‘Muito além de 45 minutos de aula’ : uma etnografia de emoções numa academia de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262029 |
Resumo: | Com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020, de uma pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), vários países, incluindo o Brasil, adotaram medidas de isolamento e distanciamento social como um padrão de enfrentamento à COVID-19. Não diferiu na capital gaúcha. Entre as determinações, de maneira compreensível, dada a gravidade da situação, estava imposto o que seria o primeiro fechamento das Academias de Ginásticas e Centros de Treinamentos. Portanto, este trabalho, numa perspectiva etnográfica, teve como objetivo compreender como as pessoas produziram suas relações no universo de uma academia de ginástica da cidade de Porto Alegre, num período de enfrentamento da Pandemia de COVID-19, levando em consideração a busca por um lugar de cuidado e de acolhimento. A experiência etnográfica foi desenvolvida em diferentes grupos/modalidades de práticas corporais (hidroginástica, natação, musculação e zumba), transitando por elas, tal como também o fazem alguns interlocutores. Este trabalho é fundamentado por reflexões acerca da construção do sentimento de ‘segurança’, bem como do ‘cuidado’ e ‘acolhimento’, como questões articuladoras das análises e interpretações. Portanto, avançamos num texto etnográfico que dialoga com uma literatura acadêmica amparada no campo da Antropologia das emoções, assim como em trabalhos desenvolvidos em academias de ginásticas a partir de etnografias, numa perspectiva de colaborar nas reflexões do campo da Educação Física, especificamente a respeito das Academias de Ginástica. A dissertação de mestrado está estruturada conforme o modelo escandinavo e está composta por dois artigos, além dos elementos textuais introdutórios e de conclusão. |
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Alves, Denise FickMyskiw, Mauro2023-07-12T03:34:32Z2023http://hdl.handle.net/10183/262029001173174Com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020, de uma pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), vários países, incluindo o Brasil, adotaram medidas de isolamento e distanciamento social como um padrão de enfrentamento à COVID-19. Não diferiu na capital gaúcha. Entre as determinações, de maneira compreensível, dada a gravidade da situação, estava imposto o que seria o primeiro fechamento das Academias de Ginásticas e Centros de Treinamentos. Portanto, este trabalho, numa perspectiva etnográfica, teve como objetivo compreender como as pessoas produziram suas relações no universo de uma academia de ginástica da cidade de Porto Alegre, num período de enfrentamento da Pandemia de COVID-19, levando em consideração a busca por um lugar de cuidado e de acolhimento. A experiência etnográfica foi desenvolvida em diferentes grupos/modalidades de práticas corporais (hidroginástica, natação, musculação e zumba), transitando por elas, tal como também o fazem alguns interlocutores. Este trabalho é fundamentado por reflexões acerca da construção do sentimento de ‘segurança’, bem como do ‘cuidado’ e ‘acolhimento’, como questões articuladoras das análises e interpretações. Portanto, avançamos num texto etnográfico que dialoga com uma literatura acadêmica amparada no campo da Antropologia das emoções, assim como em trabalhos desenvolvidos em academias de ginásticas a partir de etnografias, numa perspectiva de colaborar nas reflexões do campo da Educação Física, especificamente a respeito das Academias de Ginástica. A dissertação de mestrado está estruturada conforme o modelo escandinavo e está composta por dois artigos, além dos elementos textuais introdutórios e de conclusão.With the declaration by the World Health Organization (WHO), in March 2020, of a pandemic caused by the new coronavirus (Sars-COV-2), several countries, including Brazil, adopted isolation and social distancing measures as a standard of care coping with COVID-19 (JÚNIOR, MENDONÇA and TOSCANO, 2020). It was not different in the capital of Rio Grande do Sul. Among the determinations, understandably, given the seriousness of the situation, was imposed what would be the first closure of Gyms and Training Centers. Therefore, this work, from an ethnographic perspective, aimed to understand how people produced their relationships in the universe of a gym in the city of Porto Alegre, in a period of coping with the COVID-19 Pandemic, in which despite the search for a place of care and welcome. The ethnographic experience was developed in different groups/modalities of body practices (Hydrogym, Swimming, Bodybuilding, and Zumba), transiting through them, as some interlocutors also do. This work is based on reflections on the construction of the feeling of 'security' as well as 'care' and 'welcoming', as articulating issues of analysis and interpretation. Therefore, we advance in an ethnographic text that dialogues with academic literature supported in the field of the Anthropology of emotions, as well as in works developed in gymnastics academies from ethnographies, in a perspective of collaborating in the reflections of the field of Physical Education, specifically regarding of the Gymnastics Academies. The master's dissertation is structured according to the Scandinavian model, it is composed of two articles, in addition to the introductory and concluding textual elements.application/pdfporPandemia de COVID-19 (2020-)Academias de ginásticaAcolhimentoCOVID-19 PandemicGymsWelcoming‘Muito além de 45 minutos de aula’ : uma etnografia de emoções numa academia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173174.pdf.txt001173174.pdf.txtExtracted Texttext/plain41235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262029/2/001173174.pdf.txtf0abe6316e6c0345a97877881d1cf02dMD52ORIGINAL001173174.pdfTexto parcialapplication/pdf275003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262029/1/001173174.pdfce83433104238627990161446507c298MD5110183/2620292023-07-13 03:35:25.790031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-13T06:35:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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