded and transcribed later, production of free and written reports about the experience of being a preceptor and the pedagogical political project of the program. As a result, an article was written, in which the cartography was composed of three directions, which are denominated Direction I: "Forming the identity of preceptor"; Direction II: "Building the preceptory in the training of the residents"; Direction III: "Understanding the processes of teaching and learning in the context of critical patient care". From the information collected in the research, a devolution workshop was held with the preceptors as the main product. Thus, it was verified the need for greater institutional investment in the preceptor training process, culminating in the writing and delivery of a report with the suggestion of the creation of a proposal of permanent education in health to the preceptors.application/pdfporInternato não médicoEducação em saúdePreceptoriaPreceptorsPermanent health educationMultiprofessional residencyCartografando os processos de ensinar e de aprender em áreas fechadas no contexto hospitalar : os preceptores em cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094573.pdf.txt001094573.pdf.txtExtracted Texttext/plain159127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196648/2/001094573.pdf.txte71d0fe7597db56c1e8bf62467187ae6MD52ORIGINAL001094573.pdfTexto completoapplication/pdf1009524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196648/1/001094573.pdfe118cc88ea5ddbac53de1697cc063bfbMD5110183/1966482022-08-18 04:45:39.915099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-18T07:45:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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