Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Rubens da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116461
Resumo: No atual contexto tecnológico percebe-se a relevância das bibliotecas universitárias buscarem formas de manter e ampliar o seu alcance e interação com o seu usuário. Uma maior visibilidade da biblioteca proporciona a seus usuários conhecerem o que a biblioteca pode lhes oferecer e potencializar seu acesso ao conhecimento científico. Cabe às unidades de informação buscar novos recursos que cativem seus usuários e que ao mesmo tempo permitam a biblioteca ampliar seu alcance a usuários potenciais. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar as melhores práticas para promover e divulgar a Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS (BIBENF) utilizando ferramentas da Web 2.0. Trata-se de um estudo de caso com uma proposta exploratória da realidade, de caráter quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos eletrônicos: questionário, análise das atividades no perfil da biblioteca no Facebook e relatórios do Google Analytics. A amostra é composta pela comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da UFRGS, egressos, servidores da área de enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, indivíduos com vínculo na Escola de Saúde Pública - RS, profissionais registrados no Conselho Regional de Enfermagem e Associação Nacional de Enfermagem - RS, seguidores do perfil da BIBENF no Facebook e usuários que acessaram o site da biblioteca. Os dados obtidos demonstram o Facebook como a ferramenta da Web 2.0 mais utilizada. O WhatsApp é a ferramenta mais sugerida para uso pela BIBENF. A análise dos dados do site aponta uma capacidade de abrangência não limitada geograficamente, pois apenas 30% são de Porto Alegre, cidade onde se localiza o BIBENF. Como produto final do mestrado profissional foi criado um manual de melhores práticas no uso de ferramentas da Web 2.0 para a promoção e divulgação de bibliotecas universitárias. Os resultados demonstraram a importância de também identificar as necessidades dos usuários potenciais dos serviços oferecidos com ferramentas da Web 2.0. Concluiu-se que o uso intensivo de tais ferramentas, como meio de promoção e divulgação, pode vir a atender de uma forma mais eficaz às necessidades informacionais de seus usuários reais e potenciais. O uso dessas ferramentas também permite melhorar a fidelização dos usuários quanto ao uso dos serviços e produtos desenvolvidos pela biblioteca.
id URGS_f78a9d3aa8edd8acd6d2512d40df4327
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116461
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva Filho, Rubens da CostaMangan, Patrícia Kayser VargasMoraes, Ana Luiza Coiro2015-05-16T02:00:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/116461000966705No atual contexto tecnológico percebe-se a relevância das bibliotecas universitárias buscarem formas de manter e ampliar o seu alcance e interação com o seu usuário. Uma maior visibilidade da biblioteca proporciona a seus usuários conhecerem o que a biblioteca pode lhes oferecer e potencializar seu acesso ao conhecimento científico. Cabe às unidades de informação buscar novos recursos que cativem seus usuários e que ao mesmo tempo permitam a biblioteca ampliar seu alcance a usuários potenciais. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar as melhores práticas para promover e divulgar a Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS (BIBENF) utilizando ferramentas da Web 2.0. Trata-se de um estudo de caso com uma proposta exploratória da realidade, de caráter quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos eletrônicos: questionário, análise das atividades no perfil da biblioteca no Facebook e relatórios do Google Analytics. A amostra é composta pela comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da UFRGS, egressos, servidores da área de enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, indivíduos com vínculo na Escola de Saúde Pública - RS, profissionais registrados no Conselho Regional de Enfermagem e Associação Nacional de Enfermagem - RS, seguidores do perfil da BIBENF no Facebook e usuários que acessaram o site da biblioteca. Os dados obtidos demonstram o Facebook como a ferramenta da Web 2.0 mais utilizada. O WhatsApp é a ferramenta mais sugerida para uso pela BIBENF. A análise dos dados do site aponta uma capacidade de abrangência não limitada geograficamente, pois apenas 30% são de Porto Alegre, cidade onde se localiza o BIBENF. Como produto final do mestrado profissional foi criado um manual de melhores práticas no uso de ferramentas da Web 2.0 para a promoção e divulgação de bibliotecas universitárias. Os resultados demonstraram a importância de também identificar as necessidades dos usuários potenciais dos serviços oferecidos com ferramentas da Web 2.0. Concluiu-se que o uso intensivo de tais ferramentas, como meio de promoção e divulgação, pode vir a atender de uma forma mais eficaz às necessidades informacionais de seus usuários reais e potenciais. O uso dessas ferramentas também permite melhorar a fidelização dos usuários quanto ao uso dos serviços e produtos desenvolvidos pela biblioteca.In the current technological context, we can see the relevance of university libraries seek new ways to keep and expand its reach and interaction with its users. A greater library visibility allows its users to know what the library can offer them and to increase their access to scientific knowledge. It is up to information units get new features that captivate their users and at the same time allow the library to expand its reach to potential users. Thus, the main aim of this research is to investigate best practices to promote and publicize the Library of UFRGS’s School of Nursing (BIBENF) using Web 2.0 tools. This is a case study with an exploratory proposal and using both quantitative and qualitative approaches. We used the following electronic instruments to collect data: questionnaires, analysis of activities in the library profile on Facebook, and Google Analytics reports. The sample is composed by the academic community of UFRGS School of Nursing, graduates, workers from nursing area in the Hospital de Clínicas de Porto Alegre, linked individuals to the School of Public Health - RS, registered professionals in the Conselho Regional de Enfermagem e Associação Nacional de Enfermagem - RS, followers of BIBENF profile on Facebook and users who accessed the library website. The data obtained show Facebook as the most used Web 2.0 tool. The WhatsApp is the most suggested tool for use by BIBENF. The data analysis of website points to a not limited geographical coverage, since only 30% of the users are from Porto Alegre, where BIBENF is located. A manual of best practices in the use of Web 2.0 tools for the promotion and dissemination of university libraries was constructed as a professional master’s outcome. The results showed the importance of also identify the needs of potential users of the services offered by Web 2.0 tools. We conclude that the intensive use of such tools, as a means of promotion and dissemination, could meet in a more effective way to the informational needs of its real and potential users. The usage of these tools also improves the customer loyalty in the use of services and products developed by the library.application/pdfporBiblioteca híbridaBiblioteca universitáriaPromoçãoFerramentas da Web 2.0Serviços WebUniversity libraryHybrid libraryWeb 2.0 toolsPromotionCultural languagesBiblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens CulturaisCanoas, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966705.pdf000966705.pdfTexto completoapplication/pdf3097947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116461/1/000966705.pdf46ad83806d26e15d15bc2494c44733b2MD51TEXT000966705.pdf.txt000966705.pdf.txtExtracted Texttext/plain288797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116461/2/000966705.pdf.txtc38b5e8902c209386c5881a79bde1d40MD52THUMBNAIL000966705.pdf.jpg000966705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116461/3/000966705.pdf.jpg2457e9da9d9303dc2b76f60ece9e2041MD5310183/1164612018-10-22 08:15:03.997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:15:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
title Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
spellingShingle Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
Silva Filho, Rubens da Costa
Biblioteca híbrida
Biblioteca universitária
Promoção
Ferramentas da Web 2.0
Serviços Web
University library
Hybrid library
Web 2.0 tools
Promotion
Cultural languages
title_short Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
title_full Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
title_fullStr Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
title_full_unstemmed Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
title_sort Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0 : o caso da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS
author Silva Filho, Rubens da Costa
author_facet Silva Filho, Rubens da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Rubens da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mangan, Patrícia Kayser Vargas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moraes, Ana Luiza Coiro
contributor_str_mv Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Moraes, Ana Luiza Coiro
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca híbrida
Biblioteca universitária
Promoção
Ferramentas da Web 2.0
Serviços Web
topic Biblioteca híbrida
Biblioteca universitária
Promoção
Ferramentas da Web 2.0
Serviços Web
University library
Hybrid library
Web 2.0 tools
Promotion
Cultural languages
dc.subject.eng.fl_str_mv University library
Hybrid library
Web 2.0 tools
Promotion
Cultural languages
description No atual contexto tecnológico percebe-se a relevância das bibliotecas universitárias buscarem formas de manter e ampliar o seu alcance e interação com o seu usuário. Uma maior visibilidade da biblioteca proporciona a seus usuários conhecerem o que a biblioteca pode lhes oferecer e potencializar seu acesso ao conhecimento científico. Cabe às unidades de informação buscar novos recursos que cativem seus usuários e que ao mesmo tempo permitam a biblioteca ampliar seu alcance a usuários potenciais. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar as melhores práticas para promover e divulgar a Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS (BIBENF) utilizando ferramentas da Web 2.0. Trata-se de um estudo de caso com uma proposta exploratória da realidade, de caráter quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos eletrônicos: questionário, análise das atividades no perfil da biblioteca no Facebook e relatórios do Google Analytics. A amostra é composta pela comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da UFRGS, egressos, servidores da área de enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, indivíduos com vínculo na Escola de Saúde Pública - RS, profissionais registrados no Conselho Regional de Enfermagem e Associação Nacional de Enfermagem - RS, seguidores do perfil da BIBENF no Facebook e usuários que acessaram o site da biblioteca. Os dados obtidos demonstram o Facebook como a ferramenta da Web 2.0 mais utilizada. O WhatsApp é a ferramenta mais sugerida para uso pela BIBENF. A análise dos dados do site aponta uma capacidade de abrangência não limitada geograficamente, pois apenas 30% são de Porto Alegre, cidade onde se localiza o BIBENF. Como produto final do mestrado profissional foi criado um manual de melhores práticas no uso de ferramentas da Web 2.0 para a promoção e divulgação de bibliotecas universitárias. Os resultados demonstraram a importância de também identificar as necessidades dos usuários potenciais dos serviços oferecidos com ferramentas da Web 2.0. Concluiu-se que o uso intensivo de tais ferramentas, como meio de promoção e divulgação, pode vir a atender de uma forma mais eficaz às necessidades informacionais de seus usuários reais e potenciais. O uso dessas ferramentas também permite melhorar a fidelização dos usuários quanto ao uso dos serviços e produtos desenvolvidos pela biblioteca.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-16T02:00:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116461
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966705
url http://hdl.handle.net/10183/116461
identifier_str_mv 000966705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116461/1/000966705.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116461/2/000966705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116461/3/000966705.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46ad83806d26e15d15bc2494c44733b2
c38b5e8902c209386c5881a79bde1d40
2457e9da9d9303dc2b76f60ece9e2041
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309064601698304