Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Karla Marques da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15519
Resumo: Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
id URGS_f12c39128754105b41366a65c8cd62a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15519
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rocha, Karla Marques daAxt, Margarete2009-04-07T04:12:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/15519000683276Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.In the last decades the social changes, economic, politic in the culture, science and especially changes in the field of technology are revolutionizing the ways of communication and the relationships between people. Some changes occur due to technological development, especially to support the education. The distance education, where the processes of teaching and learning occur with the use of ways and technologies of information and communication it favours the emergence of new areas of acquaintance. This theory proposes the vision of community of learning in virtual environment of specific learning, observing its process of the formation. Taking as reference the theory of the Biology Knowing of Humberto Maturana, it was studied the network conservation that constituted itself in the instance of “email”, tool of communication in a Specialization Course. It was tried to identify the structural coupling between the participants of the course in the space coordination/mentoring and the virtual environment of learning and from this coupling the establishment of a social system. So, it was mapped the massages produced from the tool “emails”, of the environment, through the category, allowing to identify both the coupling of the participants of course with environments as the creation of the own social system, while a community of learning.application/pdfporAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualInformática na educaçãoEnvironment of learningVirtual environmentInformation technology in educationInformation technology and communicationNetwork talkMaturana, HumbertoEstudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683276.pdf000683276.pdfTexto completoapplication/pdf3288363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/1/000683276.pdff92955df6771e0aed47d2c67ab162b62MD51TEXT000683276.pdf.txt000683276.pdf.txtExtracted Texttext/plain310984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/2/000683276.pdf.txt8adda42c1f43c93948413c0d16fdcef5MD52THUMBNAIL000683276.pdf.jpg000683276.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/3/000683276.pdf.jpg32b7312557583e7c3b3dd8e691b68927MD5310183/155192018-10-05 08:52:23.619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:52:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
title Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
Rocha, Karla Marques da
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática na educação
Environment of learning
Virtual environment
Information technology in education
Information technology and communication
Network talk
Maturana, Humberto
title_short Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
title_full Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Estudo sobre a constituição de um sistema social em ambiente virtual de aprendizagem
author Rocha, Karla Marques da
author_facet Rocha, Karla Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática na educação
topic Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática na educação
Environment of learning
Virtual environment
Information technology in education
Information technology and communication
Network talk
Maturana, Humberto
dc.subject.eng.fl_str_mv Environment of learning
Virtual environment
Information technology in education
Information technology and communication
Network talk
Maturana, Humberto
description Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-07T04:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000683276
url http://hdl.handle.net/10183/15519
identifier_str_mv 000683276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/1/000683276.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/2/000683276.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15519/3/000683276.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f92955df6771e0aed47d2c67ab162b62
8adda42c1f43c93948413c0d16fdcef5
32b7312557583e7c3b3dd8e691b68927
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085141057372160