Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Lisia Ramos
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1888
Resumo: Este estudo identifica a relação entre controle percebido e desempenho acadêmico de crianças em situação de risco social e pessoal na cidade de Porto Alegre. Foram examinadas 61 crianças, sendo 30 meninos e 31 meninas com idades de 7 a 8 anos, que freqüentavam a primeira série de duas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através da aplicação de uma escala de controle percebido, o CAMI ( Control, agency, Interview), que verifica os componentes de crenças como locus de controle, atribuição de causalidade, auto-eficácia e desamparo aprendido, bem como foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar e o desempenho atribuídos a cada criança com base nas provas finais do ano letivo, resultando em aprovado e reprovado. Quarenta e três crianças tiveram como resultado a aprovação e dezoito foram reprovadas. Os resultados deste estudo foram obtidos através de regressão múltipla e logística, médias e análise de variância (ANOVA). Os resultados encontrados neste estudo confirmam que existe relação entre controle percebido e desempenho acadêmico, como também que as crenças de controle, crenças de capacidade e crenças de estratégia variam de acordo com a idade e o gênero.
id URGS_eea1baa3a345965f8ae09d69e7bd7196
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1888
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mayer, Lisia RamosKoller, Silvia Helena2007-06-06T17:18:57Z1998http://hdl.handle.net/10183/1888000222258Este estudo identifica a relação entre controle percebido e desempenho acadêmico de crianças em situação de risco social e pessoal na cidade de Porto Alegre. Foram examinadas 61 crianças, sendo 30 meninos e 31 meninas com idades de 7 a 8 anos, que freqüentavam a primeira série de duas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através da aplicação de uma escala de controle percebido, o CAMI ( Control, agency, Interview), que verifica os componentes de crenças como locus de controle, atribuição de causalidade, auto-eficácia e desamparo aprendido, bem como foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar e o desempenho atribuídos a cada criança com base nas provas finais do ano letivo, resultando em aprovado e reprovado. Quarenta e três crianças tiveram como resultado a aprovação e dezoito foram reprovadas. Os resultados deste estudo foram obtidos através de regressão múltipla e logística, médias e análise de variância (ANOVA). Os resultados encontrados neste estudo confirmam que existe relação entre controle percebido e desempenho acadêmico, como também que as crenças de controle, crenças de capacidade e crenças de estratégia variam de acordo com a idade e o gênero.application/pdfporDesempenho escolarCriançaPopulacoes de riscoLocus de controle interno-externoControle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000222258.pdf000222258.pdfTexto completoapplication/pdf315494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/1/000222258.pdf83d284ac582e2b7d43b7fbbdc7f0bf3fMD51TEXT000222258.pdf.txt000222258.pdf.txtExtracted Texttext/plain90746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/2/000222258.pdf.txt81e7087fe9fa3a5e70ae5a8e9b0b3a6eMD52THUMBNAIL000222258.pdf.jpg000222258.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/3/000222258.pdf.jpga98e204225b25ee4a07f6d33dbf32635MD5310183/18882018-10-15 09:32:31.629oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:32:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
title Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
spellingShingle Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
Mayer, Lisia Ramos
Desempenho escolar
Criança
Populacoes de risco
Locus de controle interno-externo
title_short Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_full Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_fullStr Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_full_unstemmed Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
title_sort Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
author Mayer, Lisia Ramos
author_facet Mayer, Lisia Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayer, Lisia Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koller, Silvia Helena
contributor_str_mv Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Criança
Populacoes de risco
Locus de controle interno-externo
topic Desempenho escolar
Criança
Populacoes de risco
Locus de controle interno-externo
description Este estudo identifica a relação entre controle percebido e desempenho acadêmico de crianças em situação de risco social e pessoal na cidade de Porto Alegre. Foram examinadas 61 crianças, sendo 30 meninos e 31 meninas com idades de 7 a 8 anos, que freqüentavam a primeira série de duas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através da aplicação de uma escala de controle percebido, o CAMI ( Control, agency, Interview), que verifica os componentes de crenças como locus de controle, atribuição de causalidade, auto-eficácia e desamparo aprendido, bem como foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar e o desempenho atribuídos a cada criança com base nas provas finais do ano letivo, resultando em aprovado e reprovado. Quarenta e três crianças tiveram como resultado a aprovação e dezoito foram reprovadas. Os resultados deste estudo foram obtidos através de regressão múltipla e logística, médias e análise de variância (ANOVA). Os resultados encontrados neste estudo confirmam que existe relação entre controle percebido e desempenho acadêmico, como também que as crenças de controle, crenças de capacidade e crenças de estratégia variam de acordo com a idade e o gênero.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:18:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000222258
url http://hdl.handle.net/10183/1888
identifier_str_mv 000222258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/1/000222258.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/2/000222258.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/3/000222258.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83d284ac582e2b7d43b7fbbdc7f0bf3f
81e7087fe9fa3a5e70ae5a8e9b0b3a6e
a98e204225b25ee4a07f6d33dbf32635
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085008317087744