A influência da educação continuada no desempenho da técnica de aplicação de injeção intramuscular pelo auxiliar de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107664 |
Resumo: | Este trabalho mostra a influência da educação continuada no desempenho da técnica de aplicação de injeçao intramuscular, pelo auxiliar de enfermagem. Procuramos verificar o nível de desempenho prático do referido grupo nesta medida terapêutica, assim como verificar se os auxiliares de enfermagem, que haviam participado de programas de éducação continuada, apresentavam desempenho diferente, ao realizarem a técnica de aplicação de injeção intramuscular, dos que não haviam freqUentado este s programas. A metodologia proposta constitui um check lit da técnica de aplicação de injeção intramuscular e um questionário aplicados em 81 auxiliares de enfermagem que exercessem suas atividades em unidades de internação de clínicas médicas e cirúrgicas. No que se refere ao nível de desempenho dos auxiliares de enfermagem, apuramos que a média de desempenho do grupo foi de 48 , 53% caracterizando abaixa qualidade da apl i cação das injeções intramusculares executada por esta população. Verifica-se também que os auxiliares de enfermagem que haviam participado em programas de educação continuada tiveram um desempenho melhor na aplicação da técni ca de injeçao intramuscular, do que aqueles que não frequentaram es tes programas. Observa-se ainda que os itens executados incorretamente ou omitidos com maior frequência pelos auxiliares de enfermagem foram: "lava as mãos", "prepara a seringa e a agulha", "prepara a droga", "chama o paciente pelo nome", "explica o que será feito", "elege o local de aplicação", "posiciona o paciente", "faz anti-sepsia", "massageia o local", "a aplicação é estéril", e "checa o medicamento". Esses passo foram mais infrigidos pelos auxiliares de enfermagem que exerciam a profissão há mais tempo, e pelos que não haviam frequentado programas de educação continuada. |
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Crossetti, Maria da Graça OliveiraAngerami, Emilia Luigia Saporiti2014-12-03T02:33:47Z1981http://hdl.handle.net/10183/107664000029730Este trabalho mostra a influência da educação continuada no desempenho da técnica de aplicação de injeçao intramuscular, pelo auxiliar de enfermagem. Procuramos verificar o nível de desempenho prático do referido grupo nesta medida terapêutica, assim como verificar se os auxiliares de enfermagem, que haviam participado de programas de éducação continuada, apresentavam desempenho diferente, ao realizarem a técnica de aplicação de injeção intramuscular, dos que não haviam freqUentado este s programas. A metodologia proposta constitui um check lit da técnica de aplicação de injeção intramuscular e um questionário aplicados em 81 auxiliares de enfermagem que exercessem suas atividades em unidades de internação de clínicas médicas e cirúrgicas. No que se refere ao nível de desempenho dos auxiliares de enfermagem, apuramos que a média de desempenho do grupo foi de 48 , 53% caracterizando abaixa qualidade da apl i cação das injeções intramusculares executada por esta população. Verifica-se também que os auxiliares de enfermagem que haviam participado em programas de educação continuada tiveram um desempenho melhor na aplicação da técni ca de injeçao intramuscular, do que aqueles que não frequentaram es tes programas. Observa-se ainda que os itens executados incorretamente ou omitidos com maior frequência pelos auxiliares de enfermagem foram: "lava as mãos", "prepara a seringa e a agulha", "prepara a droga", "chama o paciente pelo nome", "explica o que será feito", "elege o local de aplicação", "posiciona o paciente", "faz anti-sepsia", "massageia o local", "a aplicação é estéril", e "checa o medicamento". Esses passo foram mais infrigidos pelos auxiliares de enfermagem que exerciam a profissão há mais tempo, e pelos que não haviam frequentado programas de educação continuada.This work shows the influence of continued education on the performance of the technique of intramuscular injection administration by ward attendants. We tried to verify the levei of practical performance in this therapeutic measure by the group referred to, as well as to a scertain whether the ward attendants who had participated in the continued education programs presented a performance different from that shown by those who had attended such programs, in performing the technique of administering intramuscular injections. The methodology proposed co nsist of a check list on the technique of administer ingintramuscular injections and a questionnai re submitted to 81 ward attendants carrying ou the in activity in internation unit s of medicai and surgical clinics. As regards the level of performance by ward attendants we verified that the average performance was of 48 . 53 percent, which characterizes the Jow quality of intramuscular injection administration by said population. lt is also noted that the ward attend ants who had participated in the continued education programs showe da better performance in the technique of administering intramus cular injections than those who did not attend such programs. lt is noted furthermore that the steps incorrectly performed or most often omitted by the ward attendants were: "hand washing", "preparation of syringe and needle", "preparation of the drug", "calling the patient by name", "explaining \-Jhat would be done", "choosing the site for administration", "positioning the patient" , "applying antisepsis", "massaging the site", "sterilizing the application" and "checking the medicine". Theses teps were infringed mostly by ward attendants who were professionally active for a longer time and who had not attende d continued education programs.application/pdfporEducação continuada em enfermagemInjeções intramusculares : EnfermagemA influência da educação continuada no desempenho da técnica de aplicação de injeção intramuscular pelo auxiliar de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemCurso de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS1981mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000029730.pdf000029730.pdfTexto completoapplication/pdf15987308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107664/1/000029730.pdf965ad6527ef5051255dd36a5fe1d2f43MD51TEXT000029730.pdf.txt000029730.pdf.txtExtracted Texttext/plain173926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107664/2/000029730.pdf.txt44e186ff75794409e8fc0f190efd775fMD52THUMBNAIL000029730.pdf.jpg000029730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107664/3/000029730.pdf.jpg4d54596715a69db3c38a1f3bad76fb1fMD5310183/1076642018-10-22 08:30:15.468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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