Mídias digitais e famílias com bebês na pandemia de covid-19 : mudanças no padrão de uso e variáveis parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riter, Helena da Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262601
Resumo: A pandemia de COVID-19 e suas medidas de contenção representam um contexto com potencial para ampliar o uso de mídias por bebês, assim como impõem desafios específicos para pais e mães. Desse modo, este estudo buscou (a) descrever a percepção parental de mudanças no uso de mídias digitais de bebês na pandemia, assim como as seguintes variáveis parentais: perda de rede de apoio em função da pandemia, sintomas de transtornos mentais comuns (TMC), estresse percebido, autoeficácia parental e satisfação parental; e (b) analisar a dinâmica e a associação entre a percepção de mudança no uso de mídias digitais durante a pandemia de COVID-19, variáveis parentais e a idade da criança. Participaram do estudo 231 mães e pais de 20 a 48 anos (M=33,84; DP=4,84), sendo 91,8% do sexo feminino, de crianças com desenvolvimento típico de até 36 meses. Os instrumentos utilizados foram: (a) Questionário de Dados Sociodemográficos; (b) Questionário sobre Uso de Mídias; (c) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20); (d) Escala de Estresse Percebido (PSS-4); (e) Questionário de Avaliação da Competência Educativa Parental (QACEP). Foram conduzidas análises descritivas, assim como análise de rede de correlações parciais regularizadas. Os resultados indicam percepção de aumento do tempo de uso, assim como a inserção de novos dispositivos na rotina das crianças. Além disso, demonstram altos índices de perda de rede de apoio, de estresse percebido e de sintomas de TMC entre os participantes, apesar do nível socioeconômico médio-alto e das altas taxas de autoeficácia e de satisfação parentais. A perda de rede de apoio e a idade da criança se mostraram fortemente associadas às mudanças no padrão de uso. A percepção de aumento no tempo de uso se mostrou relevante do ponto de vista interventivo, assim como as medidas de saúde mental e a perda de rede de apoio.
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Os instrumentos utilizados foram: (a) Questionário de Dados Sociodemográficos; (b) Questionário sobre Uso de Mídias; (c) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20); (d) Escala de Estresse Percebido (PSS-4); (e) Questionário de Avaliação da Competência Educativa Parental (QACEP). Foram conduzidas análises descritivas, assim como análise de rede de correlações parciais regularizadas. Os resultados indicam percepção de aumento do tempo de uso, assim como a inserção de novos dispositivos na rotina das crianças. Além disso, demonstram altos índices de perda de rede de apoio, de estresse percebido e de sintomas de TMC entre os participantes, apesar do nível socioeconômico médio-alto e das altas taxas de autoeficácia e de satisfação parentais. A perda de rede de apoio e a idade da criança se mostraram fortemente associadas às mudanças no padrão de uso. A percepção de aumento no tempo de uso se mostrou relevante do ponto de vista interventivo, assim como as medidas de saúde mental e a perda de rede de apoio.The COVID-19 pandemic and its containment measures represent a context with the potential to increase infants' use of media and pose specific challenges for fathers and mothers. Thus, this study aimed to (a) describe the parental perception of changes in the use of digital media by babies during the pandemic, as well as the following parental variables: loss of support network due to the pandemic, symptoms of common mental disorders (CMD), perceived stress, parental self-efficacy and parental satisfaction; and (b) to analyze the dynamics and association between the perception of change in the use of digital media during the COVID-19 pandemic, parental variables and the child's age. 231 mothers and fathers participated in the study (M=33.84 years; SD=4.84), 91.8% of whom were female, of children with typical development of up to 36 months. The instruments used were: (a) Sociodemographic Data Questionnaire; (b) Media Use Questionnaire; (c) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20); (d) Perceived Stress Scale (PSS-4); (e) Parenting Sense of Competence Scale (PSOC). Descriptive analyzes were conducted, as well as regularized partial correlation network analysis. The results indicate a perception of increased usage time, and the insertion of new devices into the children's routine. Furthermore, they demonstrate high rates of loss of support network, perceived stress, and CMD symptoms among the participants, despite the medium-high socioeconomic level and high self-efficacy and parental satisfaction rates. The loss of support network and the child's age were strongly associated with changes in the pattern of use. The perception of increased usage time proved to be relevant from an intervention point of view, as well as mental health measures and loss of support network.application/pdfporCOVID-19Desenvolvimento infantilMídia digitalParentalidadeBebêUso da internetDigital mediaBabiesPandemicParentingMídias digitais e famílias com bebês na pandemia de covid-19 : mudanças no padrão de uso e variáveis parentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173641.pdf.txt001173641.pdf.txtExtracted Texttext/plain236596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262601/2/001173641.pdf.txt94ae6e1ea2ca7438da115f04a5a19b15MD52ORIGINAL001173641.pdfTexto completoapplication/pdf775522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262601/1/001173641.pdf34bef82231e6422212ac91c3339352fbMD5110183/2626012023-07-26 03:31:02.119897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-26T06:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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