Tambores, Charlas e Miradas : a docência candombera em diferentes contextos no Uruguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Matheus de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276642
Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender as práticas de ensino e aprendizagem dos tambores de candombe afro-uruguaio e sua docência. A relevância do tema relaciona- se ao seu reconhecimento como patrimônio imaterial da humanidade estabelecido no ano de 2009 pela UNESCO e à recomendação de sua difusão e transmissão como prática sociocultural em diversos contextos. O foco da investigação está na análise das dimensões pedagógico-musicais presentes no ensino dos tambores de candombe em liceos (escolas), talleres (oficinas) e demais espaços de formação musical, incluindo projetos e ações desenvolvidas. O estudo descreve as perspectivas do candombe na atualidade, discutindo convênios entre o poder público e a sociedade civil por meio de associações vinculadas a grupos comunitários, discussões presentes em documentos oficiais e pesquisas que abordam questões sobre patrimonialização e a vitalidade cultural presente na comunidade. Discute as concepções dos entrevistados sobre a docência candombera e sua movida na atualidade. Analisa os efeitos dos diferentes contextos em que se desenvolvem as práticas pedagógico- musicais dos tambores descrevendo particularidades, elementos que caracterizam o lugar que possam afetar e gerar possíveis modificações sobre as práticas docentes. Especifica as estratégias metodológicas empregadas a partir de observações e entrevistas realizadas durante o trabalho de campo. Aprofunda as concepções dos entrevistados sobre o ser docente de candombe na atualidade, identificando quem são e quais definições apresentam sobre a transmissão dos toques de candombe. Para conduzir esta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, observações e entrevistas semiestruturadas (Bogdan; Biklen, 1994; Melucci, 2005) em que os entrevistados contribuíram para a compreensão do fenômeno da docência candombera. Os aportes teóricos da pesquisa relacionam-se a: a) patrimonialização e políticas púbicas educacionais e culturais (Monteserin, 2017); b) ancestralidade, oralidade e observação das práticas culturais de matriz africana (Machado, 2013; Olaza, 2016; Santos, 2017); c) socialização, socialização musical e educação musical (Bozzetto, 2019) sob o olhar da sociologia da educação musical (Souza, 1996, 2000, 2014). No estudo, são apontadas iniciativas de formação musical através do candombe e seus tambores, enfatizando o papel das leis na descentralização e circulação de saberes, assim como a luta por equidade racial e contra a discriminação. Os dados revelam a necessidade de ampliar as discussões em torno do trabalho docente dentro de instituições com códigos próprios, bem como sua importância em contextos não institucionalizados. Com a expansão do candombe, as concepções transmitidas nessa movida pedagógico-musical estão sendo modificadas tornando as práticas musicais mais acessíveis, reconfigurando as abordagens pedagógico musicais e apontando para a necessidade de considerar essas transformações sobre o candombe no Uruguai.
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O estudo descreve as perspectivas do candombe na atualidade, discutindo convênios entre o poder público e a sociedade civil por meio de associações vinculadas a grupos comunitários, discussões presentes em documentos oficiais e pesquisas que abordam questões sobre patrimonialização e a vitalidade cultural presente na comunidade. Discute as concepções dos entrevistados sobre a docência candombera e sua movida na atualidade. Analisa os efeitos dos diferentes contextos em que se desenvolvem as práticas pedagógico- musicais dos tambores descrevendo particularidades, elementos que caracterizam o lugar que possam afetar e gerar possíveis modificações sobre as práticas docentes. Especifica as estratégias metodológicas empregadas a partir de observações e entrevistas realizadas durante o trabalho de campo. Aprofunda as concepções dos entrevistados sobre o ser docente de candombe na atualidade, identificando quem são e quais definições apresentam sobre a transmissão dos toques de candombe. Para conduzir esta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, observações e entrevistas semiestruturadas (Bogdan; Biklen, 1994; Melucci, 2005) em que os entrevistados contribuíram para a compreensão do fenômeno da docência candombera. Os aportes teóricos da pesquisa relacionam-se a: a) patrimonialização e políticas púbicas educacionais e culturais (Monteserin, 2017); b) ancestralidade, oralidade e observação das práticas culturais de matriz africana (Machado, 2013; Olaza, 2016; Santos, 2017); c) socialização, socialização musical e educação musical (Bozzetto, 2019) sob o olhar da sociologia da educação musical (Souza, 1996, 2000, 2014). No estudo, são apontadas iniciativas de formação musical através do candombe e seus tambores, enfatizando o papel das leis na descentralização e circulação de saberes, assim como a luta por equidade racial e contra a discriminação. Os dados revelam a necessidade de ampliar as discussões em torno do trabalho docente dentro de instituições com códigos próprios, bem como sua importância em contextos não institucionalizados. Com a expansão do candombe, as concepções transmitidas nessa movida pedagógico-musical estão sendo modificadas tornando as práticas musicais mais acessíveis, reconfigurando as abordagens pedagógico musicais e apontando para a necessidade de considerar essas transformações sobre o candombe no Uruguai.This thesis aims to understand the teaching and learning practices of Afro-Uruguayan candombe drums and their teaching. The relevance of the theme is related to its recognition as an intangible heritage of humanity established in 2009 by UNESCO and the recommendation for its dissemination and transmission as a sociocultural practice in different contexts. The focus of the investigation is on the analysis of the pedagogical-musical dimensions present in the teaching of candombe drums in liceos (schools), talleres (workshops), and other musical training spaces, including projects and actions developed. The study describes the perspectives of candombe today, discussing agreements between public authorities and civil society through associations linked to community groups, discussions present in official documents and research that addresses issues about patrimonialization and the cultural vitality present in the community. It discusses the interviewees' conceptions about candombera teaching and its movement today. It analyzes the effects of the different contexts in which the pedagogical-musical practices of drums are developed, describing particularities, elements that characterize the place that can affect and generate possible changes in teaching practices. Specifies the methodological strategies used based on observations and interviews carried out during fieldwork. It deepens the interviewees' conceptions of being a candombe teacher today, identifying who they are and what definitions they present regarding the transmission of candombe patterns. To conduct this research, a qualitative approach was chosen, using case studies, observations and semi-structured interviews (Bogdan; Biklen, 1994; Melucci, 2005) in which the interviewees contributed to the understanding of the phenomenon of candombera teaching. The theoretical contributions of the research are related to a) patrimonialization and public educational and cultural policies (Monteserin, 2017); b) ancestry, orality and observation of cultural practices of African origin (Machado, 2013; Olaza, 2016; Santos, 2017); c) socialization, musical socialization and musical education (Bozzetto, 2019) from the perspective of the sociology of musical education (Souza, 1996, 2000, 2014). The study highlights musical training initiatives through candombe and its drums, emphasizing the role of laws in the decentralization and circulation of knowledge, as well as the fight for racial equity and against discrimination. The data reveal the need to expand discussions around teaching work within institutions with their own codes, as well as its importance in non-institutionalized contexts. With the expansion of candombe, the concepts transmitted in this pedagogical-musical movement are being modified, making musical practices more accessible, reconfiguring musical pedagogical approaches and pointing to the need to consider these transformations regarding candombe in Uruguay.Esta tesis tiene como objetivo comprender las prácticas de enseñanza y aprendizaje de los tambores de candombe afro-uruguayo y su docencia. La relevancia del tema se relaciona con su reconocimiento como patrimonio inmaterial de la humanidad establecido en el año 2009 por la UNESCO y la recomendación de su difusión y transmisión como práctica sociocultural en diversos contextos. El foco de la investigación está en el análisis de las dimensiones pedagógico-musicales presentes en la enseñanza de los tambores de candombe en liceos (escuelas), talleres (oficinas) y otros espacios de formación musical, incluyendo proyectos y acciones desarrolladas. El estudio describe las perspectivas del candombe en la actualidad, discutiendo convenios entre el poder público y la sociedad civil a través de asociaciones vinculadas a grupos comunitarios, discusiones presentes en documentos oficiales e investigaciones que abordan cuestiones sobre patrimonialización y la vitalidad cultural presente en la comunidad. Se discuten las concepciones de los entrevistados sobre la docencia candombera y su movida en la actualidad. Se analizan los efectos de los diferentes contextos en los que se desarrollan las prácticas pedagógico-musicales de los tambores, describiendo particularidades, elementos que caracterizan el lugar que pueden afectar y generar posibles modificaciones sobre las prácticas docentes. Se especifican las estrategias metodológicas empleadas a partir de observaciones y entrevistas realizadas durante el trabajo de campo. Se profundizan las concepciones de los entrevistados sobre el ser docente de candombe en la actualidad, identificando quiénes son y qué definiciones presentan sobre la transmisión de los toques de candombe. Para conducir esta investigación, se optó por el enfoque cualitativo, utilizando el estudio de caso, observaciones y entrevistas semiestructuradas (Bogdan; Biklen, 1994; Melucci, 2005), en las que los entrevistados contribuyeron a la comprensión del fenómeno de la docencia candombera. Los aportes teóricos de la investigación se relacionan con a) la patrimonialización y las políticas públicas educativas y culturales (Monteserin, 2017); b) ancestralidad, oralidad y observación de las prácticas culturales de matriz africana (Machado, 2013; Olaza, 2016; Santos, 2017); c) socialización, socialización musical y educación musical (Bozzetto, 2019) bajo la mirada de la sociología de la educación musical (Souza, 1996, 2000, 2014). En el estudio se señalan iniciativas de formación musical a través del candombe y sus tambores, enfatizando el papel de las leyes en la descentralización y circulación de saberes, así como la lucha por la equidad racial y contra la discriminación. Los datos revelan la necesidad de ampliar las discusiones en torno al trabajo docente dentro de instituciones con códigos propios, así como su importancia en contextos no institucionalizados. Con la expansión del candombe, las concepciones transmitidas en esta movida pedagógico-musical están siendo modificadas, haciendo que las prácticas musicales sean más accesibles, reconfigurando los enfoques pedagógico- musicales y señalando la necesidad de considerar estas transformaciones sobre el candombe en Uruguay.application/pdfporDocênciaCandombeFormação musicalSociologia da educaçãoCandombera teachingcandombemusical trainingsociology of music educationdocencia candomberacandombeformación musicalsociología de la educación musicalTambores, Charlas e Miradas : a docência candombera em diferentes contextos no Uruguaiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206938.pdf.txt001206938.pdf.txtExtracted Texttext/plain699892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276642/2/001206938.pdf.txt6621b05c18dfcea69c82d1b81115f963MD52ORIGINAL001206938.pdfTexto completoapplication/pdf9219184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276642/1/001206938.pdf0929641181be5b293804a17dfe92c8fbMD5110183/2766422024-07-21 06:19:22.635067oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-21T09:19:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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