Livre para fracassar : um encontro com a trilogia erótica de Hilda Hilst - oscilações da gravidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Andrea Fricke
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130496
Resumo: A tese propõe um encontro da trilogia pornográfica da escritora brasileira Hilda Hilst com o pesquisador, e decidiu-se pela forma do ensaio. A trilogia, composta pelos livros O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990), Cartas de um Sedutor (1991) e Contos d’escárnio/Textos Grotescos (1992) apresentam uma mudança na trajetória da escritora, que anuncia na passagem para a escrita pornográfica, uma desistência da “literatura séria” e, por fim, entre os anos 1998 - 2004, a escritora assume um novo discurso: a desistência da literatura, quando declara publicamente: “não tenho mais nada a dizer”. Para investigar esses períodos, foi feita uma imersão nos arquivos pessoais da escritora, além da leitura das obras, seguindo a proposição de Didi-Huberman sobre as imagens: o regime da imagem e da imaginação é um local de luta política, principalmente aquelas imagens que portam memórias e têm um poder de transmitir algo de um tempo que se passou. O confronto de diferentes temporalidades se dá como uma estratégia de análise do material de arquivo, uma vez que a hipótese da tese é que, quando Hilda Hilst se “sente livre para fracassar”, acontece junto uma mudança de formato no uso do humor em sua literatura. Através de ferramentas teóricas do campo da psicanálise, da arte, da literatura e da crítica, a pesquisa investiga as noções de erótico, pornográfico e obsceno que compõe o universo da escritora, junto dos seguintes eixos de análise: problematização de imagem, escrita, arquivo, sobrevivência e do realismo grotesco como estratégia para o risível. O método utilizado foi o ensaio, com o objetivo de desenvolver uma pesquisa poética no processo de trabalho. A escrita hilstiana desse período tem por objetivo acordar o leitor com um soco, e aqui, acabou por acertá-lo em cheio. Desse choque se operou uma queda no espaço e uma desestabilização. Diante desta literatura, a tese se constituiu como um percurso de investigação da queda, propondo “Os estudos da gravidade - oscilações entre o peso e a leveza”, como resultados da pesquisa poética.
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Para investigar esses períodos, foi feita uma imersão nos arquivos pessoais da escritora, além da leitura das obras, seguindo a proposição de Didi-Huberman sobre as imagens: o regime da imagem e da imaginação é um local de luta política, principalmente aquelas imagens que portam memórias e têm um poder de transmitir algo de um tempo que se passou. O confronto de diferentes temporalidades se dá como uma estratégia de análise do material de arquivo, uma vez que a hipótese da tese é que, quando Hilda Hilst se “sente livre para fracassar”, acontece junto uma mudança de formato no uso do humor em sua literatura. Através de ferramentas teóricas do campo da psicanálise, da arte, da literatura e da crítica, a pesquisa investiga as noções de erótico, pornográfico e obsceno que compõe o universo da escritora, junto dos seguintes eixos de análise: problematização de imagem, escrita, arquivo, sobrevivência e do realismo grotesco como estratégia para o risível. O método utilizado foi o ensaio, com o objetivo de desenvolver uma pesquisa poética no processo de trabalho. A escrita hilstiana desse período tem por objetivo acordar o leitor com um soco, e aqui, acabou por acertá-lo em cheio. Desse choque se operou uma queda no espaço e uma desestabilização. Diante desta literatura, a tese se constituiu como um percurso de investigação da queda, propondo “Os estudos da gravidade - oscilações entre o peso e a leveza”, como resultados da pesquisa poética.The thesis proposes a meeting between the Hilda Hilst’s pornography trilogy and the researcher in the essay form. The trilogy is composed by the books “The Pink Book of Lori Lamby (1990)”, “Letters of a seductive (1991)” e “Mockery Short Story/Grotesque Writing (1992)” presenting a change in the author’s trajectory, which is announced in the route to the pornography writings, a called forsake of the “serious literature”, and lastly, between the years 1998 – 2004, the writer assumes a new speech; the forsake of literature, when she declares publicly: “I have nothing else to say”. To investigate these periods of time, an immersion work was made in the personal archives of the author, besides the reading of the author’s works, followed by the proposition of Didi- Huberman about the images: the image system of imagination is a place of political fight mainly in those images that carry memories and have the strength to transmit something of a lost time. The confrontation of different times is an analyses strategy of the archives material, once the thesis hypothesis is that when Hilda Hilst “feels free to fail” occurs together a change of the format in the use of humor in her literature. By the theoretical tools of the psychoanalyses field, the art, the literature and the critic, the research investigates the concepts of erotic, pornography and obscene, that composes the authors universe, along with the following analysis axes: questioning of image, writing, archive, survival and the grotesque realism as a strategy for the laughable. The method was the essay as an objective to develop a poetic research in the work progress. The hilstian writing of this period has as an objective wake up the reader with a punch, and here in this work has just hit her (the author Hilda) in the face. From this shock, a falling into the space and a destabilization operated. Thereby having in mind this literature, the thesis was built as a route in the investigation of fall, proposing The studies of gravity - fluctuation between the weight and lightness, as the results of this poetic research.application/pdfporLiteraturaImagemHilst, Hilda, 1930-2004ErotismoObsceneGravityImagesSurvivorsLivre para fracassar : um encontro com a trilogia erótica de Hilda Hilst - oscilações da gravidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978633.pdf000978633.pdfTexto completoapplication/pdf7920431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130496/1/000978633.pdf7bfdb0287c5c93bdc4508866c2ca5ed0MD51TEXT000978633.pdf.txt000978633.pdf.txtExtracted Texttext/plain361439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130496/2/000978633.pdf.txtf886dc2c7b322ddd31b641fe58051553MD52THUMBNAIL000978633.pdf.jpg000978633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130496/3/000978633.pdf.jpgc3b8b2ddb626e573f5d155ae83dcb804MD5310183/1304962019-05-12 02:36:20.665794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-12T05:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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