Ilhas interdisciplinares de racionalidade na educação infantil e na educação do campo : vivências formativas com alunos e professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275185 |
Resumo: | O presente trabalho investigou os limites e as possibilidades da utilização das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade na Educação Infantil e na Educação do Campo. Desta forma, propôs e avaliou as potencialidades desta metodologia pautada no trabalho interdisciplinar a partir da vivência com professores e alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de modo geral foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio de análise documental, questionários semiestruturados e de intervenções. Inicialmente também foram realizados estudos bibliográficos, o primeiro deles, sendo um estudo do tipo “Estado da Arte”, mapeou trabalhos sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil voltadas à promoção da Alfabetização Científica. Logo após, realizou-se uma pesquisa do tipo “Estudo do Conhecimento” com o levantamento de trabalhos sobre formação de professores sob a temática da interdisciplinaridade e ensino de Ciências proporcionados aos profissionais da área da Pedagogia. Na sequência, cinco turmas da Educação Infantil e quatro professoras participaram da pesquisa, que analisou o desenvolvimento da metodologia de projetos nestas turmas, e as percepções das professoras envolvidas na atividade. Também foram sujeitos de investigação alunos de uma turma de educação infantil de uma escola do campo, no período da pandemia da COVID-19, que estavam no ensino remoto, a qual foi estruturada a partir das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Uma Pesquisa Bibliográfica documental foi realizada a partir dos esquemas relacionais produzidos por alunos de um curso de especialização. Ainda, intervenções foram desenvolvidas pela pesquisadora assumindo o papel de professora regente das turmas. Os resultados produzidos em formato de artigos demonstraram as potencialidades do uso das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o contexto de ensino remoto, as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade colaboram para que a aprendizagem ocorresse em outros espaços e tempos, principalmente na interação com os familiares e na observação dos ambientes sociais e naturais, sendo importantes para a construção da identidade do sujeito do campo e a valorização das culturas e dos saberes locais. A utilização da metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade desde a Educação Infantil vai ao encontro dos Campos de Experiência sinalizados pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que algumas habilidades relacionadas a Alfabetização Científica, como a autonomia, o domínio e a comunicação, podem ser alcançadas com o desenvolvimento de uma IIR na Pré-escola, mesmo que de forma remota. Destaca-se que a metodologia das Ilhas de Racionalidade mostra-se como uma estratégia facilitadora e potencializadora para um ensino de qualidade, especialmente neste momento de consolidação desta etapa (com a obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos) e apreensão de uma nova política pública norteadora do processo educativo. |
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Almeida, Lia Heberlê deRobaina, Jose Vicente Lima2024-04-30T06:48:01Z2023http://hdl.handle.net/10183/275185001200241O presente trabalho investigou os limites e as possibilidades da utilização das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade na Educação Infantil e na Educação do Campo. Desta forma, propôs e avaliou as potencialidades desta metodologia pautada no trabalho interdisciplinar a partir da vivência com professores e alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de modo geral foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio de análise documental, questionários semiestruturados e de intervenções. Inicialmente também foram realizados estudos bibliográficos, o primeiro deles, sendo um estudo do tipo “Estado da Arte”, mapeou trabalhos sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil voltadas à promoção da Alfabetização Científica. Logo após, realizou-se uma pesquisa do tipo “Estudo do Conhecimento” com o levantamento de trabalhos sobre formação de professores sob a temática da interdisciplinaridade e ensino de Ciências proporcionados aos profissionais da área da Pedagogia. Na sequência, cinco turmas da Educação Infantil e quatro professoras participaram da pesquisa, que analisou o desenvolvimento da metodologia de projetos nestas turmas, e as percepções das professoras envolvidas na atividade. Também foram sujeitos de investigação alunos de uma turma de educação infantil de uma escola do campo, no período da pandemia da COVID-19, que estavam no ensino remoto, a qual foi estruturada a partir das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Uma Pesquisa Bibliográfica documental foi realizada a partir dos esquemas relacionais produzidos por alunos de um curso de especialização. Ainda, intervenções foram desenvolvidas pela pesquisadora assumindo o papel de professora regente das turmas. Os resultados produzidos em formato de artigos demonstraram as potencialidades do uso das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o contexto de ensino remoto, as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade colaboram para que a aprendizagem ocorresse em outros espaços e tempos, principalmente na interação com os familiares e na observação dos ambientes sociais e naturais, sendo importantes para a construção da identidade do sujeito do campo e a valorização das culturas e dos saberes locais. A utilização da metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade desde a Educação Infantil vai ao encontro dos Campos de Experiência sinalizados pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que algumas habilidades relacionadas a Alfabetização Científica, como a autonomia, o domínio e a comunicação, podem ser alcançadas com o desenvolvimento de uma IIR na Pré-escola, mesmo que de forma remota. Destaca-se que a metodologia das Ilhas de Racionalidade mostra-se como uma estratégia facilitadora e potencializadora para um ensino de qualidade, especialmente neste momento de consolidação desta etapa (com a obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos) e apreensão de uma nova política pública norteadora do processo educativo.This study investigated the limits and possibilities of using the Interdisciplinary Islands of Rationality in Early Childhood Education and Rural Education. In this way, it proposed and evaluated the potential of this methodology based on interdisciplinary work from the experience of teachers and students. To carry out this research, in general, a qualitative approach was used, through document analysis, semi-structured questionnaires and interventions. Initially, bibliographic studies were also carried out, the first of which, being a "State of the Art" study, mapped works on interdisciplinary proposals for Early Childhood Education focused on promoting Scientific Literacy. This was followed by a "Knowledge Study", which surveyed works on teacher training on the subject of interdisciplinarity and science teaching provided to professionals in the field of Pedagogy. Subsequently, five early childhood education classes and four teachers took part in the research, which analyzed the development of project methodology in these classes, and the perceptions of the teachers involved in the activity. Students from a early childhood education class in a rural school, which was structured on the basis of the Interdisciplinary Islands of Rationality and was in remote education at the time of the COVID-19 pandemic, were also subjects of the research. A documentary bibliographic research was carried out based on the relational schemas produced by students on a specialization course. In addition, interventions were developed by the researcher taking on the role of class teacher. The results produced in the form of articles and manuscripts demonstrated the potential of using the Interdisciplinary Islands of Rationality in different teaching and learning contexts. It was found that in the remote teaching context, the Interdisciplinary Islands of Rationality help learning to take place in other spaces and times, especially in interaction with family members and in the observation of social and natural environments, being important for building the identity of the rural subject and valuing local cultures and knowledge. The use of the Interdisciplinary Islands of Rationality methodology in Early Childhood Education is in line with the Fields of Experience outlined in the National Common Core Curriculum. It is concluded that some skills related to Scientific Literacy, such as autonomy, mastery and communication, can be achieved through the development of an IIR in pre-school, even if only remotely. The Islands of Rationality methodology is shown to be a facilitating and empowering strategy for quality teaching, especially at this time of consolidation of this stage (with compulsory Early Childhood Education from the age of four) and the apprehension of a new public policy guiding the educational process.application/pdfporEducação do campoEducação infantilEducação científicaPráticas interdisciplinaresFormação de professoresInterdisciplinary islands of rationalityRural educationEarly childhood educationInterdisciplinary pedagogical practicesScientific literacyIlhas interdisciplinares de racionalidade na educação infantil e na educação do campo : vivências formativas com alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200241.pdf.txt001200241.pdf.txtExtracted Texttext/plain179459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275185/2/001200241.pdf.txtaa407392676991a24bf3c8ed2183ab93MD52ORIGINAL001200241.pdfTexto completoapplication/pdf38568407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275185/1/001200241.pdf3c1676537120995dc212593cd98d43c2MD5110183/2751852024-07-24 06:32:17.561715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-24T09:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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