Educa : uma ferramenta para elaboração de aulas acessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiani de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131068
Resumo: Esta tese teve por objetivo investigar o desenvolvimento de uma ferramenta digital que auxilie professores na construção do seu plano de aula. O estudo conta com três capítulos que constituem o arcabouço teórico do problema de pesquisa e proporcionam juntos uma melhor compreensão do fenômeno que está sendo abordado. Os capítulos serão os seguintes: no Capítulo 1 a acessibilidade é apresentada, abordando os processos acessíveis de produtos, arquitetônicos e de comunicação, identificando barreiras existentes até hoje, mesmo com implantação de políticas públicas de apoio a derrubada dessas barreiras. Também são apresentadas comunicações alternativas que auxiliam sujeitos a recuperar a interação entre pares. Por último são mostrados software disponíveis e que dão suporte a familiares e professores que funcionam como um integrador dessas barreiras enfrentadas. No Capítulo 2 são apresentadas e discutidas práticas docentes na construção de planos de aula e materiais didáticos. A proposta desse capítulo é explicar o que são planos de aula, a partir das referências em autores como se elabora planos de aula e quais os recursos que podem ser utilizados. E por fim, o Capítulo 3 mostra um breve apanhado sobre Sistemas de Recomendação, um tipo de tecnologia capaz de recuperar e sugerir itens de interesse do usuário. No Capítulo 4, apresenta-se a proposta de desenvolvimento da ferramenta para auxílio a professores e as propostas metodológicas de desenvolvimento, de coleta e análise de dados para a presente tese. No Capitulo 5 são feitas as considerações finais da pesquisa além de estudos futuros. Trabalhar e compartilhar em sala de aula as diferenças, necessidades dos alunos e dos professores que por vezes mostram-se por desafios enfrentados no dia a dia. Alguns desses desafios enfrentados pelo professor, podem ser observados no momento da preparação da aula. Afim de otimizar o processo de construção de um plano de aula, esse trabalho tem a intenção de descrever o desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula, no qual, envolveu o acoplamento desta a um sistema de recomendação para sugerir links, textos, vídeos e imagens disponíveis na Web. O referido sistema de recomendação teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais produzidos pudessem contemplar critérios de acessibilidade de acordo com recomendações da W3C. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores de diversas áreas que validaram a ferramenta a partir de questionário, utilização da ferramenta e produção de plano de aula. A partir da análise dos dados, observou-se que os professores que não conheciam acessibilidade mudaram seus conceitos e reformularam seus planos de aula para que fossem avaliados positivamente com relação a acessibilidade de conteúdo. Esses professores também certificaram a importância da recomendação de conteúdo para complementar e aumentar o conteúdo do seu plano de aula.
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Por último são mostrados software disponíveis e que dão suporte a familiares e professores que funcionam como um integrador dessas barreiras enfrentadas. No Capítulo 2 são apresentadas e discutidas práticas docentes na construção de planos de aula e materiais didáticos. A proposta desse capítulo é explicar o que são planos de aula, a partir das referências em autores como se elabora planos de aula e quais os recursos que podem ser utilizados. E por fim, o Capítulo 3 mostra um breve apanhado sobre Sistemas de Recomendação, um tipo de tecnologia capaz de recuperar e sugerir itens de interesse do usuário. No Capítulo 4, apresenta-se a proposta de desenvolvimento da ferramenta para auxílio a professores e as propostas metodológicas de desenvolvimento, de coleta e análise de dados para a presente tese. No Capitulo 5 são feitas as considerações finais da pesquisa além de estudos futuros. Trabalhar e compartilhar em sala de aula as diferenças, necessidades dos alunos e dos professores que por vezes mostram-se por desafios enfrentados no dia a dia. Alguns desses desafios enfrentados pelo professor, podem ser observados no momento da preparação da aula. Afim de otimizar o processo de construção de um plano de aula, esse trabalho tem a intenção de descrever o desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula, no qual, envolveu o acoplamento desta a um sistema de recomendação para sugerir links, textos, vídeos e imagens disponíveis na Web. O referido sistema de recomendação teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais produzidos pudessem contemplar critérios de acessibilidade de acordo com recomendações da W3C. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores de diversas áreas que validaram a ferramenta a partir de questionário, utilização da ferramenta e produção de plano de aula. A partir da análise dos dados, observou-se que os professores que não conheciam acessibilidade mudaram seus conceitos e reformularam seus planos de aula para que fossem avaliados positivamente com relação a acessibilidade de conteúdo. Esses professores também certificaram a importância da recomendação de conteúdo para complementar e aumentar o conteúdo do seu plano de aula.This doctoral thesis aims at investigating how digital tools can help teachers build lesson plans. The thesis is composed of three chapters that make up the theoretical framework of the research problem, and provide a better understanding of the phenomenon approached here. Chapter 1 presents the question of accessibility, addressing the accessible processes of products, architecture and communication, identifying obstacles up to the present, even with the implementation of public policies to support the removal of these obstacles. We also present alternative communications that help individuals to regain peer interaction. Chapter 2 presents teaching practices in developing lesson plans and teaching materials. The purpose of this chapter is to explain what lesson plans are, how they are developed and which resources could be used. Working and sharing the differences in class are challenges faced in everyday life, and some of these challenges, faced by the teachers, can be observed when preparing the class. In order to optimize the process of creating a lesson plan, this study describes the development of a tool to assist teachers in the task, which involved coupling a recommendation system to suggest links, texts, videos and images available on the web, topic addressed in chapter 3. The recommendation system has an embedded accessibility checker so that the materials produced could address accessibility criteria according to the W3C recommendations. In Chapter 4, we present the work connected to the development tool to help teachers and the methodological proposals for development, data collection and analysis of data for the present thesis. The survey was conducted with a sample of 20 teachers from several fields who validated the tool through a questionnaire, as well as the use of the tool and the development of lesson plans. From the data analysis, we could observe that teachers who were not acquainted with the accessibility issue have changed their concepts and reformulated their lesson plans in order to get a positive evaluation regarding content accessibility. Those teachers also certified the importance of content recommendation to complement and enhance the content of their lesson plans. In Chapter 5, the closing remarks of the research are presented and ideas for future studies are suggested.application/pdfporAcessibilidadeComputador na educaçãoEduca : uma ferramenta para elaboração de aulas acessíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978109.pdf000978109.pdfTexto completoapplication/pdf5840335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131068/1/000978109.pdf3e56a584e109f209784d8eefbdc42e96MD51TEXT000978109.pdf.txt000978109.pdf.txtExtracted Texttext/plain210560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131068/2/000978109.pdf.txt05a2c0a62b606ddd585fc5eed997b4caMD52THUMBNAIL000978109.pdf.jpg000978109.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131068/3/000978109.pdf.jpg305a7fc517ce6fc2c8f9587a705315ddMD5310183/1310682018-10-25 09:47:35.122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:47:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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