Las raíces del dolor, la fuerza y la libertad, aquí termino : a América no canto general de Pablo Neruda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Gabriel de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225257
Resumo: A presente dissertação desenvolve um estudo sobre a história da América no Canto General, do poeta chileno Pablo Neruda (1904 – 1973). As análises de vários contextos históricos desde a colonização da América até o ano de 1949 centraram-se no capítulo IV. Los Libertadores e o capítulo V. La arena traicionada, contidos no primeiro volume do Canto, em uma edição de 1955 do Editorial Losada. A trajetória de Pablo Neruda entre os anos 1930 e 1940 até a sua fuga e exílio em 1950 foram centrais para a construção da sua grande obra. A Guerra Civil Espanhola, a sua militância e mandato como senador no Partido Comunista do Chile (PCCh) e a perseguição sofrida são as maiores marcas (auto)biográficas de historicidade presentes no livro. História, a literatura e a memória se interpõem na reconstrução teórico-metodológica da ideia de América presente no Canto. No capítulo 1, trabalhamos com a trajetória de Pablo Neruda com o foco principal nos seus aspectos biográficos durante a produção do Canto General, de maneira a contemplar tanto biografias de autores como Volodia Teitelboim (Neruda) e Margarita Aguirre (Pablo Neruda – Las vidas del poeta) como as suas autobiografias Confesso que vivi e Para Nascer Nasci, ambas datadas da década de 1970. Também reconstruímos o contexto histórico-intelectual desde as dinâmicas do estado, da classe trabalhadora e do Partido Comunista chileno até as relações intelectuais de Pablo Neruda com outros escritores e artistas. No capítulo 2, analisamos todos os poemas contidos no capítulo IV. Los libertadores. No capítulo 3, analisamos todos os poemas do capítulo V do Canto, em suas cinco partes. Ambos os capítulos 2 e 3 se constituem em uma análise imanente da obra e tradução dos originais em espanhol.
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No capítulo 1, trabalhamos com a trajetória de Pablo Neruda com o foco principal nos seus aspectos biográficos durante a produção do Canto General, de maneira a contemplar tanto biografias de autores como Volodia Teitelboim (Neruda) e Margarita Aguirre (Pablo Neruda – Las vidas del poeta) como as suas autobiografias Confesso que vivi e Para Nascer Nasci, ambas datadas da década de 1970. Também reconstruímos o contexto histórico-intelectual desde as dinâmicas do estado, da classe trabalhadora e do Partido Comunista chileno até as relações intelectuais de Pablo Neruda com outros escritores e artistas. No capítulo 2, analisamos todos os poemas contidos no capítulo IV. Los libertadores. No capítulo 3, analisamos todos os poemas do capítulo V do Canto, em suas cinco partes. Ambos os capítulos 2 e 3 se constituem em uma análise imanente da obra e tradução dos originais em espanhol.This dissertation develops a study on the history of America in Canto General, by the Chilean poet Pablo Neruda (1904 - 1973). Analyzes of various historical contexts from the colonization of America to 1949 focused on chapter IV. Los Libertadores and chapter V. La arena traicionada, contained in the Canto’s first volume, in the 1955 edition of Editorial Losada. Pablo Neruda's trajectory between the 1930s and 1940s until his flight and exile in 1950 were central to the construction of his great work. The Spanish Civil War, his militancy and mandate as a senator in the Communist Party of Chile (CCP) and the persecution suffered are the biggest (auto) biographical marks of historicity present in the book. History, literature and memory interpose itself in the theoretical and methodological reconstruction of the idea of America present in Canto. In Chapter 1, we work with Pablo Neruda's trajectory with the main focus on his biographical aspects during the production of Canto General, in order to contemplate both biographies of authors such as Volodia Teitelboim (Neruda) and Margarita Aguirre (Pablo Neruda - Las vidas del poeta) as his autobiographies Confieso que he vivido and Para Nacer He Nacido, both dating from the 1970’s. We also reconstructed the historical- intellectual context from the dynamics of the state, the working class and the Chilean Communist Party to Pablo Neruda's intellectual relations with other writers and artists. In Chapter 2, we analyzed all the poems contained in chapter IV of the work. In Chapter 3, we analyzed all the poems from chapter V. Both chapters 2 and 3 are constituted in an immanent analysis and translation of the Canto originals from Spanish.La presente disertación desarrolla un estudio sobre la historia de América en el Canto General del poeta chileno Pablo Neruda (1904 – 1973). Los análisis de varios contextos históricos desde la colonización de América hasta el año de 1949 fueron centrados en los capítulos IV. Los libertadores y V. La arena traicionada del primer volumen del Canto, en la edición del año de 1955 del Editorial Losada. La trayectoria de Pablo Neruda entre las décadas de 1930 y 1940 hasta su fuga y exilio en 1950 fueron fundamentales hacia la construcción de su gran obra. La Guerra Civil Española, su militancia política, el mandato como senador por el Partido Comunista de Chile y la persecución sufrida son las mayores marcas (auto)biográficas de historicidad presentes en el libro. Historia, literatura y memoria se interponen en la reconstrucción teórico-metodológica de la idea de América presente en el Canto. En el capítulo 1, trabajamos con la trayectoria de Pablo Neruda con foco principal en los aspectos biográficos durante la producción del Canto General, de manera a contemplar tanto biografías de autores como Volodia Teitelboim (Neruda) e Margarita Aguirre (Pablo Neruda – Las vidas del poeta) como sus autobiografías Confieso que he vivido e Para Nacer He Nacido, ambas datadas de la década de 1970. También hemos reconstruido el contexto histórico-intelectual desde las dinámicas del estado, de la clase obrera y del Partido Comunista chileno hasta las relaciones intelectuales de Pablo Neruda con otros escritores y artistas. En el capítulo 2, analizamos todos los poemas del capítulo IV. Los libertadores. En el capítulo 3, analizamos todos los poemas del capítulo V do Canto, en sus cinco partes. Ambos los capítulos 2 y 3 se constituyen en un análisis inmanente y la traducción de los originales en español.application/pdfporNeruda, Pablo, 1904-1973. Canto general : Crítica e interpretaçãoLiteratura latino-americanaHistória e literaturaHistória : AméricaAméricaHistory of AmericaHistory and LiteratureLatin American literatureHistoria de AméricaCanto GeneralHistoria y LiteraturaLiteratura latinoamericanaLas raíces del dolor, la fuerza y la libertad, aquí termino : a América no canto general de Pablo Nerudainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129333.pdf.txt001129333.pdf.txtExtracted Texttext/plain614413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225257/2/001129333.pdf.txtcef781c7a79ea914633b8799d50e90deMD52ORIGINAL001129333.pdfTexto completoapplication/pdf1910872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225257/1/001129333.pdfc348b428d8072c70d663f4b5216526a9MD5110183/2252572021-08-18 04:31:57.07186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:31:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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Neruda, Pablo, 1904-1973. Canto general : Crítica e interpretação
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