A obra em branco : unidade e representatividade na ficção de Caio Fernando de Abreu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108939 |
Resumo: | A ideia de circularidade, de unidade e de renovação cíclica é um tema frequente nas obras de Caio Fernando Abreu e configura uma estrutura narrativa com o mesmo padrão. Tal estrutura, que reproduz o ciclo da vida, está refletida nos textos ficcionais, ao narrar a história de um personagem-protagonista, da transição da infância para a adolescência até a maturidade. Este trabalho propõe que o conjunto da obra ficcional do escritor pode ser lido como uma unidade narrativa cujo enredo é a trajetória de um personagem na formação de sua individualidade, de sua consciência e de sua vocação literária. Ao enfocar o indivíduo, com as suas experiências, encontros e desencontros, dramas e alegrias, o escritor compõe uma radiografia emocional do humano de seu tempo, em um período de quase quatro décadas. Além das questões expostas, e por elas, intenta destacar a relevância, a atualidade e a qualidade da obra de Caio, por abordar temas universais e perenes que ultrapassam aquele momento histórico e por seu estilo original e refinado no trabalho da palavra. O Autor fez sua passagem em 1996 e seus livros continuam sendo reeditados, inclusive com material inédito, e novas traduções de suas obras estão sendo publicadas, assim como e-books, no Brasil e no exterior. O fato de conquistar tantos leitores jovens do século XXI confirma a vitalidade da obra deste mestre de engenho e arte. Para investigar e descrever as maneiras como a unidade narrativa é realizada, os referenciais teóricos são os ensaios de Ricardo Piglia, as conferências e palestras de Jorge Luis Borges, as teorias do Romance de Formação ou Bildungsroman, as pesquisas de Joseph Campbell relacionadas à Jornada do herói ou Monomito e outros estudos complementares. |
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Costa, Amanda LacerdaFischer, Luís Augusto2015-01-14T02:16:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/108939000948736A ideia de circularidade, de unidade e de renovação cíclica é um tema frequente nas obras de Caio Fernando Abreu e configura uma estrutura narrativa com o mesmo padrão. Tal estrutura, que reproduz o ciclo da vida, está refletida nos textos ficcionais, ao narrar a história de um personagem-protagonista, da transição da infância para a adolescência até a maturidade. Este trabalho propõe que o conjunto da obra ficcional do escritor pode ser lido como uma unidade narrativa cujo enredo é a trajetória de um personagem na formação de sua individualidade, de sua consciência e de sua vocação literária. Ao enfocar o indivíduo, com as suas experiências, encontros e desencontros, dramas e alegrias, o escritor compõe uma radiografia emocional do humano de seu tempo, em um período de quase quatro décadas. Além das questões expostas, e por elas, intenta destacar a relevância, a atualidade e a qualidade da obra de Caio, por abordar temas universais e perenes que ultrapassam aquele momento histórico e por seu estilo original e refinado no trabalho da palavra. O Autor fez sua passagem em 1996 e seus livros continuam sendo reeditados, inclusive com material inédito, e novas traduções de suas obras estão sendo publicadas, assim como e-books, no Brasil e no exterior. O fato de conquistar tantos leitores jovens do século XXI confirma a vitalidade da obra deste mestre de engenho e arte. Para investigar e descrever as maneiras como a unidade narrativa é realizada, os referenciais teóricos são os ensaios de Ricardo Piglia, as conferências e palestras de Jorge Luis Borges, as teorias do Romance de Formação ou Bildungsroman, as pesquisas de Joseph Campbell relacionadas à Jornada do herói ou Monomito e outros estudos complementares.The idea of circularity, of unity and cyclical renewal is a frequent theme in the works of Caio Fernando Abreu and sets up a narrative structure with the same pattern. This structure, which reproduces the cycle of life, is reflected in fictional texts narrating the story of a character-protagonist, since the transition from childhood to adolescence and until maturity. This work proposes that the set of the writer's fictional work can be read as a narrative unity which plot is the trajectory of a character in the formation of his individuality, his conscience and his literary vocation. By focusing on the individual, their experiences, encounters and disagreements, dramas and joys, he composes a human emotional radiography of his time in a period of nearly four decades. In addition to the issues exposed, and for them as well, the study intends to highlight the relevance, timeliness and quality of Caio's work, by addressing universal and perennial themes that transcend his historical moment and for his unique and refined style in the art of writing. The Author has passed away in 1996 and his books continue to be reissued, including unreleased material, new translations of his books are being published, as well as e-books, in Brazil and abroad. The fact that he has been conquering so many young readers of the XXI century attests to the vitality of the work of this master of ingenuity and art. To investigate and describe the ways in which the narrative unity is performed, the theoretical background are the essays by Ricardo Piglia, conferences and lectures by Jorge Luis Borges, theories of Novel of Formation or Bildungsroman, Joseph Campbell's research on The Hero's Journey or Monomyth and other additional studies.application/pdfporAbreu, Caio Fernando, 1948-1996Crítica literáriaCriação literáriaUnityFormationHero's journeyLiterary creationRepresentativenessA obra em branco : unidade e representatividade na ficção de Caio Fernando de Abreuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948736.pdf000948736.pdfTexto completoapplication/pdf930117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108939/1/000948736.pdf044606a6b799759b4c503acd4e99caa7MD51TEXT000948736.pdf.txt000948736.pdf.txtExtracted Texttext/plain396879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108939/2/000948736.pdf.txtdda755364b8bcafe4f18b172686e3984MD52THUMBNAIL000948736.pdf.jpg000948736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108939/3/000948736.pdf.jpg722bbed7ea2324e2e9f01e28476aea07MD5310183/1089392018-10-23 08:38:53.141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:38:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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