"Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Cláudia Inês
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197277
Resumo: Este estudo procura registrar os saberes manifestados pelas crianças a partir da convivência num determinado contexto escolar - espaço privilegiado de encontro entre pares e adultos, estabelecendo um diálogo com alguns autores da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, Filosofia e Pedagogia. Foram registrados os saberes que as crianças criam, manifestam, reproduzem, ressignificam enquanto brincam, conversam, desenham, negociam, disputam no cotidiano da turma do Jardim 1 numa Escola Municipal de Educação Infantil do município de Estrela/RS. Para construir os dados da pesquisa, foram utilizados instrumentos metodológicos com base na etnografia, como: a observação participante, o diário de campo, as entrevistas com crianças. Estes dados configuram-se em narrativas de episódios, os quais deram origem às categorias de análise, conforme propõe Bardin (1977). Partindo da análise dos dados, foi possível observar que as crianças possuem saberes complexos sobre si, sobre os outros, sobre a vida e sobre o estar na escola. Esses saberes são originados nas conversas, nas interações entre pares e adultos, principalmente nas brincadeiras que constituem as culturas infantis. Observa-se que no cotidiano escolar ocorrem confrontos e constrangimentos entre crianças e adultos, ambos procurando legitimar seus saberes. Na medida em que a lógica adultocêntrica for questionada em relação aos saberes das crianças, manifestados através de suas múltiplas linguagens, é que se poderá pensar em práticas pedagógicas conectadas às culturas infantis.
id URGS_f5f4d15fd62d1bc422f7df0b5a749c33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197277
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Horn, Cláudia InêsBarbosa, Maria Carmen Silveira2019-07-23T02:35:49Z2008http://hdl.handle.net/10183/197277000671406Este estudo procura registrar os saberes manifestados pelas crianças a partir da convivência num determinado contexto escolar - espaço privilegiado de encontro entre pares e adultos, estabelecendo um diálogo com alguns autores da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, Filosofia e Pedagogia. Foram registrados os saberes que as crianças criam, manifestam, reproduzem, ressignificam enquanto brincam, conversam, desenham, negociam, disputam no cotidiano da turma do Jardim 1 numa Escola Municipal de Educação Infantil do município de Estrela/RS. Para construir os dados da pesquisa, foram utilizados instrumentos metodológicos com base na etnografia, como: a observação participante, o diário de campo, as entrevistas com crianças. Estes dados configuram-se em narrativas de episódios, os quais deram origem às categorias de análise, conforme propõe Bardin (1977). Partindo da análise dos dados, foi possível observar que as crianças possuem saberes complexos sobre si, sobre os outros, sobre a vida e sobre o estar na escola. Esses saberes são originados nas conversas, nas interações entre pares e adultos, principalmente nas brincadeiras que constituem as culturas infantis. Observa-se que no cotidiano escolar ocorrem confrontos e constrangimentos entre crianças e adultos, ambos procurando legitimar seus saberes. Na medida em que a lógica adultocêntrica for questionada em relação aos saberes das crianças, manifestados através de suas múltiplas linguagens, é que se poderá pensar em práticas pedagógicas conectadas às culturas infantis.This study intends to register the knowledges demonstrated by children through living together in a given school context – privileged space of meeting between peers and adults, establishing a dialog with some authors of Child Sociology, Child Anthropology, Philosophy and Pedagogy. The knowledges which children create, demonstrate, reproduce, give other meaning while playing, talking, drawing, dealing, disputing on the daily life of the group of Kindergarten 1 were registered in a City School of Child Education in the city of Estrela in Rio Grande do Sul State.In order to build the data of the research, methodological tools were used. They were based on Ethnography like: the participant observation, the field diary, the interviews with the children. These data came from the narratives of episodes which originated the categories of analysis, as Bardin (1977) proposes. Through the data analysis, it was possible to observe that children have complex knowledges about themselves, about the others, about life and about being at school. These knowledges come from talks, from interactions between peers and adults, and mostly from children’s amusements that make the child culture. It was observed in the school day, occur confrontations and embarrassments between children and adults, both of them trying to legitimate their knowledges. Since the adult centered logic is thought in relation to the cildren knowledges observed through their multiple languages, then it is possible to think about pedagogical practises connected to children culture.application/pdfporEducação infantilEnsino público municipalEscolaCulturaEtnografiaEstrela (RS)Child knowledgesChild educationChild culture"Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000671406.pdf.txt000671406.pdf.txtExtracted Texttext/plain267188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197277/2/000671406.pdf.txtd46a8a1b9d5c5b96e3474e310369e758MD52ORIGINAL000671406.pdfTexto completoapplication/pdf1690818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197277/1/000671406.pdfcb8bac0d1d9d70813823336e1355c00dMD5110183/1972772019-07-24 02:33:21.793589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197277Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-24T05:33:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
title "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
spellingShingle "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
Horn, Cláudia Inês
Educação infantil
Ensino público municipal
Escola
Cultura
Etnografia
Estrela (RS)
Child knowledges
Child education
Child culture
title_short "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
title_full "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
title_fullStr "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
title_full_unstemmed "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
title_sort "Tudo na escola tem asas... até a gente" : os saberes infantis no contexto escolar da educação infantil
author Horn, Cláudia Inês
author_facet Horn, Cláudia Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horn, Cláudia Inês
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino público municipal
Escola
Cultura
Etnografia
Estrela (RS)
topic Educação infantil
Ensino público municipal
Escola
Cultura
Etnografia
Estrela (RS)
Child knowledges
Child education
Child culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Child knowledges
Child education
Child culture
description Este estudo procura registrar os saberes manifestados pelas crianças a partir da convivência num determinado contexto escolar - espaço privilegiado de encontro entre pares e adultos, estabelecendo um diálogo com alguns autores da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, Filosofia e Pedagogia. Foram registrados os saberes que as crianças criam, manifestam, reproduzem, ressignificam enquanto brincam, conversam, desenham, negociam, disputam no cotidiano da turma do Jardim 1 numa Escola Municipal de Educação Infantil do município de Estrela/RS. Para construir os dados da pesquisa, foram utilizados instrumentos metodológicos com base na etnografia, como: a observação participante, o diário de campo, as entrevistas com crianças. Estes dados configuram-se em narrativas de episódios, os quais deram origem às categorias de análise, conforme propõe Bardin (1977). Partindo da análise dos dados, foi possível observar que as crianças possuem saberes complexos sobre si, sobre os outros, sobre a vida e sobre o estar na escola. Esses saberes são originados nas conversas, nas interações entre pares e adultos, principalmente nas brincadeiras que constituem as culturas infantis. Observa-se que no cotidiano escolar ocorrem confrontos e constrangimentos entre crianças e adultos, ambos procurando legitimar seus saberes. Na medida em que a lógica adultocêntrica for questionada em relação aos saberes das crianças, manifestados através de suas múltiplas linguagens, é que se poderá pensar em práticas pedagógicas conectadas às culturas infantis.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-23T02:35:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197277
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000671406
url http://hdl.handle.net/10183/197277
identifier_str_mv 000671406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197277/2/000671406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197277/1/000671406.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d46a8a1b9d5c5b96e3474e310369e758
cb8bac0d1d9d70813823336e1355c00d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085490547752960