Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15519 |
Resumo: | Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem. |
id |
URGS_f12c39128754105b41366a65c8cd62a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15519 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rocha, Karla Marques daAxt, Margarete2009-04-07T04:12:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/15519000683276Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.In the last decades the social changes, economic, politic in the culture, science and especially changes in the field of technology are revolutionizing the ways of communication and the relationships between people. Some changes occur due to technological development, especially to support the education. The distance education, where the processes of teaching and learning occur with the use of ways and technologies of information and communication it favours the emergence of new areas of acquaintance. This theory proposes the vision of community of learning in virtual environment of specific learning, observing its process of the formation. Taking as reference the theory of the Biology Knowing of Humberto Maturana, it was studied the network conservation that constituted itself in the instance of “email”, tool of communication in a Specialization Course. It was tried to identify the structural coupling between the participants of the course in the space coordination/mentoring and the virtual environment of learning and from this coupling the establishment of a social system. So, it was mapped the massages produced from the tool “emails”, of the environment, through the category, allowing to identify both the coupling of the participants of course with environments as the creation of the own social system, while a community of learning.application/pdfporAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualInformática na educaçãoEnvironment of learningVirtual environmentInformation technology in educationInformation technology and communicationNetwork talkMaturana, HumbertoEstudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683276.pdf000683276.pdfTexto completoapplication/pdf3288363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/1/000683276.pdff92955df6771e0aed47d2c67ab162b62MD51TEXT000683276.pdf.txt000683276.pdf.txtExtracted Texttext/plain310984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/2/000683276.pdf.txt8adda42c1f43c93948413c0d16fdcef5MD52THUMBNAIL000683276.pdf.jpg000683276.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/3/000683276.pdf.jpg32b7312557583e7c3b3dd8e691b68927MD5310183/155192018-10-05 08:52:23.619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:52:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
title |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem Rocha, Karla Marques da Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática na educação Environment of learning Virtual environment Information technology in education Information technology and communication Network talk Maturana, Humberto |
title_short |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Rocha, Karla Marques da |
author_facet |
Rocha, Karla Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Karla Marques da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Axt, Margarete |
contributor_str_mv |
Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática na educação |
topic |
Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática na educação Environment of learning Virtual environment Information technology in education Information technology and communication Network talk Maturana, Humberto |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environment of learning Virtual environment Information technology in education Information technology and communication Network talk Maturana, Humberto |
description |
Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-07T04:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15519 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000683276 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15519 |
identifier_str_mv |
000683276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/1/000683276.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/2/000683276.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/3/000683276.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f92955df6771e0aed47d2c67ab162b62 8adda42c1f43c93948413c0d16fdcef5 32b7312557583e7c3b3dd8e691b68927 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085141057372160 |