Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/1888 |
Resumo: | Este estudo identifica a relação entre controle percebido e desempenho acadêmico de crianças em situação de risco social e pessoal na cidade de Porto Alegre. Foram examinadas 61 crianças, sendo 30 meninos e 31 meninas com idades de 7 a 8 anos, que freqüentavam a primeira série de duas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através da aplicação de uma escala de controle percebido, o CAMI ( Control, agency, Interview), que verifica os componentes de crenças como locus de controle, atribuição de causalidade, auto-eficácia e desamparo aprendido, bem como foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar e o desempenho atribuídos a cada criança com base nas provas finais do ano letivo, resultando em aprovado e reprovado. Quarenta e três crianças tiveram como resultado a aprovação e dezoito foram reprovadas. Os resultados deste estudo foram obtidos através de regressão múltipla e logística, médias e análise de variância (ANOVA). Os resultados encontrados neste estudo confirmam que existe relação entre controle percebido e desempenho acadêmico, como também que as crenças de controle, crenças de capacidade e crenças de estratégia variam de acordo com a idade e o gênero. |
id |
URGS_eea1baa3a345965f8ae09d69e7bd7196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1888 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Mayer, Lisia RamosKoller, Silvia Helena2007-06-06T17:18:57Z1998http://hdl.handle.net/10183/1888000222258Este estudo identifica a relação entre controle percebido e desempenho acadêmico de crianças em situação de risco social e pessoal na cidade de Porto Alegre. Foram examinadas 61 crianças, sendo 30 meninos e 31 meninas com idades de 7 a 8 anos, que freqüentavam a primeira série de duas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através da aplicação de uma escala de controle percebido, o CAMI ( Control, agency, Interview), que verifica os componentes de crenças como locus de controle, atribuição de causalidade, auto-eficácia e desamparo aprendido, bem como foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar e o desempenho atribuídos a cada criança com base nas provas finais do ano letivo, resultando em aprovado e reprovado. Quarenta e três crianças tiveram como resultado a aprovação e dezoito foram reprovadas. Os resultados deste estudo foram obtidos através de regressão múltipla e logística, médias e análise de variância (ANOVA). Os resultados encontrados neste estudo confirmam que existe relação entre controle percebido e desempenho acadêmico, como também que as crenças de controle, crenças de capacidade e crenças de estratégia variam de acordo com a idade e o gênero.application/pdfporDesempenho escolarCriançaPopulacoes de riscoLocus de controle interno-externoControle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000222258.pdf000222258.pdfTexto completoapplication/pdf315494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/1/000222258.pdf83d284ac582e2b7d43b7fbbdc7f0bf3fMD51TEXT000222258.pdf.txt000222258.pdf.txtExtracted Texttext/plain90746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/2/000222258.pdf.txt81e7087fe9fa3a5e70ae5a8e9b0b3a6eMD52THUMBNAIL000222258.pdf.jpg000222258.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/3/000222258.pdf.jpga98e204225b25ee4a07f6d33dbf32635MD5310183/18882018-10-15 09:32:31.629oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:32:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
spellingShingle |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo Mayer, Lisia Ramos Desempenho escolar Criança Populacoes de risco Locus de controle interno-externo |
title_short |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_full |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_fullStr |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_full_unstemmed |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
title_sort |
Controle percebido e desempenho acadêmico de crianças de nível sócio-econômico baixo |
author |
Mayer, Lisia Ramos |
author_facet |
Mayer, Lisia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mayer, Lisia Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Koller, Silvia Helena |
contributor_str_mv |
Koller, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Criança Populacoes de risco Locus de controle interno-externo |
topic |
Desempenho escolar Criança Populacoes de risco Locus de controle interno-externo |
description |
Este estudo identifica a relação entre controle percebido e desempenho acadêmico de crianças em situação de risco social e pessoal na cidade de Porto Alegre. Foram examinadas 61 crianças, sendo 30 meninos e 31 meninas com idades de 7 a 8 anos, que freqüentavam a primeira série de duas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através da aplicação de uma escala de controle percebido, o CAMI ( Control, agency, Interview), que verifica os componentes de crenças como locus de controle, atribuição de causalidade, auto-eficácia e desamparo aprendido, bem como foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar e o desempenho atribuídos a cada criança com base nas provas finais do ano letivo, resultando em aprovado e reprovado. Quarenta e três crianças tiveram como resultado a aprovação e dezoito foram reprovadas. Os resultados deste estudo foram obtidos através de regressão múltipla e logística, médias e análise de variância (ANOVA). Os resultados encontrados neste estudo confirmam que existe relação entre controle percebido e desempenho acadêmico, como também que as crenças de controle, crenças de capacidade e crenças de estratégia variam de acordo com a idade e o gênero. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:18:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/1888 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000222258 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/1888 |
identifier_str_mv |
000222258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/1/000222258.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/2/000222258.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1888/3/000222258.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83d284ac582e2b7d43b7fbbdc7f0bf3f 81e7087fe9fa3a5e70ae5a8e9b0b3a6e a98e204225b25ee4a07f6d33dbf32635 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085008317087744 |