O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raimunda Maria dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268356
Resumo: Sagarana de João Guimarães Rosa compõe-se marcadamente, por estratégia intertextual, apresentando-se cheio de brasilidades e regionalismos, de eruditismos e coloquialidades. Esta tese tem por objetivo analisar os nove contos-novelísticos do livro, a partir da composição do texto e de fatores extraliterários, recuperando o percurso de leitura crítica e organizando aspectos sócio-históricos e composicionais que permitam compreender sentido e forma e a participação do leitor mediada pela estratégia textual, bem como, a noção de regionalismo literário, envolvendo as noções de nacional e universal. Para tanto, cumprem-se os seguintes objetivos específicos: i) apresentar um diálogo entre a Teoria da recepção e os processos textuais; ii) recuperar os estudos dos contos rosianos na perspectiva de entendimento entre Estética da recepção, contexto da forma literária e impacto da obra na história da literatura e; iii) analisar as impressões críticas sobre Sagarana proferidas à época de sua publicação e a relação entre a intertextualidade e a participação do leitor na produção artística e, consequentemente, na atemporalidade da obra literária. Conforme Robert Jauss (1994), ocorre um aferimento do valor estético da obra no ato da leitura, quando o leitor a compara com outras já lidas e percebe haver singularidades. Mikhail Bakhtin (2016) trata da ideia de discurso responsivo em consonância com a ciência do texto. Franco Moretti (2014), Roberto DaMatta (1997) e Walter Benjamin (1994) tratam da forma e estilo relacionados ao contexto de modernidade. Assim, o método de análise é o de busca de respostas em aspectos internos e externos do texto, considerando o contexto sócio-histórico e cultural do leitor, do autor e da obra, o percurso de leitura e a repercussão no pensamento crítico sobre a história da literatura, desde a publicação em 1946. Fundamentando-se na Estética da recepção e na ciência do texto, os resultados apontam que, indo na contramão da crítica estruturalista que entende a obra como autossuficiente e o leitor como figura menor, a proposta de leitura de Sagarana demanda a participação do leitor e, esse é tido como elemento fundamental para perpetuação da obra de arte, pois a reconstrói, dando novo sentido, toda vez que ler.
id URGS_edae0ace3c7a18612e3250c7d6a14cbf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268356
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Raimunda Maria dosAraújo, Homero José Vizeu2023-12-13T03:25:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/268356001189589Sagarana de João Guimarães Rosa compõe-se marcadamente, por estratégia intertextual, apresentando-se cheio de brasilidades e regionalismos, de eruditismos e coloquialidades. Esta tese tem por objetivo analisar os nove contos-novelísticos do livro, a partir da composição do texto e de fatores extraliterários, recuperando o percurso de leitura crítica e organizando aspectos sócio-históricos e composicionais que permitam compreender sentido e forma e a participação do leitor mediada pela estratégia textual, bem como, a noção de regionalismo literário, envolvendo as noções de nacional e universal. Para tanto, cumprem-se os seguintes objetivos específicos: i) apresentar um diálogo entre a Teoria da recepção e os processos textuais; ii) recuperar os estudos dos contos rosianos na perspectiva de entendimento entre Estética da recepção, contexto da forma literária e impacto da obra na história da literatura e; iii) analisar as impressões críticas sobre Sagarana proferidas à época de sua publicação e a relação entre a intertextualidade e a participação do leitor na produção artística e, consequentemente, na atemporalidade da obra literária. Conforme Robert Jauss (1994), ocorre um aferimento do valor estético da obra no ato da leitura, quando o leitor a compara com outras já lidas e percebe haver singularidades. Mikhail Bakhtin (2016) trata da ideia de discurso responsivo em consonância com a ciência do texto. Franco Moretti (2014), Roberto DaMatta (1997) e Walter Benjamin (1994) tratam da forma e estilo relacionados ao contexto de modernidade. Assim, o método de análise é o de busca de respostas em aspectos internos e externos do texto, considerando o contexto sócio-histórico e cultural do leitor, do autor e da obra, o percurso de leitura e a repercussão no pensamento crítico sobre a história da literatura, desde a publicação em 1946. Fundamentando-se na Estética da recepção e na ciência do texto, os resultados apontam que, indo na contramão da crítica estruturalista que entende a obra como autossuficiente e o leitor como figura menor, a proposta de leitura de Sagarana demanda a participação do leitor e, esse é tido como elemento fundamental para perpetuação da obra de arte, pois a reconstrói, dando novo sentido, toda vez que ler.João Guimarães Rosa's Sagarana is markedly composed by intertextual strategy, presenting itself full of brazilianness and regionalism, eruditism and colloquialism. The aim of this thesis is to analyse the nine short stories in the book, based on the composition of the text and extra-literary factors, recovering the path of critical reading and organizing socio-historical and compositional aspects that allow us to understand meaning and form and the participation of the reader mediated by the textual strategy, as well as the notion of literary regionalism, involving the notions of national and universal. To this end, the following specific objectives will be met: i) to present a dialogue between reception theory and textual processes; ii) Aesthetics of reception, context of literary form and impact of the work on the history of literature and; iii) to analyze critical impressions of Sagarana at the time of its publication and the relationship between intertextuality and reader participation in artistic production and, consequently, the timelessness of the literary work. According to Robert Jauss (1994), the aesthetic value of the work is assessed during the act of reading, when the reader compares it with others already read and realizes that there are singularities. Mikhail Bakhtin (2016) deals with the idea of responsive discourse in line with the science of text. Franco Moretti (2014), Roberto DaMatta (1997) and Walter Benjamin (1994) deal with form and style related to the context of modernity. Thus, the method of analysis is to search for answers in internal and external aspects of the text, considering the socio historical and cultural context of the reader, the author and the author's work, the reader's journey and the repercussions on critical thinking about the history of literature since its publication in 1946. Based on the Aesthetics of reception and the science of the text, the results show that, going against structuralist criticism which sees the work as self-sufficient and the reader as a minor figure, Sagarana's reading proposal demands the participation of the reader, who is seen as a fundamental element in the perpetuation of the work of art, since he reconstructs it, giving it new meaning every time he reads it.application/pdfporRosa, João Guimarães, 1908-1967Literatura brasileiraRegionalismo na literaturaAesthetics of receptionTextualitySagaranaLiterary regionalismO sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189589.pdf.txt001189589.pdf.txtExtracted Texttext/plain435538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268356/2/001189589.pdf.txtee39b4165311c7b3564b243933c8b67aMD52ORIGINAL001189589.pdfTexto completoapplication/pdf1149065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268356/1/001189589.pdfdb90e74315221b83f247d3a8b91d9467MD5110183/2683562023-12-14 04:24:05.829658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-14T06:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
title O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
spellingShingle O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
Santos, Raimunda Maria dos
Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira
Regionalismo na literatura
Aesthetics of reception
Textuality
Sagarana
Literary regionalism
title_short O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
title_full O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
title_fullStr O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
title_full_unstemmed O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
title_sort O sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidade
author Santos, Raimunda Maria dos
author_facet Santos, Raimunda Maria dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raimunda Maria dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Homero José Vizeu
contributor_str_mv Araújo, Homero José Vizeu
dc.subject.por.fl_str_mv Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira
Regionalismo na literatura
topic Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira
Regionalismo na literatura
Aesthetics of reception
Textuality
Sagarana
Literary regionalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Aesthetics of reception
Textuality
Sagarana
Literary regionalism
description Sagarana de João Guimarães Rosa compõe-se marcadamente, por estratégia intertextual, apresentando-se cheio de brasilidades e regionalismos, de eruditismos e coloquialidades. Esta tese tem por objetivo analisar os nove contos-novelísticos do livro, a partir da composição do texto e de fatores extraliterários, recuperando o percurso de leitura crítica e organizando aspectos sócio-históricos e composicionais que permitam compreender sentido e forma e a participação do leitor mediada pela estratégia textual, bem como, a noção de regionalismo literário, envolvendo as noções de nacional e universal. Para tanto, cumprem-se os seguintes objetivos específicos: i) apresentar um diálogo entre a Teoria da recepção e os processos textuais; ii) recuperar os estudos dos contos rosianos na perspectiva de entendimento entre Estética da recepção, contexto da forma literária e impacto da obra na história da literatura e; iii) analisar as impressões críticas sobre Sagarana proferidas à época de sua publicação e a relação entre a intertextualidade e a participação do leitor na produção artística e, consequentemente, na atemporalidade da obra literária. Conforme Robert Jauss (1994), ocorre um aferimento do valor estético da obra no ato da leitura, quando o leitor a compara com outras já lidas e percebe haver singularidades. Mikhail Bakhtin (2016) trata da ideia de discurso responsivo em consonância com a ciência do texto. Franco Moretti (2014), Roberto DaMatta (1997) e Walter Benjamin (1994) tratam da forma e estilo relacionados ao contexto de modernidade. Assim, o método de análise é o de busca de respostas em aspectos internos e externos do texto, considerando o contexto sócio-histórico e cultural do leitor, do autor e da obra, o percurso de leitura e a repercussão no pensamento crítico sobre a história da literatura, desde a publicação em 1946. Fundamentando-se na Estética da recepção e na ciência do texto, os resultados apontam que, indo na contramão da crítica estruturalista que entende a obra como autossuficiente e o leitor como figura menor, a proposta de leitura de Sagarana demanda a participação do leitor e, esse é tido como elemento fundamental para perpetuação da obra de arte, pois a reconstrói, dando novo sentido, toda vez que ler.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T03:25:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268356
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189589
url http://hdl.handle.net/10183/268356
identifier_str_mv 001189589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268356/2/001189589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268356/1/001189589.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee39b4165311c7b3564b243933c8b67a
db90e74315221b83f247d3a8b91d9467
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085635643408384