Da aquarela à caricatura : uma lágrima de mulher e o mulato, de Aluísio Azevedo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215290 |
Resumo: | Esta tese busca investigar a representação literária de Aluísio Azevedo a partir de sua relação com a pintura e com a caricatura em seus dois primeiros romances, Uma lágrima de mulher e O mulato. Em sua primeira obra, as técnicas da pintura definem narrativa e estilo, enquanto em O mulato o protagonismo é dado à caricatura, seja em suas descrições ou em suas contundentes críticas sociais, derivadas de sua passagem pelo campo jornalístico. Do ponto de vista metodológico, dialogamos inicialmente com o conceito de “sistema midiático” que nos permitiu estudar Aluísio Azevedo enquanto “escritor-jornalista”. Esta perspectiva evidencia o autor enquanto parte atuante de um movimento transformador da literatura a partir da imprensa e sugere uma nova poética, oriunda do suporte periódico. Para desenvolver estas questões dentro de uma contextualização mais ampla, também utilizamos o aparato conceitual de Pierre Bourdieu, em especial o conceito de “campo”. Investigar a produção literária brasileira do século XIX a partir de relações de autonomias sempre relativas, resulta em um mapeamento de tensões sociais possíveis de serem absorvidas pelas obras literárias. Questões incontornáveis como o papel do leitor, os suportes disponíveis, as disputas teóricas em torno da representação do real, a vinculação política do escritor, acabam sendo privilegiadas dentro de um enfoque que constelaciona a relação entre obra e autor. Buscando também a investigação das obras artísticas e literárias de Aluísio dentro de uma situação de mudança perceptiva internacional, integramos em nosso estudo a perspectiva de Walter Benjamin. Sua visão da obra enquanto documento de barbárie, seu olhar para a reprodutibilidade técnica e sua análise da transformação da percepção operada no século XIX contribuiu para o desenvolvimento da perspectiva histórica de nosso estudo que buscávamos. Em um primeiro momento verificamos o campo literário no Brasil a partir da obra A conquista, de Coelho Neto, buscando compreender o campo literário e jornalístico, também, a partir da visão que o campo possuiria de si mesmo. Em seguida, estudamos a vinculação de Aluísio com as técnicas da pintura e da caricatura, buscando identificar a presença destes recursos em suas produções: primeiramente, na produção caricatural de Aluísio nos jornais em que trabalhou entre 1876 e 1878 e, em seguida, em seus dois primeiros romances. Em Uma lágrima de mulher a predominância das cores evidencia uma tecitura narrativa apoiada em fundamentos da pintura, enquanto em O mulato predominam os elementos que compõem o processo caricatural, em especial a sátira generalizada da parcela racista população maranhense de seu tempo. |
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Kuciak, AlexandreZilberman, Regina2020-11-20T04:15:22Z2020http://hdl.handle.net/10183/215290001118694Esta tese busca investigar a representação literária de Aluísio Azevedo a partir de sua relação com a pintura e com a caricatura em seus dois primeiros romances, Uma lágrima de mulher e O mulato. Em sua primeira obra, as técnicas da pintura definem narrativa e estilo, enquanto em O mulato o protagonismo é dado à caricatura, seja em suas descrições ou em suas contundentes críticas sociais, derivadas de sua passagem pelo campo jornalístico. Do ponto de vista metodológico, dialogamos inicialmente com o conceito de “sistema midiático” que nos permitiu estudar Aluísio Azevedo enquanto “escritor-jornalista”. Esta perspectiva evidencia o autor enquanto parte atuante de um movimento transformador da literatura a partir da imprensa e sugere uma nova poética, oriunda do suporte periódico. Para desenvolver estas questões dentro de uma contextualização mais ampla, também utilizamos o aparato conceitual de Pierre Bourdieu, em especial o conceito de “campo”. Investigar a produção literária brasileira do século XIX a partir de relações de autonomias sempre relativas, resulta em um mapeamento de tensões sociais possíveis de serem absorvidas pelas obras literárias. Questões incontornáveis como o papel do leitor, os suportes disponíveis, as disputas teóricas em torno da representação do real, a vinculação política do escritor, acabam sendo privilegiadas dentro de um enfoque que constelaciona a relação entre obra e autor. Buscando também a investigação das obras artísticas e literárias de Aluísio dentro de uma situação de mudança perceptiva internacional, integramos em nosso estudo a perspectiva de Walter Benjamin. Sua visão da obra enquanto documento de barbárie, seu olhar para a reprodutibilidade técnica e sua análise da transformação da percepção operada no século XIX contribuiu para o desenvolvimento da perspectiva histórica de nosso estudo que buscávamos. Em um primeiro momento verificamos o campo literário no Brasil a partir da obra A conquista, de Coelho Neto, buscando compreender o campo literário e jornalístico, também, a partir da visão que o campo possuiria de si mesmo. Em seguida, estudamos a vinculação de Aluísio com as técnicas da pintura e da caricatura, buscando identificar a presença destes recursos em suas produções: primeiramente, na produção caricatural de Aluísio nos jornais em que trabalhou entre 1876 e 1878 e, em seguida, em seus dois primeiros romances. Em Uma lágrima de mulher a predominância das cores evidencia uma tecitura narrativa apoiada em fundamentos da pintura, enquanto em O mulato predominam os elementos que compõem o processo caricatural, em especial a sátira generalizada da parcela racista população maranhense de seu tempo.This thesis investigates the literary representation of Aluísio Azevedo in his connection with painting and caricature in his first two novels, Uma lágrima de mulher and O mulato. In his first work, painting techniques define narrative and style, while in O mulato the protagonism is given to caricature, either in its descriptions or in its social criticisms, derived from its passage through the journalistic field. From a methodological point of view, we initially discussed the concept of “media system” that allowed us to study Aluísio Azevedo as a “writer-journalist”. This perspective highlights the author as an active part of a transformative movement of literature started with the press and suggests a new poetics, derived from periodic support. To develop these questions from a broader context, we also used Pierre Bourdieu's conceptual apparatus, in particular the concept of "field". The investigation of 19th century Brazilian literary production based on relations of autonomies always relative, results in a mapping of social tensions that can be absorbed by literary works. Interrogations such as the reader's role, the available supports, the theoretical disputes around the representation of the real, the political connection of the writer, are privileged within an approach that constellates the relationship between work and author. In order to investigate Aluísio's artistic and literary works within a situation of perceptual international change, we have included the perspective of Walter Benjamin in our study. His view of the work as a barbaric document, his look at at mechanical reproduction and his analysis of the transformation of perception operated in the 19th century contributed to the development of the historical perspective of our study that we sought. Initially, we checked the Brazilian literary field from Coelho Neto's work A Conquista, seeking to understand the literary and journalistic field, also, from the view that the field had of itself. Subsequently, we study the connection of Aluísio with the techniques of painting and caricature, seeking to identify the presence of these resources in his productions: first, in Aluísio's caricatural production in the newspapers where he worked between 1876 and 1878, and then in his first two novels. In Uma lágrima de mulher the predominance of colors evidences a narrative process based on elements of painting, while in O mulato, the techniques that characterize the caricatural process predominate, especially the generalized satire of the racist part of the population of Maranhão at the end of the 19th century.application/pdfporAzevedo, Aluísio, 1857-1913 : Crítica e interpretaçãoMimese na literaturaAnálise literáriaLiteratura e ArteAluísio AzevedoLiterary fieldWriter-journalistMimesisDa aquarela à caricatura : uma lágrima de mulher e o mulato, de Aluísio Azevedoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118694.pdf.txt001118694.pdf.txtExtracted Texttext/plain388137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215290/2/001118694.pdf.txt292c53b12c7fb1de785f90b931a42551MD52ORIGINAL001118694.pdfTexto completoapplication/pdf6044183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215290/1/001118694.pdfdccb9b909a416d26b52073663affcc0dMD5110183/2152902020-11-21 05:25:38.195579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-21T07:25:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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