Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nathalia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102619
Resumo: A trilogia de Antônio Torres, formada pelas obras Essa Terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, traz em seu corpo um expressivo número de referências musicais. A grande maioria dessas citações apresenta peças da canção popular brasileira que, de forma comparável à trilha sonora em um filme, ajuda a narrar a história. Além disso, essas referências ao universo cancional trazem para a superfície do texto uma série de informações históricas, culturais, sociais e estéticas sobre as personagens, suas trajetórias e os diferentes cenários onde atuam. Em uma narrativa sobre experiência migratória, as canções, manifestação artística amplamente explorada pelos compositores brasileiros para falar sobre esse fenômeno social, servem perfeitamente para ilustrar os diferentes momentos narrados. Para compreender a presença da canção nas obras, o presente trabalho estuda a relação intertextual entre música e literatura e retoma o passado de intersecção entre as artes. A canção na trilogia de Torres é tratada através de sua significação cultural, uma vez que quando uma obra literária evoca a letra de uma canção em seu corpo, uma série de implicações socioculturais vem à tona, o que é provado pela história da canção popular brasileira, pois essa manifestação, no Brasil, tanto quanto a literatura, sempre serviu como modo de entendimento e comentário de um espaço-tempo.
id URGS_ec2efb4f0417e49412236b2a41b3d7da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102619
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pinto, NathaliaGomes, Gínia Maria de Oliveira2014-09-09T02:13:05Z2014http://hdl.handle.net/10183/102619000932588A trilogia de Antônio Torres, formada pelas obras Essa Terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, traz em seu corpo um expressivo número de referências musicais. A grande maioria dessas citações apresenta peças da canção popular brasileira que, de forma comparável à trilha sonora em um filme, ajuda a narrar a história. Além disso, essas referências ao universo cancional trazem para a superfície do texto uma série de informações históricas, culturais, sociais e estéticas sobre as personagens, suas trajetórias e os diferentes cenários onde atuam. Em uma narrativa sobre experiência migratória, as canções, manifestação artística amplamente explorada pelos compositores brasileiros para falar sobre esse fenômeno social, servem perfeitamente para ilustrar os diferentes momentos narrados. Para compreender a presença da canção nas obras, o presente trabalho estuda a relação intertextual entre música e literatura e retoma o passado de intersecção entre as artes. A canção na trilogia de Torres é tratada através de sua significação cultural, uma vez que quando uma obra literária evoca a letra de uma canção em seu corpo, uma série de implicações socioculturais vem à tona, o que é provado pela história da canção popular brasileira, pois essa manifestação, no Brasil, tanto quanto a literatura, sempre serviu como modo de entendimento e comentário de um espaço-tempo.Antônio Torres‟ trilogy, formed by the works Essa Terra, O cachorro e o lobo and Pelo fundo da agulha contains an expressive number of musical references. Most of these quotations of Brazilian popular songs, just like a film soundtrack, help to narrate the story. These references to the musical universe bring to the text a treasury of historical, cultural, social and aesthetics information about the characters, their trajectories and the different settings where they act. In a novel about the migration experience, the songs, artistic manifestation very explored by Brazilian composers to talk about this social phenomenon, fit perfectly to illustrate the scenes shown by the text. To understand the presence of the songs in the novels, this work aims at studying the intertextual relationship between music and literature and recovering the past of intersection of these art forms. The popular song, in Torres‟s trilogy, is analyzed through its cultural meaning, considering that when a literary work brings excerpts from a song in its body, many cultural implications are brought to the surface of the text. It has been proved by its history that Brazilian popular song enables to understand and to discourse about space and time.application/pdfporTorres, Antônio, 1940-Literatura e MúsicaLiteratura brasileiraLiteratura comparadaCanção popularMúsica popular brasileiraNarrativaLiterature and musicBrazilian popular songInternal migrationCantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932588.pdf000932588.pdfTexto completoapplication/pdf740631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102619/1/000932588.pdfdca420bf30617f890114955b957f9590MD51TEXT000932588.pdf.txt000932588.pdf.txtExtracted Texttext/plain324363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102619/2/000932588.pdf.txta56aa7fd56170f4e76ba25a25b3d7eedMD52THUMBNAIL000932588.pdf.jpg000932588.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102619/3/000932588.pdf.jpg70adda1102b25e26b8d02485ab9ce2caMD5310183/1026192018-10-19 10:28:42.915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:28:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
title Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
spellingShingle Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
Pinto, Nathalia
Torres, Antônio, 1940-
Literatura e Música
Literatura brasileira
Literatura comparada
Canção popular
Música popular brasileira
Narrativa
Literature and music
Brazilian popular song
Internal migration
title_short Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
title_full Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
title_fullStr Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
title_full_unstemmed Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
title_sort Cantando histórias : a narratividade da canção popular na triologia de Antônio Torres
author Pinto, Nathalia
author_facet Pinto, Nathalia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Nathalia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Gínia Maria de Oliveira
contributor_str_mv Gomes, Gínia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Torres, Antônio, 1940-
Literatura e Música
Literatura brasileira
Literatura comparada
Canção popular
Música popular brasileira
Narrativa
topic Torres, Antônio, 1940-
Literatura e Música
Literatura brasileira
Literatura comparada
Canção popular
Música popular brasileira
Narrativa
Literature and music
Brazilian popular song
Internal migration
dc.subject.eng.fl_str_mv Literature and music
Brazilian popular song
Internal migration
description A trilogia de Antônio Torres, formada pelas obras Essa Terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, traz em seu corpo um expressivo número de referências musicais. A grande maioria dessas citações apresenta peças da canção popular brasileira que, de forma comparável à trilha sonora em um filme, ajuda a narrar a história. Além disso, essas referências ao universo cancional trazem para a superfície do texto uma série de informações históricas, culturais, sociais e estéticas sobre as personagens, suas trajetórias e os diferentes cenários onde atuam. Em uma narrativa sobre experiência migratória, as canções, manifestação artística amplamente explorada pelos compositores brasileiros para falar sobre esse fenômeno social, servem perfeitamente para ilustrar os diferentes momentos narrados. Para compreender a presença da canção nas obras, o presente trabalho estuda a relação intertextual entre música e literatura e retoma o passado de intersecção entre as artes. A canção na trilogia de Torres é tratada através de sua significação cultural, uma vez que quando uma obra literária evoca a letra de uma canção em seu corpo, uma série de implicações socioculturais vem à tona, o que é provado pela história da canção popular brasileira, pois essa manifestação, no Brasil, tanto quanto a literatura, sempre serviu como modo de entendimento e comentário de um espaço-tempo.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-09T02:13:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102619
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932588
url http://hdl.handle.net/10183/102619
identifier_str_mv 000932588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102619/1/000932588.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102619/2/000932588.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102619/3/000932588.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dca420bf30617f890114955b957f9590
a56aa7fd56170f4e76ba25a25b3d7eed
70adda1102b25e26b8d02485ab9ce2ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309053351526400